FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

terça-feira, 30 de outubro de 2012


CURSO AVANÇADO DE TRICOLOGIA COM DR. VALCENIR BEDIN






 MINISTRADO POR:
DR. VALCENIR BEDIN - PRESIDENTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA DO CABELO E DR. ADRIANO DE ALMEIDA. TRICOLOGISTA E CIRURGIÃO PLÁSTICO

1ª NOITE DE GLAMOUR DO NÚCLEO PRO BELEZA- SÃO JOÃO DEL REI








terça-feira, 23 de outubro de 2012

Escolha o pente certo

Para ter cabelos bonitos não adianta só investir em shampoo e condicionador de qualidade, o jeito como você penteia os fios também é extremamente importante. É durante o processo de pentear as madeixas que você distribui para os fios os nutrientes do couro cabeludo, mas não é só isso, usar o pente incorreto pode favorecer o rompimento dos fios, além de deixá-los mais armados do que normalmente ficam.
Publicidade
Segundo a técnica de beleza da Condor, Marília Kikuchi, escolher o pente certo não é tarefa das mais fáceis. No mercado existem vários modelos: largos; finos; com cabos longos ou curtos; de plástico; de madeira; tipo garfo; entre outros e, cada acessório tem uma finalidade: dar o toque final ao penteado, desembaraçar sem quebrar ou danificar as madeixas, minimizar os fios que teimam em ficar arrepiados ou modelar. Ou seja, decidir qual o melhor pente para o seu tipo de cabelo não é tão fácil como parece. Mas, não se preocupe, suas dúvidas acabam aqui.
Veja as dicas da especialista e acerte na hora da compra:

Qual o pente ideal para cada cabelo tipo de cabelo?
Lisos e finos: estes tipos de fios costumam ser muito elétricos e com frizz. O ideal é utilizar pentes de madeira, que, com dentes largos, facilitam o pentear e minimizam os arrepiados. É importante não deixar o pente molhado para evitar acumulo de fungos.

Grossos e com volume: pentes de material plástico são bem resistentes e tem dentes abertos. Isto facilita a passagem dos fios e elimina risco de quebra.

Ondulados: este tipo de fio não deve ser penteado diariamente para não deixar o cacho irritado ou sem forma. O melhor é, após a lavagem, penteá-lo uma única vez com o auxílio de um pente com dentes bem largos e de preferência de madeira para evitar arrepiados. Durante o dia, apenas ajeite com as mãos.

Afros: merece cuidado constante - o simples ato de pentear pode quebrar ou arrebentar o fio. Para que isto não aconteça, é fundamental desembaraçar de maneira suave. Os pentes tipo jacaré - com dentes em formato de gota - são os mais indicados.

Qual a indicação para o pente tipo garfo?
Para quem tem cabelos crespos, o pente garfo é a melhor opção pois ele ajuda a dar forma e soltar os fios, além de desembaraçá-los. Este tipo de pente foi muito usado nas décadas de 70 e 80, quando as discotecas lançaram a moda "black power".

E em relação aos dentes: os largos são melhores para desembaraçar? E por que as pontas dos dentes são arredondadas?

Sim. Os dentes largos são melhores para desembaraçar porque não seguram os fios e permitem que eles sejam penteados sem o uso da força. As pontas dos dentes são arredondadas para não machucar o couro cabeludo e não causar fissuras nos fios. A distância dos dentes está relacionada com cada tipo de cabelo e também com o trabalho que está sendo realizado. O pente fino de cabo mais longo é usado: para trabalhos químicos como coloração, já que ele consegue retirar finas mechas de cabelos para serem manuseadas com precisão; e também na separação para o "brushing".

Quais pentes são mais indicados para modelar o cabelo? Os mais indicados são os modelos jacaré com dentes específicos para modelar. Alguns modelos tem desembaraçador no cabo. São perfeitos para dar ajuste final aos cabelos curtos e médios, após serem escovados.

Por Paula Perdiz

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O NAMORO


GENTE, AMEI O TEXTO E RESOLVI COMPARTILHÁ-LO COM VOCÊS!!!!!




"Na hora de cantar todo mundo enche o peito nas boates, nos bares, levanta os braços, sorri e dispara: "eu sou de ninguém, eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também" - geração tribalistas. A maioria não quer ser de ninguém, mas quer que alguém seja seu. Não dá, infelizmente, para ficar somente com a cereja do bolo... Desconhecem a delícia de tomar umas juntos, as
sistir a um filme debaixo das cobertas num dia chuvoso , o prazer de dormir junto abraçado, roçando os pés sob as cobertas e a troca de cumplicidade, carinho e amor. Namorar é algo que vai muito além das cobranças. É cuidar do outro e ser cuidado por ela, é telefonar só para dizer bom dia, ter uma boa companhia para ir ao cinema de mãos dadas, transar por amor, ter alguém para fazer e receber cafuné... Somos livres para optarmos! E ser livre não é beijar na boca e não ser de ninguém. É ter coragem, ser autêntico e se permitir viver um sentimento!" 

ARNALDO JABOUR

domingo, 21 de outubro de 2012



Dicas sobre Cabelo


O pêlo é formado em uma estrutura chamada de folículo piloso. É como um tubo perpendicular à pele, dentro do qual o cabelo é fabricado. No fundo deste tubo está um grupo de células, chamado de raiz, onde o cabelo é constantemente formado e empurrado para cima. A haste do pêlo é formada por 3 partes, como se fosse um lápis. A parte mais interna é a medula, que corresponderia ao grafite do lápis. Depois vem a córtex, que corresponde a 95% do cabelo, seria a madeira do lápis e finalmente a cutícula do pêlo que seria o verniz que envolve o pêlo. Todas as três camadas é formada pela raiz.

