FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

quinta-feira, 27 de junho de 2013

MAÇA PARA DIABÉTICOS


ALOPECIA AREATA



Tatiane Mieko M. Fujii
Nutricionista, formada pelo Centro Universitári
 
 
Camilo | Mestranda do programa de Nutrição 
em Saúde Pública da FSP/USP | Tem experiência em assessoria na área de Alimentação Coletiva, com ênfase em estabelecimentos comerciais | Atendimento em academias e como personal diet | É docente dos cursos de extensão comunitária da Universidade Paulista (UNIP), de extensão universitária e de pós graduação da Universidade Gama Filho (UGF) e dos cursos de Nutrição e Tricologia do CAECI/SP.
Aspectos Nutricionais envolvidos na Alopecia Areata - parte 1 - Voltar
Por: Tatiane Mieko M. Fujii | E-mail: tatianefujii@flavyohamos.com.br
Alopecia areata (AA) compreende um dos tipos de alopecia descritos na literatura científica envolvido com aspectos nutricionais. Trata-se de uma forma de alopecia não cicatricial, sendo a prevalência estimada de 0,1% a 0,2% na população geral.


Não existe idade certa para seu aparecimento, mas na maioria dos casos, as primeiras manifestações clínicas ocorrem antes dos 16 anos de idade. Sua etiologia ainda é discutível, pois abrange fatores genéticos, imunológicos, psicológicos e até ambientais.


Em estudo descritivo e retrospectivo baseado nas consultas clínicas de dermatologia entre 2000 e 2008,  publicado por Rocha e colaboradores (2011)1, mostrou que dos 48 pacientes avaliados, a primeira manifestação da doença variou de 2 a 16 anos de idade. Foi observado que 10% dos pacientes apresentaram história familiar da doença; 31% possuíam histórico pessoal ou familiar envolvido com atopias (doenças do sistema imune); além do papel do estresse, confirmado pelos estudiosos por interferir no grau e evolução da AA.


Embora nesse estudo não se tenha considerado a alimentação dos pacientes, cabe lembrar que a nutrição é fundamental e essencial nessa fase da vida. Já que a etiologia de origem genética/imunológica encontrada foi de 41%, o restante pode ter, além do estresse, outro fator ambiental envolvido como a dieta. Na figura 1, retirada do artigo, ilustra um caso de AA em criança.




Sabe-se que as carências nutricionais envolvidas com AA incluem as deficiências energético-proteico, favorecendo cabelos quebradiços e sem brilho, devido ao comprometimento da barreira capilar, uma vez que a irrigação sanguínea da raiz do cabelo fica limitada pela falta de nutrientes.


Assim como nas demais fases do ciclo da vida, é de suma importância garantir o aporte nutricional adequado em crianças e adolescentes, visto que a demanda por nutrientes é maior devido à fase de crescimento.


Alimentos que possuem proteína de alto valor biológico (PAVB) são as de origem animal, como carnes, aves, leites e derivados. Além disso, temos as proteínas vegetais, encontradas nas leguminosas como feijões, soja, grão-de-bico, ervilhas e nos grãos como quinoa, amaranto.


Outro aspecto relevante a ser considerado é o aspecto psicológico. Nesse ponto, a fim de melhorar a auto-estima, podemos incluir na dieta alimentos fontes de triptofano, considerado precursor de serotonina (responsável pela sensação de bem-estar), que são: banana, manga, leite, arroz integral, feijão, chocolate amargo.


Na parte 2 da matéria, falaremos sobre o processo inflamatório presente na AA, bem como os alimentos que podem ajudar a reduzir a inflamação.


Em caso de dúvidas, procure um nutricionista.