A haste é praticamente formada pela córtex e é muito frágil e quebradiça. Quem dá consistência ao pêlo é a cutícula, que é uma membrana com aproximadamente 5 a 7 células de espessura. Uma cutícula íntegra gera um cabelo brilhante e lustroso. A perda da cutícula deixa o cabelo muito quebradiço e seco.

Anexo ao folículo piloso, que é o tubo que contém o cabelo, existe uma glândula sebácea, que produz uma substância oleosa, que ao desembocar no folículo piloso serve para lubrificar e dar defesas ao cabelo.

“UMA CUTÍCULA ÍNTEGRA E UMA SECREÇÃO SEBÁCEA NORMAL QUE MANTÉM O CABELO COM BOA APARÊNCIA, SAUDÁVEL E COM BRILHO. QUALQUER FATOR QUE ALTERE A CUTÍCULA OU A SECREÇÃO SEBÁCEA, ALTERARÁ A QUALIDADE DOS CABELOS”.

Um cabelo cresce em média 0,33 milímetros por dia. Isso significa que um fio de cabelo cresce em média 1 centímetro por mês, ou 12 cm por ano. Uma pessoa com cabelo com cerca de 60 cm, significa que o cabelo está crescendo há 5 anos.

Um fio de cabelo não cresce constantemente. Uma raiz produz cabelo durante 2 a 6 anos em média. Isso é determinado geneticamente. Após este tempo a raiz pára de produzir o pêlo, o pêlo entra numa fase de repouso que dura de 4 a 6 meses, período em que o pêlo não cresce. Após este tempo a raiz começa a produzir um novo pêlo que empurrará o velho para fora.

Em média uma pessoa substitui de 50 a 100 fios por dia, sem haver prejuízo na qualidade e quantidade total de cabelos.

Um cabelo longo, com aproximadamente 60 cm, significa que este cabelo está crescendo há 5 anos, ou seja cerca de 1800 dias. Se a pessoa lava os cabelos a cada 2 dias, estes cabelos foram lavados cerca de 900 vezes. Se ela escova ou penteia em média 15 vezes por dia, no final deste tempo terá manipulado os cabelos quase que 30.000 vezes. Isso pode causar um dano muito grande à cutícula.

Logo o cabelo fica áspero, perde o brilho, fica quebradiço e as pontas ficam lesadas, com pontas bifurcadas. Os cabelos ficando ásperos, ao penteá-los cria-se uma eletrostática o que torna os cabelos difíceis de pentear.

Quando a pessoa frequenta muito piscinas, o Sol, o mar, saunas, etc, é claro que esta situação tende a piorar muito.
No verão a pessoa lava muito mais, frequenta muito mais piscinas, mares, etc, por isso perde muito mais intensamente a lubrificação natural e a cutícula.

O Sol, ou melhor os raios ultravioleta, agridem a melanina, destruindo-a, por isso os cabelos quanto tomam muito Sol tende a ficar cada vez mais claros, pois perdem melanina, independente da cor. O uso de fotoprotetores capilares é aconselhado para evitar este clareamento.

Normalmente manipulações cosméticas como tingir, fazer permanente, alisar, etc, podem deixar os cabelos mais frágeis. Tingir é colocar um pigmento dentro da córtex. Descolorir é destruir a melanina. Alisar ou fazer permanente é mudar a estrutura da córtex. Note que todos estes procedimentos envolve a córtex, e para atingir a córtex é necessário atravessar a cutícula, daí a probabilidade de estrago à cutícula com danos em potencial aos cabelos.


História da Tricologia

O cabelo é muito importante socialmente ao ser humano. A partir de hoje darei vária dicas sobre tricologia, ou seja, estudo sobre cabelos. Entenderemos porque os cabelos caem, quais as principais doenças, como diagnosticar etc., porém primeiramente vou contar um pouco a história da tricologia:

HISTÓRICO:

Desde o início da humanidade o Homem tem se preocupado com seus cabelos. Além da proteção do crânio contra traumatismos e radiações solares, os cabelos desempenham um importante adorno sexual, por isso a veneração aos cabelos invadiu os impérios, a religião, a mitologia, a cultura, classes sociais e a ciência, logo sua perda afeta diretamente o âmago das pessoas. Em todas as culturas, em todos os tempos, os cabelos são adorados.

O Homem além de não gostar de ver sua própria imagem sem cabelos, também não consegue criar um deus sem cabelos. Avaliando todas as religiões e mitologias percebe-se que não existe um deus sem cabelos. Buda, cinco séculos antes de Cristo, ainda jovem, em um passeio encontrou um ancião, um enfermo e um cadáver, que lhe fizeram ver as misérias da humanidade. Contra a vontade do pai, abandonou o palácio, a luxúria, os prazeres, vestiu-se de andrajos e retirou-se para Urulviva. Sua expressão máxima como renúncia aos bens materiais foi cortar os seus cabelos.

Pode ser coincidência, porém, os grandes líderes mundiais como presidentes, quando escolhidos pelo povo, na esmagadora maioria nunca são calvos. Levantamento de 522 políticos de alto escalão, governadores e senadores, nos Estados Unidos, mostrou uma mínima percentagem de calvos. É provável que os eleitores não votem em pessoas calvas. Realmente é difícil ver um presidente de um pais calvo.
Inúmeras lendas, contos mitológicos e fábulas envolvem em suas estórias fantásticas a presença marcante dos cabelos. Assim ocorreu com Sansão personagem bíblica, um dos juízes de Israel, em sua luta contra os filisteus, narrada no Livro dos Juízes. Sansão revelou à Dalila que sua força residia em seus longos cabelos. Numa noite, enquanto ele dormia, ela os cortou, e Sansão perdeu sua força, ficando a mercê dos filisteus. Outra estória curiosa é de Rapunzel, personagem criada pelos irmãos Grimm, que ao ser presa em uma torre, jogava suas longas tranças para que sua guardiã subisse até ela. Outra estória que envolve os cabelos é a de Berenice rainha do Egito. Seu marido Ptolomeu Evergete estava em em uma missão militar na Síria. Berenice ansiosa pela volta de Ptolomeu prometeu a Vênus(Afrodite) os seus longos e belos cabelos. Ptolomeu ao voltar ficou irado com o gesto de sua esposa, principalmente quando soube que seu cabelo havia desaparecido do templo de Vênus. Porém só se acalmou quando o matemático e astrônomo Cônon de Samos lhe informou que os deuses haviam transformado a cabeleira de sua amada em estrelas. E lá no céu boreal, junto à Ursa Maior, encontramos a constelação “Coma Berenices” – Cabeleira de Berenice. Esta constelação foi cantada por Calímaco num poema.

Através dos tempos os cabelos fascinam toda humanidade e inúmeras fórmulas, poções mágicas, medicamentos exóticos e milagrosos, foram criados para a sua manutenção, embelezamento e o tratamento de sua perda.

Papiros egípcios com mais de 4000 anos, tais como Ebers e de Hearst, já citavam anatomia do couro cabeludo e fórmulas para a alopecia, como por exemplo mistura em partes iguais de gordura de leão, hipopótamo, crocodilo, ganso e cobra. Cleópatra já receitava para seu amado Júlio César, que era calvo, rato doméstico (nunca selvagem), dente de cavalo, gordura de urso e medula de veado. O egípcio Hakiem-El-Demagh, considerado o primeiro especialista em doenças do couro cabeludo, idealizou várias fórmulas para calvície. O próprio Hipócrates receitava massagens com láudano com óleo de rosas, de linho, ou de olivas verdes e, até urtiga com excremento de pombos para crescer cabelos.

Por toda a idade média vários medicamentos foram sugeridos para a calvície, inclusive urina de cachorro, poções dos mais variados animais, e infusões de inúmeros vegetais, e até rituais de exorcismo. Porém, uma fórmula que se tornou muito famosa, foi idealizada por volta do ano de 1.600 dC, era feita de várias plantas medicinais, vinho, semente de rabanete, bago de uva, óleo de linhaça, trigo, etc. Esta fórmula foi adotada na época pelo exército alemão, porém adicionaram saliva de cavalo como complemento. Enfim, em todos os tempos sempre houve preocupação com o tratamento dos cabelos, obviamente as portas foram abertas para a exploração comercial e não deixaram de existir os aproveitadores, charlatões, curiosos e inúmeras outras modalidades de promessas de cura para doenças capilares.

Dr Jose Marcos Pereira

O tratamento medicamentoso a ser instituído deve ser muito bem avaliado de acordo com a gravidade e particularidades de cada caso, e o tempo de duração do tratamento deve durar anos.
Os principais medicamentos usados para a AA são:
Antiandrógenos , que são substâncias que inibem os hormônios masculinos. Em média estabilizam o processo em 50% das pacientes, porém nenhum promovem crescimento de novos cabelos.
Nesta categoria, o tratamento mais específico para a calvície é a finasterida(Propécia) , porém seu uso deve ser cauteloso em mulheres em idade fértil, pois o uso da finasteride durante a gravidez pode inibir a formação dos genitais em fetos masculinos.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Dr. Adriano Almeida Dermatologista e Tricologista

QUEDA DE CABELOS


GNT Respondeu

Queria saber se tem algum tratamento específico para queda de cabelo.

Anônimo
Segundo o dermatologista e tricologista Adriano Almeida, que é diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele, as causas da queda de cabelos, ou alopecia, podem ser cicatriciais ou não cicatriciais. As alopecias cicatriciais são as que, como o próprio nome diz, geram uma cicatriz e levam a uma alopecia permanente como a pseudopelada de Brock, foliculite decalvante, foliculite dissecante, alopecia fibrosante frontal e lúpus. Nas alopecias não cicatriciais ocorre o eflúvio telógeno, os distúrbios de tireóide, alopecia areata, alopecia androgenética, os distúrbios nutricionais. "Nota-se então, que as causas de alopecia são diversas e merecem um cuidado especial na sua investigação e que isso é fundamental para o tratamento a ser indicado", alerta Adriano.

Para detectar uma perda anormal de cabelos deve-se fazer exames de rotina que envolvam a bioquímica do sangue, para avaliar todos os hormônios - da hipófise, da tiróide, da supra-renal e dos ovários e testículos -, e verificar o metabolismo,  dosando reservas de ferro, zinco, cobre, vitaminas, dermatoscopia. Também pode ser necessário realizar  uma biópsia do couro cabeludo.

Sempre é possível reverter o quadro de queda, porém, pode demorar algum tempo para voltar a crescer cabelo. "Sempre nascem novos fios com o tratamento, a não ser que se trate de uma alopecia cicatricial e, neste caso, indicamos o transplante capilar", afirma o tricologista.