1 J. Rocha, F. Ventura, A.P. Vieira, A.R.Pinheiro, S. Fernandes, C. Brito. Acta Med Port 2011; 24: 207-214.


Dr. Ademir Junior

Dr. Ademir C. Leite Júnior
Registro no CRM-SP: 92.693 | Médico com Formação pela Faculdade de Medicina de Itajubá/MG | Chair Person da International Association of Trichologists (IAT) | Diretor Científico do Centro de Aperfeiçoamento Educacional e Científico (CAECI) | Editor de Publicações Medicas da Caeci Editorial | Professor das Faculdades Oswaldo Cruz | Professor da Universidade Anhembi Morumbi |
O que é sucesso no Tratamento da Queda Capilar - PARTE 1 - Voltar
Por: Dr. Ademir C. Leite Júnior | E-mail: drademirjr@flavyohamos.com.br

Quando recebo um paciente que vem em sua primeira consulta comigo, principalmente já tendo passado por outros colegas médicos reclamando de que nunca tiveram sucesso em seus tratamentos contra queda de cabelo eu normalmente discordo e apresento a eles as 3 situações que são consideradas sucesso em um tratamento de queda capilar. 

No gráfico abaixo podemos ver os três tipos de sucesso frente à queda de cabelos:

Bem, imaginem que o dia de hoje está sendo representado pela quantidade de cabelos que um paciente apresenta no eixo das ordenadas e façamos uma leitura que acompanha o tempo de tratamento com as descrições abaixo sobre as imagens representadas com os números 1, 2 e 3.

- Nesta imagem do gráfico temos duas linhas, uma encontrando o eixo das abscissas em um espaço de tempo maior do que a outra. O que quero mostrar nesta imagem é que muitas vezes estamos diante de pacientes que estavam fadados a perder todos os seus cabelos em um curto espaço de tempo. O tratamento, apesar de não bloquear a evolução da queda, acaba por permitir que este paciente mantenha seus cabelos por um período de tempo mais longo. Este cenário pode não ser a situação perfeita, mas é uma situação muito frequente e, apesar de não ser 100% eficiente no controle da evolução do processo é uma forma de sucesso no tratamento que deve ser considerada. 

- A imagem representada no gráfico como linha de número 2 mostra uma situação mais otimista. Paciente e médico conseguem bloquear a perda de cabelos e a evolução do processo, porém sem ganhos. Uma situação em que a estabilização do quadro é o cenário do tratamento. É comum muitos pacientes ficarem satisfeitos com esse tipo de sucesso. 

- A terceira e última situação é a considerada a mais otimista de todas. O paciente consegue reduzir a perda de cabelos e o tratamento ainda promove um saldo positivo, com ganho de quantidade ou volume de fios. Este é considerado o cenário perfeito pelos pacientes, porém nem sempre é o encontrado, visto a gravidade de alguns problemas capilares. Quando o paciente evolui assim certamente encontra-se muito satisfeito com o tratamento. 

SIGA EM FRENTE E LEIA A PARTE 2 DESTE POST COM MAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE O SUCESSO NO TRATAMENTO DA QUEDA DE CABELOS 

O que é sucesso no Tratamento da Queda Capilar - PARTE 2 (no link abaixo)


Fonte: www.tricologiamedica.blogspot.com.br

quarta-feira, 26 de junho de 2013

ESTUDO JAPONÊS - ALOPECIA ANDROGENÉTICA


DERMATITE SEBORRÉICA!!!!

Um recente artigo da revista médica Acta Dermato-Venereologica publicou dados referentes aos níveis de histamina na camada córnea do couro cabeludo (a região mais externa e superficial de nossa pele) e sua relação com a sensação de prurido provocada pela presença da caspa e da dermatite seborréica.
A histamina é uma potente substância química produzida por algumas de nossas células imunológicas em situações em que nos expomos a agentes alergênicos, irritativos, ou mesmo em situações de estresse.
Os autores, baseados no fato de que a caspa e a dermatite seborréica podem estar associadas ao prurido (coceira), resolveram entender um pouco mais sobre o porquê do aparecimento do sinal clínico prurido nesses pacientes. 
Para a melhor compreensão do problema, níveis de hstamina foram avaliados em dois grupos de pacientes antes e depois do uso por 3 semanas de um xampu comercial (que não é de prescrição médica), contendo piritionato de zinco (um ativo utilizado para o tratamento tanto da caspa como da dermatite seborréica). Uma amostra controle, sem caspa, também foi estudada para fins de comparação.
A sensação de coceira foi avaliada através de uma escala que o paciente relacionava a gravidade do quadro antes e depois do tratamento. 
No inicio do tratamento os voluntários dos grupos que apresentavam caspa tinham níveis de histamina no couro cabeoudo duas vezes maior do que no grupo controle (sem caspa).
Em situações em que os indivíduos estudados apresentaram melhora total do quadro de caspa após o tratamento com o xampu utilizado no estudo, os níveis de histamina no couro cabeludo foram idênticos aos dos pacientes do grupo controle, que não apresentavam quadro de caspa. 
A redução da histamina no couro cabeludo dos portadores de caspa acompanhou quadro de melhora significativa da coceira do couro cabeludo.
Logo, os pesquisadores concluiram que a redução da coceira no couro cabeludo de pacientes com caspa e dermatite seborréica pode estar associada aos níveis mais elevados de histamina presentes no couro cabeludo dos portadores desses problemas. 
Só para fins de conhecimento, segue abaixo um esquema mostranto os mais diversos efeitos da histamina em vários de nossos sistemas ou órgãos do corpo.
Referências:
Kerr K, et al. Scalp Stratum Corneum Histamine Levels: Novel Sampling Method Reveals Association with Itch Resolution in Dandruff/Seborrhoeic Dermatitis Treatment. Acta Derm Venereol. 2011;91:401-408.
Postado há por