O uso de xampus ou condicionadores serve apenas para tratar causas externas, como quebra de cabelos. "As causas de queda devem ser tratadas por medicações orais ou injetáveis. É necessário um acompanhamento de um tricologista para o êxito no tratamento", conclui o dermatologista.
 

PROBLEMAS DE SAÚDE E SECADOR EM EXCESSO PODEM DESENCADEAR O PROBLEMA



Por Renata Demôro

Fios de cabelo no ralo do chuveiro costumam causar pânico na maioria das mulheres. A queda dos fios pode ter diferentes causas. Excesso de secador, tinturas e alisamentos são alguns dos fatores, mas doenças e fatores hereditários também podem desencadear o problema. De acordo com a dermatologista Karla Assed, diretora da clínica dermatológica Sensi Ka, no Rio de Janeiro, “o normal é cair, em média, 100 fios de cabelo por dia”.

Para a dermatologista e cirurgiã capilar Leila Bloch, dietora da Clínica Bloch, em São Paulo, é preciso consultar um médico ao perceber alteração na quantidade de cabelo que cai. “Se a queda de cabelo persistir por mais de duas semanas, consulte um dermatologista, que irá avaliar as possíveis causas e indicar o tratamento para o problema”, diz a médica.

Tratamento tem couro cabeludo como foco
Karla Assed explica que hoje já há tratamento para a queda de cabelo. “É possível evitar a queda, fazer nascer novos fios e, principalmente, fortalecer os fios novos para que eles continuem crescendo. Após diagnosticar a causa do problema, podemos recomendar o uso de loções estimulantes – como minoxidil, corticoides e cafeína -, medicação oral e laser”, diz a dermatologista. Ela explica que o mais importante é tratar o couro cabeludo, fechando os poros (bulbos) e evitando que ele fique oleoso. “Para tratar o couro cabeludo, é preciso utilizar xampus ou loções contendo os ativos piridionato de zinco, acido salicilico, coaltar, cetoconazol, minoxidil e corticoides”, recomenda Karla.

De acordo com Karla Assed, o tratamento mais moderno para a queda de cabelo combina a fotomodulação, através do laser, e medicação oral. “Essa associação estimula o nascimento de novos fios mais rápida e eficaz”, orienta a dermatologista. No caso de alopecia cicatricial, quando o folículo para não existe mais, a médica explica que pode ser necessária a realização de um implante capilar.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O METROSSEXUAL




10102012125805Acne no homem_mod.jpg Masculidade X Metrossexualidade
Atualmente a problematização sobre gênero encontra-se em ampla expansão, mais ainda, sobre a questão da masculinidade(s) e possibilidades(s) de ser homem, que se tornou um dos focos de atenção nas discussões acadêmicas. Com isso, surge o termo metrossexual, criado pelo jornalista Mark Simpson e mais recentemente o livro “Metrossexual: um guia de estilo para o homem moderno” escrito por Michael Flocker, comentarista e observador social, que trabalhou no mundo da moda, filmes, televisão e roteiros de viagens; escritor de livros sobre temas como: estilo, lazer e a obsessão por celebridades.

A introdução remete-nos a uma quebra da imagem do modelo hegemônico masculino através da frase do ator americano, Arnold Schwarzenegger - considerado um dos ícones da masculinidade -, o qual se autodenomina como rainha dos sapatos (item de preocupação feminina); entrementes, o autor mostra dessa maneira como os homens estão sintonizados com a masculinidade da época atual, trazendo o homem-pavão à tona; esclarece de forma sintetizada a descrição do ideal masculino e a redefinição deste ao longo da história, concernente aos trajes e adereços nas classes abastadas e menos favorecidas, remonta desde os tempos dos faraós até o século vinte e um, momento da nova criação de tal masculinidade; voltada principalmente para a sofisticação dos gostos, estilos e do conhecimento que os homens começam a ter de si mesmos. Também explicita a origem do termo metrossexual e a repercussão do mesmo na mídia americana.

Nos outros capítulos, o autor faz um detalhamento quanto aos vinhos e coquetéis, cita as três categorias básicas dos vinhos, os tipos de vinhos brancos e tintos mais comuns, o cardápio para acompanhamento e a maneira correta de pedi-los, para não cometer erros. Referente aos coquetéis, o autor lista os tipos de uísques, bourbons, martinís, gins, vodcas, os drinques mais comuns e as mensagens que cada um deles transmite em sua escolha. Além de comportamentos, Flocker acrescenta à lista, conhecimentos que considera importantes para um metrossexual, como por exemplo, a arte. Some-se a isso tudo, conhecimento em outras áreas como músicas, livros e filmes; pois segundo o autor, a variedade destes, pode influenciar consideravelmente na interpretação individual e manter o metrossexual informado e apto para conversas no dia a dia.

O autor privilegia ainda, três capítulos sobre os cuidados e prioridades, quanto ao corpo e à moda - preocupações de suma importância do homem metrossexual. O primeiro deles diz respeito à moda, funções da mesma, preocupações que o homem deve ter com relação aos acessórios da masculinidade como sapatos, relógios e cintos, o que segundo ele, dizem muito sobre os homens. Quanto ao trato no visual, esclarece a diferença entre a vaidade excessiva e a razoável, pois esta última indica autorrespeito e autoconhecimento; sendo assim, esclarece aos leitores a respeito da infinidade de produtos disponíveis para a modelação de cortes e/ou penteados e ainda oferece dez dicas de como deixar o cabelo melhor; revela ainda que grandes partes dos homens esquecem-se dos cuidados com a pele, indicando os passos para a rotina diária, faz referencia ao bronzeado e melhores opções de produtos de beleza para a mesma. Refere-se também a outras partes que merecem cuidados especiais, tais como mãos e pés, olhos - evitar as bolsas-, barba e bigode, sobrancelhas, nariz, partes íntimas e etc.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado

PRONTO SOCORRO DO CABELO!!!!