segunda-feira, 24 de junho de 2013

TRICOLOGIA



24/06/2013





Tricologia Aplicada
A Tricologia é um divisor de águas em nossa profissão. Quem associar beleza e saúde está convidado a participar da evolução da beleza.

Vamos pontuar a Tricologia como ciência que estuda a fisiopatologia do cabelo. Todos necessitam de um conhecimento mínimo de pele e cabelo. Conhecendo a estrutura fisiológica do cabelo, identificando alterações, compreenderemos que em 100% dos trabalhos nos salões de beleza : vivemos a tricologia aplicada.

Quem são os profissionais de atuação em tricologia?
A Tricologia médica, somente o médico atua. O dermatologista tricologista é um especialista no assunto. Ocorrem prescrições de medicamentos e tratamentos invasivos.
A Tricologia cosmética/estética, o profissional esteticista , cosmetólogo ou biomédico atua com aplicações tópicas de dermo-cosméticos , utiliza equipamentos que é capacitado a operar, entre eles o laser. Atua em clínicas especializadas. Nunca prescreve medicações e ou formulações.
O Terapeuta capilar, atuação em clínicas estéticas e salões de beleza. Diálogo embasado em conhecimento é o primeiro passo. Executa diagnóstico através da tricoscopia, aplica manobras de massagens capilares específicas ao tratamento, utiliza dermo-cosméticos e também pode utilizar alguns equipamentos. (Alta frequência, laser baixa potencia e Derma roller de baixa permeação).
Como aplicar e viabilizar financeiramente o conhecimento da tricologia em nosso dia a dia?
Embasados nos dez princípios da Tricologia , ressaltamos:
'GARANTIR AS BOAS PRÁTICAS DOS PROCEDIMENTOS CAPILARES'.
(Fonte : IAT – International Association of Trichologist - relator e responsável pelo desenvolvimento destes princípios é o Chairman Brasil : Dr. Ademir Carvalho Leite Jr.)


O profissional que trata beleza dos cabelos associada à saúde, garante uma boa prática nos procedimentos capilares. À cada função no salão de beleza , a preocupação com o diagnóstico, produto e técnica utilizada. Está formada a sinergia: ESTILO DE VIDA x PRODUTO x PROCESSO.
Na TRICOLOGIA APLICADA em salões de beleza e clínicas: o profissional deve se preocupar com o ambiente de avaliação . Este, deve ser reservado, deve esclarecer a expectativa dos clientes, falar francamente sobre as possibilidades de resultado, orientar sobre a utilização de produtos na linha 'home care'. É muito importante a continuidade do tratamento em casa. O protocolo a ser realizado deve ser demonstrado à cliente . O profissional deve saber o momento de recomendar a cliente ao médico Dermatologista Tricologista.
Agora que esclarecemos o que é, e como atuamos com a Tricologia, vamos às práticas em nosso próximo encontro!
Fraterno Abraço!
Graduação: Visagismo e Terapia Capilar – Pós Graduada: Cosmetologia/Senac – Pós graduanda: Terapia Capilar/Anhembi Morumbi . Atua junto a Wella pertencendo ativamente aos grupos de estudo: Expert Team / Alchemy Club e membro internacional ,EHN- External Hairdresser Network) / Proprietária do salão Duetto Hair e da BBS – Beauty Book Store – uma livraria com acervo técnico e científico para a beleza e bem estar. Colunista do site Flavyo Hamos.
envie este texto
para um amigo
versão para impressão

CURSO DE PREPARAÇÃO DOCENTE ABT


quarta-feira, 19 de junho de 2013

ÓLEO DE COCO E SUAS 280 UTILIDADES



Eu já dei receita de como fazer óleo de coco em casa aqui.

E hoje vim falar das utilidades desse óleo... genteee, são muiiiiitas!!
280 utilidades, tá bom pra vocês? heheh... então se preparem, que o post é longo...

Óleo de coco é conhecido por ser:
  • Anti-bacteriana (mata as bactérias que causam úlceras, infecções de garganta, infecções urinárias, doenças da gengiva, e outras infecções bacterianas)
  • Anti-cancerígena (óleo de coco tem propriedades antimicrobianas, por isso pode evitar a disseminação de células cancerígenas, enquanto a melhoria do sistema imunitário)
  • Anti-fungos ( mata fungos e leveduras que produzem a infecção)
  • Anti-inflamatória (parece ter um efeito direto na supressão da inflamação e reparação de tecidos, e pode também contribuir através da inibição de microrganismos intestinais nocivos que causam a inflamação crônica.)
  •  Anti-microbiano (os ácidos gordos de cadeia média e monoglicérides encontrados no óleo de coco são os mesmos do leite materno humano, e eles têm extraordinárias propriedades antimicrobianas. Por perturbar as estruturas lipídicas de micróbios, eles os inativam. Cerca de metade do óleo de coco é constituído por ácido láurico. O ácido láurico, o seu metabolito mono laurina e outros ácidos gordos no óleo de coco são conhecidos como protetores contra a infecção por bactérias, vírus, leveduras, fungos e parasitas. Apesar de não ter qualquer efeito negativo sobre as bactérias intestinais benéficas, o óleo de coco  inativa microrganismos indesejáveis.)
  • Um antioxidante (protege contra a formação de radicais livres e danos)
  • Anti-parasitários (livra o corpo de vermes, piolhos e outros parasitas)
  • Anti-protozoários (mata giardia, uma infecção por protozoários comum do intestino)
  • Anti-retroviral (pode reduzir a carga viral de HIV)
  • Anti-viral - pode matar alguns vírus que causam a gripe, herpes, sarampo, hepatite C, SARS (Síndrome respiratória aguda), AIDS e outros vírus
  • Eficaz para melhorar a absorção de nutrientes (facilmente digerível; faz vitaminas e minerais ficarem mais disponível para o corpo)
  • Não tem ​​efeitos colaterais
  • Combate infecção
  • Não é tóxico para os seres humanos e animais
Dose diária
Aqui está um gráfico descrevendo a dose diária recomendada de óleo de coco virgem para pessoas com mais de 12 anos de idade. Ele também pode ser consumido por crianças menores de 12 anos, mas é aconselhável verificar com um profissional de saúde sobre a dose adequada.