O PRONTO SOCORRO DO CABELO utiliza métodos não invasivos, descartando o uso  de drogas ou medicamentos tradicionais, que provocam efeitos colaterais indesejáveis. Sem injeções no couro cabeludo, cirurgia ou técnicas artificiais de entrelaçamento.
 Métodos de diagnóstico de última geração. Para a detecção exata do problema capilar o cliente é submetido ao scanner do couro cabeludo. Todos os procedimentos são fundamentados nos preceitos da Tricologia.
Equipamentos específicos para eletro-estimulação do bulbo do cabelo e desobstrução do óstio capilar.
  O cliente é atendido através de um conceito terapêutico de bem estar global, pois a raiz do cabelo atinge a alma do indivíduo.
 Atendimento especializado para recuperação capilar após gravidez.

(32) 3371-9011/ (32) 84132878/ (21) 81870691  LY MARQUES
Alimentação e seu cabelo
Nutrição e seu cabelo
As células do bulbo capilar têm uma velocidade de reprodução extremamente alta. Para que todo o ciclo vital de renovação do cabelo esteja sempre em ótimas condições, uma alimentação correta é fundamental. Uma dieta variada, rica em proteínas, contendo ferro, zinco, cromo e vitaminas é fator primordial para a saúde do cabelo e restabelecimento do equilíbrio do organismo.
Dicas sobre alimentação
Não seja radical na escolha dos alimentos. Se a sua dieta for vegetariana, procure compensar a carne com alimentos similares como ovos e alimentos a base de soja, que são ricos em proteínas.
Não ingira muito açúcar.
Procure não exagerar nas bebidas alcoólicas.
Beba de 6 (seis) a 8 (oito) copos de água por dia
Evite tomar café ou chá exageradamente. A cafeína em excesso pode alterar os níveis de estrógeno na mulher, o chá contém tanino, que em altas concentrações impede a absorção de ferro pelo organismo.
Sua dieta diária deve conter pelo menos 30% de proteínas
Nunca fique mais de quatro horas sem comer. Pesquisas demonstraram que longos períodos de jejum diminuem os níveis de energia nos folículos capilares prejudicando o cabelo.
Sugestões de cardápio
Café da manhã - é a refeição mais importante do dia. É crucial para o fornecimento de energia para os folículos capilares, pois, pela manhã encontram-se em seus níveis mais baixos. Os alimentos principais são ovos, torradas de pão preto ou de centeio, suco de frutas, cereais com alto índice de fibras, leite de vaca ou de soja. Qualquer tipo de fruta fresca pode ser ingerida.
Lanche da manhã - (por volta das 10 horas) – Meia maçã ou pêra. Suco de laranja, morango ou manga. Frutas da estação podem ser degustadas.
Almoço - A segunda refeição mais importante do dia. Peixes, carnes bovinas ou frango são primordiais. Peru e Chester são alimentos bastante saudáveis. Vegetais, arroz integral e fígado bovino, miúdos em geral, são boas opções. Salmão é uma fonte excelente de nutrientes.
Lanche da tarde - suco de vegetais (tomate, cenoura), yogurt com frutas, frutas frescas da estação. O jantar é a refeição menos importante do dia. Procure fazer uma refeição “light” com um peixe ou carne grelhada, salada ou simplesmente uma boa porção de queijo com pão de centeio.
Antes de dormir – 1 (um) copo de leite de vaca ou de soja. Pode-se optar por uma pequena porção de queijo de soja e uma torrada de pão de centeio.
Sugestão de merenda
1 Copo de suco de abacaxi natural (ou qualquer fruta cítrica)
1 Banana
1 Colher de sopa de TOFU (queijo de soja)
Modo de preparo:
Bater no liquidificador e tomar pela manhã ou como lanche à tarde.
Esta receita é um suplemento alimentar e não substitui refeições.
Matéria retirada do blog do Dr. Luciano Barsanti
Instituto do Cabelo 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

RICARDO LINHARES - EMBELLEZE

FOI MUITO PRAZEROSO ENCONTRAR ESSA PESSOA MARAVILHOSA QUE FAZ PARTE DA MINHA HISTORIA PROFISSIONAL. FOI MEU PROFESSOR DE MAQUIAGEM E GUARDO LEMBRANCAS MARAVILHOSAS DAQUELE MOMENTO.

TRICOLOGIA - COURO CABELUDO: A IMPORTANCIA DO DERMOGRAMA E TRICOGRAMA





Curso ministrado pela Dra. Maribel Zaragoza (Espanha), tricologista com 40 anos de experiencia. Diplomada pelo laboratorio Henry Chenot. Diretora do Dpt. de tricologia do Centro Capilar Rueber. Professora de tricologia na Espanha, Portugal, Russia, India, Ucrania e Italia. Tivemos tb o prazer de sermos presenteados com a palestra de uma das melhores terapeuta capilar do Rio de Janeiro. Professora Ines Maciel . Alem de ter sido a minha primeira mestra eh hoje  uma querida amiga que me impulsiona e acredita no meu trabalho. O curso foi bastante proveitoso no sentido de termos tido a oportunidade de conhecer a Linha Innovative e principalmente a VICAPTEINA.  Acredito que se os adesivos cumprirem o papel prometido no combate ao DHT, conseguiremos um avanco no tratamento contra AA.  TESTAREMOS !!!!

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

1º Congresso Internacional de Tricologia e Ciência Cosmética - Entrevistas

Tutorial olhos - maquiagem com sombra rosa

Tutorial olhos make com sombra rosa

Fotos/Reprodução Wonder Forest
Já que o rosa está com tudo nessa estação, que tal aprender a fazer uma maquiagem para os olhos utilizando a cor, dando um toque super feminino e deixando o look leve e romântico?
A Dana do blog Wonder Forest é expert em maquiagem e criou um tutorial super fácil para você reproduzir em casa.
Publicidade
Veja o passo a passo e arrase no make!

Tutorial olhos make com sombra rosa

Preencha a pálpebra com uma sombra branca, depois passe por cima uma sombra rosa clara.



terça-feira, 9 de outubro de 2012

DIA MUNDIAL DA PSORÍASE – 28 DE OUTUBRO - A TRICOTERAPIA SE COLOCA A SERVIÇO DA PSORÍASE

No dia 28 de outubro se comemora o Dia Mundial da Psoríase, lesões que surgem na pele e se manifestam quando a pessoa está em demasia intoxicada e vive um período de estresse. 
Do ponto de vista genético, a psoríase tem características com a hereditariedade. As pesquisas confirmam que cerca de 30% das pessoas com Psoríase tem origem genética.
FISIOLOGIA DA PSORÍASE
Para Ortone e colaboradores, patologistas do Hospital Saint Louis (Paris), a Psoríase é uma dermatose escamosa inflamatória comum, resultante de:
      desequilíbrio epidérmico;
      proliferação exagerada e diferenciação anormal dos queratinócitos.
      ativação anormal do sistema imunológico.
Aparecem as placas vermelhas em surtos.
Pode ser deflagrada por infecção, ferimentos, estresse ou efeito colateral de medicamento.
Atinge geralmente cotovelos, joelhos, couro cabeludo, tronco e genitália.
CARACTERÍSTICAS DA PSORÍASE
      Maior frequência: entre 20 e 40 anos.
      Maior gravidade: quando surge na infância.
      Não é uma doença contagiosa.
      Não há necessidade de evitar o contato físico com ouras pessoas.
       
OPINIÃO GERAL DOS PESQUISADORES:
Causas multifatoriais, implicando em mecanismos patogênicos hereditários, emocionais e ambientais.
 COMO SURGE A PSORÍASE
      A produção de novas células é mais rápida que a eliminação de células mortas.
      O acúmulo de células da pele forma manchas espessadas.
      Trauma localizado.
      Excesso de álcool.
      Sensibilidade alimentar.
      Infecção, ferimentos, estresse e ansiedade.
      Medicamentos como os antimaláricos.
      Radicais livres.
FATORES DESENCADEANTES DA PSORÍASE
      Em pacientes predispostos geneticamente, Infecções estreptocócitas, Infecções virais, Estresse, Fatores emocionais, alcoolismo e fumo.
GRAUS DA PSORÍASE
      A psoríase se torna visível com o tempo.
      Muita gente tem psoríase leve e estável. Essa inflamação de pele pode acontecer a qualquer hora, é imprevisível. 
      A psoríase tem dois picos durante a vida. Normalmente começa antes dos 20 ou 30 anos de idade. Ou entre os 50 e 60 anos.
      Grau mais moderado e frequente: lesões de cor avermelhada e descamativa bem delimitadas e de evolução crônica.
      Grau mais severo: comprometimento de toda pele do corpo.
ASPECTOS DA PSORÍASE
      Quando aparece mais cedo ela tende a ser mais severa e com isso fica mais difícil o tratamento.
      Com pessoas de mais idade ela não espalha tanto e não compromete muito. Isso porque a pele de uma pessoa idosa não sofre muitas alterações.
TIPOS DE PSORÍASE
Psoríase comum: discoide ou em placas.
Pode surgir em qualquer idade e causar manchas de superfícies espessas, avermelhadas e descamativas, com prurido intermitente, unhas sem cor com pequenas depressões ou que se soltam do leito da unha.
Psoríase em gotas (gotosa)
Afeta com maior frequência as crianças e adolescentes e pode ocorrer após uma inflamação bacteriana da garganta.
Sintomas: Varias manchas circulares descamativas, rosadas com cerca de 1 cm de diâmetro, geralmente localizada nas costas e tórax e com prurido intermitente.
Psoríase pustulosa
      Raro, mas fatal, que afeta, na maioria das vezes, o adulto.
      Sintomas: Pequenas bolhas com pus localizadas na palma das mãos e na sola dos pés. Zonas extensas de pele avermelhada, inflamada e sensível.
      Espessamento e descamação das áreas inflamadas. No seu estado mais grave, afeta o corpo todo.
Eritrodermia psoríaca
      Grandes manchas vermelhas, confluentes, podendo atingir toda a pele e conferindo-lhe um aspecto geral avermelhado.
Psoríase inversa
Os idosos são afetados por este tipo.
      Sintomas: grandes manchas vermelhas e úmidas nas dobras da pele. Surgem na virilha, abaixo do seio e axilas.
      Desaparece após o tratamento, mas pode voltar.
       