Peso em quilos / kg
Número de colheres de sopa de óleo de coco diária
 79 +
4
68 +
3 1/2
 57 +
3
 45 +
2 1/2
 34 +
2
 23 +
1 1/2
 11 +
1
Tipos de óleo de coco para uso:
  • Não refinado - este óleo de coco vem de cocos frescos e não foi alterado com os processos de calor. É a forma menos processada (quimicamente modificados) mais pura, mais natural. Você pode usá-lo para qualquer coisa, mas ele dará um sabor de coco (leve) e odor agradável. Óleo de coco não refinado retém o maior valor nutricional e é superior ao óleo refinado.
  • Refinado  - Os fabricantes não costumam usar coco fresco e usam a copra (coco ralado seco). Estes flocos são então refinados, branqueados e desodorizados deixando um óleo que é incolor, inodoro e insípido. Nem todos os óleos de coco refinados são iguais! A maioria são refinados utilizando um processo de destilação química dependente de solventes agressivos, como a soda cáustica ou outro. Embora o óleo de coco refinado seja quase tão nutritivo como o seu homólogo não refinado / virgem, ele perde algumas de suas propriedades de saúde durante o processo de refino.
  • Fraccionado - Neste óleo de coco, os fabricantes removem todos os ácidos gordos de cadeia longa (e ainda o ácido láurico de cadeia média) para reter apenas a sua fração de ácido caprílico e cáprico. Eles fazem isso para diminuir seu ponto de fusão para que as pessoas possam usar o óleo na forma líquida. O óleo fracionado é usado na maioria das vezes em sabonetes, em loções para a pele, creme e produtos semelhantes, para dar emoliência, em misturas de óleos de massagem (famoso para não manchar as folhas), servindo como uma carreador para os óleos essenciais, vitaminas e ativos e em medicamentos. Não é recomendado para o consumo, uma vez que é retirado dos mais importantes de ácidos gordos de cadeia longa e de ácido láurico.
  • Prensado a frio, bagaço-pressionado, e centrifugado - estes são simplesmente o nome dos vários métodos de extração do óleo do coco seco ou fresco e pode ser encontrado nas variedades tanto refinados e não refinados.
  • Evite o óleo de coco hidrogenado ou parcialmente hidrogenado, pois o processo de hidrogenação cria  gorduras sintéticas trans!

Conheça agora, as 280 utilidades para 

o óleo de coco!

Óleo de coco para a saúde geral e bem-estar

  1. Apetite - a gordura do óleo de coco provoca a liberação do hormônio colecistoquinina, que retarda o movimento do alimento através do trato digestivo. É o último nutriente a ser digerido, e deixando uma sensação de satisfação após comer.
  2. Amamentação - para as mães que amamentam, consumindo pelo menos 3 ½ colheres de sopa de óleo de coco diária, fará enriquecer e aumentar a oferta de leite.
  3. Ossos e dentes - óleo de coco auxilia na absorção de cálcio e magnésio levando a um melhor desenvolvimento dos ossos e dentes.
  4. Digestão - as gorduras saturadas do coco controlam parasitas e fungos que causam indigestão e outros problemas relacionados com a digestão, como a síndrome do intestino irritável. A gordura do óleo de coco também ajuda na absorção de vitaminas, minerais e aminoácidos, tornando-o mais saudável .
  5. Aumentar a energia - óleo de coco aumenta a energia e resistência, tornando-se um ótimo complemento para os atletas.
  6. Fitness - o óleo de coco tem sido aprovado para estimular o metabolismo, melhorar a função da tireoide, e aumentar os níveis de energia, os quais ajudam a diminuir a gordura indesejada, aumentando a massa muscular.
  7. Melhora a secreção de insulina e utilização de glicose no sangue, tornando-o excelente para  os diabéticos no controle de açúcar no sangue.
  8. Função Pulmonar - aumenta a fluidez das superfícies celulares.
  9. Gravidez - ajuda a prevenir o diabetes gestacional; mantém um bom funcionamento dos rins ; previne enjoos matinais, e protege a mãe de uma série de infecções ameaçadoras ao bebê, aumentando a imunidade, que é naturalmente enfraquecida durante a gravidez.
  10. Impede a oxidação de ácidos graxos
  11. Tônus de pele - promove um tônus de pele mais firme e menos flacidez.
  12. Alívio do estresse - alivia a fadiga mental, através da aplicação do óleo de coco em leves massagens circulares na cabeça. O aroma natural de coco é extremamente calmante, ajudando assim, a reduzir o seu nível de stress.
  13. Vitamina e absorção de nutrientes - especialmente de magnésio e de cálcio.
  14. Perda de peso - as gorduras saturadas contribuem para a perda de peso e também aumenta a taxa metabólica.

Óleo de coco para problemas crônicos de saúde 

(quando ingerido,  poderá ajudar, prevenindo, aliviando ou até mesmo curando estes problemas de saúde)

  1. Refluxo ácido / Indigestão - ajuda se tomado após uma refeição
  2. Fadiga Adrenal
  3. Alergias (rinite alérgica sazonal)
  4. Alzheimer / demência
  5. Asma
  6. Autismo
  7. Regulação da pressão arterial
  8. Função do Cólon (especialmente eficaz quando usada em conjunto com o Bacio Squatty )
  9. Infecções nos brônquios
  10. Câncer - foi provado como preventivo do cancro da mama e do cólon, em testes laboratoriais
  11. Candida Albicans
  12. Síndrome do Túnel do Carpo
  13. Catarata
  14. Colesterol - melhora a relação HDL  ("bom" colesterol) e LDL (colesterol "ruim") 
  15. Síndrome da Fadiga Crônica
  16. Doença de Cron e inflamação resultante
  17. Circulação / sensação de frio o tempo todo
  18. Resfriados e vírus
  19. Prisão de ventre
  20. Fibrose Cística
  21. Cistite
  22. Doenças degenerativas - fornece antioxidantes para combater os radicais livres que retardam as doenças degenerativas como a artrite
  23. Depressão
  24. Tenossinovite
  25. Diabetes - ajuda a estabilizar o açúcar no sangue. Também auxilia em neuropatias e coceiras.
  26. Disenteria
  27. Eczema - além do uso interno, muitos têm sucesso em aplicá-lo externamente.
  28. Edema
  29. Endometriose
  30. Aumento de energia
  31. Epilepsia - reduzir as convulsões epilépticas
  32. Suporte febre
  33. Fibrocística da mama
  34. Escamosa da pele, a seco
  35. Doença da vesícula biliar e dor
  36. Gases
  37. Gastrite
  38. Glaucoma
  39. Gonorreia
  40. Gota
  41. Doença de Graves
  42. Gengivite
  43. H. Pylori
  44. Mau hálito
  45. Hashimoto
  46. Piolhos
  47. Doenças do coração - protege as artérias de uma lesão que provoca aterosclerose.
  48. Hemorróidas - pode ser aplicado externamente ou internamente, duas vezes por dia. Também reduz a incidência de hemorróidas.
  49. HIV - é conhecido por reduzir a carga viral
  50. Regulador Hormonal
  51. Hipertireoidismo
  52. Melhora o Sistema Imunológico
  53. Inflamação
  54. Gripe
  55. Síndrome do Intestino Irritável
  56. Icterícia
  57. Doença renal
  58. Pedras nos rins - ajuda na dissolução
  59. Doença Hepática
  60. Doença de Lou Gehrig (ELA)
  61. Baixa coagulação do sangue (a partir de Deficiência de vitamina K)
  62. Doenças pulmonares
  63. Lúpus
  64. Síndrome de má absorção
  65. Subnutrição
  66. Cólicas menstruais
  67. Clareza Mental
  68. Menopausa - estabiliza os hormônios e reduz as ondas de calor
  69. Menstruação - regula dor / cólicas e fluxo sanguíneo pesado
  70. Enxaqueca - com o uso regular, de oleo de coco pode ajudar a reduzir o número ea gravidade
  71. Mononucleose
  72. MRSA (Staphylococcus aureus resistente à meticilina, é uma bactéria que se tornou resistente a vários antibióticos)
  73. Esclerose Múltipla
  74. Osteoporose
  75. Pancreatite
  76. Parasitas (como tênia, vermes do fígado, e giardia)
  77. Doença de Parkinson
  78. Doença periodontal e cárie dentária
  79. Pneumonia
  80. Alargamento da próstata (hiperplasia benigna da próstata)
  81. Retinite pigmentosa
  82. Retinopatia
  83. Raquitismo
  84. Problemas de pele
  85. Escorbuto
  86. A tosse de fumante
  87. Vasinhos
  88. Staphyloccus
  89. Úlceras do estômago
  90. Zumbido
  91. Unha fungo
  92. Sapinho
  93. Função da tireóide
  94. Febre Tifóide - mata o vírus que faz com que ele
  95. Colite Ulcerativa
  96. Infecções do trato urinário (infecções da bexiga)
  97. Infecções fúngicas vaginais (você também pode aplicar externamente para aliviar a coceira)

Óleo de coco para problemas crônicos de saúde 

(quando aplicado topicamente é conhecido por ajudar, aliviar, ou mesmo curar estes problemas de saúde)