COMPLICAÇÃO DA PSORÍASE
10% das pessoas que sofrem de psoríase desenvolvem uma forma de artrite, que afeta as articulações dos dedos ou dos joelhos.
TRATAMENTO TÓPICO
      Emolientes e cremes – suavidade à pele.
      Alcatrão ou antralina – redução da descamação e inflamação.
Desconforto: odor desagradável e mancha o vestuário e roupa de cama.
      Vitamina D
      Corticóides – uso prolongado produz efeitos colaterais, como atrofia da pele.
Tratamento da psoríase pustulosa
      Preparados tópicos são ineficazes.
      Tratamento medicamentoso oral ou intravenoso pode causar anomalias no feto.
Prognóstico para a psoríase
      Não há cura para a psoríase.
      Tratamentos aliviam os sintomas e permitem que as pessoas que sofrem dessa doença tenham uma vida normal.
      Se a psoríase for crônica, pode ser benéfico participar de grupos de apoio.
Os tratamentos tricoterápicos para a Psoríase com a base em técnicas especiais e recursos  fitocosmecêuticos tópicos  tem apresentado um resultado satisfatório sobretudo pelo alívio imediato das lesões e prurido. Isto eleva a auto-estima do seu portador.
                                               
Lídia Marques
Tricoterapeuta Naturóloga

Fonte de Pesquisa: Escola Hospital do Cabelo/Curso Ensino Fundamental de Tricoterapia; Tricoterapeuta Naturólogo. 2011

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

DIA DO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL NO BAIRRO MATOSINHOS
TERÇA-FEIRA, DIA 9 DE OUTUBRO DE 2012
AUDITÓRIO DO SESI/SENAI

PARTICIPE DA OFICINA "COMO CONTROLAR MEU DINHEIRO" E DA
PALESTRA "EMPREENDEDOR INDIVIDUAL: PASSO A PASSO PARA FORMALIZAÇÃO DE PEQUENOS EMPREENDIMENTOS".
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO E INSCREVA-SE! ENTRADA GRATUITA.
MAIS INFORMAÇÕES (32) 3372-3833.

Dia do Empreendedor Individual em Matosinhos
14:00 às 17:00 - Oficina “SEI - Sou Empreendedor Individual” Como controlar meu Dinheiro
19:00 às 21:00 – Palestra - Empreendedor Individual: Passo a passo
para formalização de pequenos empreendimentos.
Local: SESI/SENAI

 

domingo, 7 de outubro de 2012

EXCESSO DE SEBO NO COURO CABELUDO !!!

AS GLÂNDULAS SEBÁCEAS SÃO ESTRUTURAS LOBULARES E SACULARES QUE SE ABREM NO TERÇO SUPERIOR DO FOLÍCULO ATRAVÉS DE SEUS CANAIS EXCRETORES, E PRODUZEM O SEBO CUJA FUNÇÃO É LUBRIFICAR OS PÊLOS E A PELE. CADA FOLÍCULO É PROVIDO DE UMA A SEIS GLÂNDULAS SEBÁCEAS.

Tricologia - Valcinir Bedin

Abordagem na Queda de Cabelos

A queda de cabelos é uma queixa que (de acordo com pesquisa desenvolvida pela Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo) 60% das mulheres e 50% dos homens brasileiros têm. Para se fazer um bom diagnóstico é necessário, antes de mais nada, que se defina bem o que é queda de cabelo normal e anormal. Precisa-se saber se realmente estamos diante de um quadro de queda ou de um quadro de “quebra” de cabelos, o que consiste numa outra entidade.

O que o leigo define como queda é quando ele vê uma pequena massa esbranquiçada na ponta da haste, que costuma chamar de raiz. “Cai com a raiz” é a queixa comum. Esta pequena massa branca é mucina, uma proteína encontrada na extremidade dos cabelos, mas não é aquilo que se imagina ser “a raiz do cabelo”. Esta, a matriz, onde são produzidos os novos fios, não cai nunca.

Resolvida esta questão vamos ao segundo passo, que é saber se os cabelos estão caindo de forma irregular e em quantidade anormal. Um teste bastante fácil pode ser feito, introduzindo a mão, com os dedos separados, no meio dos cabelos. Fecha se a mão e percorre-se toda a extensão dos fios com esta. Se, ao final dos cabelos, tivermos mais de 6 fios na mão, estaremos diante de uma queda patológica. Menos que três, queda normal, e entre três e seis, dúvida. Este teste é chamado de “teste do puxamento leve”!

Definida a queda vamos buscar suas causas. Ficamos aí entre três possibilidades: a primeira, de caráter genético ou constitucional, o que pode ser esclarecido através de uma boa história familiar. É importante lembrar que a calvície é um processo relacionado a vários genes, e que tem relação com ambos os pais.

O segundo grupo envolve alguma alteração relacionada aos hormônios: hipófise, tireóide, supra-renal, ovários ou testículos. Qualquer pequena alteração nestas glândulas pode afetar os cabelos, ainda que não afetem outras partes do corpo.

Finalmente temos ainda o processo metabólico como um fator desencadeante de queda de cabelos. Precisamos avaliar as reservas de ferro, cobre e zinco, que, às vezes, estão dentro dos padrões da normalidade, mas não são suficientes para que o corpo faça novos fios de cabelos. Ainda neste bloco vamos encontrar o estresse ou o excesso de atividade física ou também regimes de exclusão (vegetarianismo, por exemplo), que podem levar a um desvio metabólico na direção da rarefação dos cabelos.

Se tudo estiver normal e mesmo assim o quadro de queda existe podemos solicitar uma biopsia do couro cabeludo. Para a avaliação da queda de cabelos hoje existe uma técnica especial de biopsia, chamada de corte transversal, na qual o patologista experimentado consegue avaliar com presteza que tipo de queda temos naquele caso.

O bom em tudo isso é que hoje podemos contar com um arsenal terapêutico bastante amplo do qual podemos lançar mão para reparar algum desvio ou até mesmo para contornar a expressão dos genes.

PSORÍASE

A psoríase é uma doença imuneinflamatória crônica da pele que afeta aproximadamente 3% da população mundial. É bastante frequente entre homens e mulheres, principalmente na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo também ser diagnosticada em outras fases da vida.
Até hoje não se sabem os motivos causadores da doença, mas pesquisas científicas demonstram que, em 30% dos casos, o fator genético está envolvido. No entanto, estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções na garganta, baixa umidade do ar ou alguns medicamentos podem aumentar ou iniciar a doença.
 
SINTOMAS
O dermatologista está apto a diagnosticar a doença quando está na pele, através de exame clínico que poderá eventualmente ser complementado por uma biópsia, quando um fragmento da pele é retirado para análise em microscópio.
Vale a pensa ressaltar que muitas doenças se assemelham a psoríase, por isso, em caso de qualquer dúvida, procure um dermatologista. Um diagnóstico incorreto pode gerar confusão com outras doenças de pele e um tratamento inadequado pode piorar as lesões.
A doença se manifesta por lesões róseas ou avermelhadas recobertas por escamas esbranquiçadas e, na maioria dos casos, aparecem em várias localizações como:
 • cotovelos, joelhos ou couro cabeludo;
 • unhas;
 • palma das mãos e plantas dos pés;
 • por toda a pele;
 • articulações (dor ou até mesmo artrite).
 
IMPORTANTE: A psoríase não pode ser adquirida pelo contato, mesmo íntimo, com qualquer portador da doença, independente do tipo.
 
 
 
TRATAMENTO
Após o diagnóstico feito pelo dermatologista, o mesmo irá indicar o melhor tratamento. Normalmente, nos casos mais leves, são prescritos medicamentos como pomadas, loções, xampus ou géis. Em casos mais avançados, são indicados sessões de fototerapia (ultravioleta com ou sem remédio), medicamentos de uso oral ou injetável.
A psoríase não tem a cura completa, mas com o tratamento adequado, pode ser reduzida. Siga as orientações do seu dermatologista e viva a vida sem medo.
 
CUIDADOS
A psoríase não deve ser motivo de desconforto ou impedimento para qualquer atividade em sua vida.
 
Dicas:
 • Mantenha uma vida saudável, com alimentação balanceada;
 • Pegue sol moderadamente, sempre com filtro solar;
 • Evite o estresse;
 • Mantenha a estima sempre alta.
 
Vídeo da Sociedade Brasileira de Dermatologia - Dia Nacional da Psoríase             

DERMATITE SEBORRÉICA


Caspa, coceira no couro cabeludo, descamação nos supercílios, ouvidos ou nos cantos do nariz são sintomas da dermatite seborréica, doença que pode ser agravada com a chegada do frio. Saiba mais sobre a doença e como controlar seus sintomas.
A dermatite seborréica é muito comum nas três fases da vida: infância, adolescência e adulta. Na infância, manifesta-se com crostas no couro cabeludo dos recém-nascidos e com irritação na região das fraldas, mas normalmente desaparece entre 8 e 12 meses de idade. Quando a dermatite seborréica aparece em outras idades ela vai e volta com freqüência. É comum em pessoas com pele e cabelos oleosos, mas pode ser tratada com eficácia pelo dermatologista.
 

ALOPECIA AREATA

A alopécia areata, conhecida vulgarmente como "pelada", é uma doença de causa desconhecida que atinge igualmente homens e mulheres, caracterizando-se pela queda repentina dos pêlos nas áreas afetadas, sem alteração da superfície cutânea.
Entre as possíveis causas, estão uma predisposição genética que seria estimulada por fatores desencadeantes, como o estresse emocional e fenômenos auto-imunes.

A doença se caracteriza pela queda repentina dos pêlos formando placas circulares de alopécia ("pelada"), sem alteração da pele no local, que se apresenta sem qualquer sinal inflamatório. Pode atingir o couro cabeludo e também outras regiões como a área da barba, supercílios, cílios ou qualquer outra região pilosa.

A "pelada" pode ter remissão espontânea ou tornar-se crônica, com o surgimento de novas lesões e evolução para a alopécia total, que atinge todo o couro cabeludo e até mesmo para a alopécia universal, quando caem todos os pêlos do corpo. Estes casos são de controle mais difícil.

Geralmente, a doença não se acompanha de nenhum outro sintoma. A repilação pode ocorrer totalmente em semanas ou meses e, algumas vezes, os pêlos nascem brancos para depois repigmentarem. É comum ocorrer a recidiva das lesões.

Tratamento
São vários os tratamentos utilizados na alopécia areata e a característica clínica de cada caso é que determinará qual deles deve ser utilizado. As medicações utilizadas podem ser de uso local ou sistêmico e a duração do tratamento vai depender da resposta de cada paciente. O diagnóstico e o tratamento da alopécia areata deve ser feito por um médico dermatologista.