  1. Acne
  2. Alergias / febre do feno - esfregue um pouco dentro das narinas para o alívio rápido. O pólen se adere ao óleo
  3. Artrite
  4. Atletas pé
  5. Dores nas costas / músculos doridos
  6. Calvície - aplicar três vezes por dia na área afetada da perda de cabelo. O óleo de coco suporta a regeneração celular.
  7. Furúnculos e cistos
  8. As aftas
  9. Celulite
  10. Sores frios
  11. Conjuntivite - aplicado ao redor e no olho
  12. Dermatite de contato
  13. Descongestionante - esfregar o óleo de coco no peito e debaixo do nariz congestionado, a partir de um resfriado ou alergias.
  14. Eczema
  15. Verrugas Genitais - através de aplicação tópica com mais de 6 semanas, enemas de óleo de coco, duas vezes por dia, dependendo da localização das verrugas.
  16. Gengivite e Gengivite - usar como uma pasta de dentes ou esfregar diretamente na gengiva
  17. Herpes (aplicado topicamente ou ingerido)
  18. Urticária
  19. Coceira nos olhos - coloque um pouco de óleo de coco em coceira nos olhos. Pode ter a visão turva por uns minutos, mas a coceira cessa.
  20. Quelóides - aplicar o óleo de coco sobre a quelóide ou cicatriz três vezes ao dia para ajudar a reduzir o inchaço e restaurar a pele com aspecto saudável.
  21. Queratose pilar - usar isoladamente ou em conjunto com o sal ou açúcar para formar uma pasta esfoliante.
  22. Olho-de-rosa - aplicado ao redor e no olho
  23. Psoríase
  24. Rosácea
  25. Zona
  26. Verrugas

Óleo de coco para questões esporádicas de saúde , problemas de pele, Doença ocasional, ou ferimento

  1. Manchas senis (também conhecida como manchas do fígado) - aplicação de óleo de coco diretamente, vai ajudar a desaparecer.
  2. Mordidas de animais - Sugiro que você consulte um médico de confiança para todas as mordidas de animais no entanto, a aplicação de óleo de coco na a ferida limpa pode acelerar a cicatrização e reduzir a chance de infecção.
  3. Antiácido - o óleo de coco com infusão de canela pode aliviar a azia ocasional.
  4. Escaras - óleo de coco pode ser aplicado diretamente sobre escaras para reduzir a inflamação, acelerar a cicatrização e prevenir a infecção.
  5. Marcas - pode ser utilizado após um tratamento de remoção de laser para ajudar na cura. 
  6. Mordida na Amamentação  - Aplicar o óleo de coco a cada hora para prevenir a infecção e promover a cura.
  7. Ossos quebrados - acelera o processo de cura quando ingerido, ajudando na absorção do cálcio.
  8. Contusões - aplicado diretamente sobre a contusão, o óleo de coco aumenta o processo de cicatrização, reduzindo o inchaço e vermelhidão.
  9. Picadas de insetos e picadas - quando aplicados diretamente a uma mordida de inseto ou picada, o óleo de coco pode parar a coceira e sensação de queimação, bem como acelerar o processo de cicatrização.
  10. Queimaduras - aplique imediatamente sobre a queimadura e continue a aplicar até a cura. Irá reduzir as chances de cicatrizes permanentes e promove a cura.
  11. Catapora - Ingerido e aplicado topicamente, alivia a coceira, reduz a inflamação e reduz a gravidade e a duração da doença.
  12. Olhos secos - aplique uma pequena pincelada no canto de cada olho à noite para aliviar olhos secos sem os produtos químicos encontrados em colírios.
  13. Infecção de ouvido - Coloque algumas gotas dentro do ouvido duas vezes ao dia para alívio da dor. Também combate a infecção em si.
  14. Intoxicação alimentar - reduz a gravidade dos sintomas e mata as bactérias causando.
  15. Micose de Unhas - aplicar na unha jeito para prevenir a infecção e promover a cura.
  16. Cura - quando aplicado a arranhões e cortes, o óleo de coco forma uma camada fina que protege a ferida das bactérias e dos vírus. Repara tecidos danificados. 
  17. Impotência - De acordo com homens que utilizam terapias naturais, e participam de fóruns de bem-estar, o óleo de coco  tem sido um grande aliado para o problema.
  18. Unhas encravadas - ajuda na cicatrização, combate infecções e previne futuras unhas encravadas.
  19. Insônia - consumir uma dose diária de óleo de coco ajuda a regular as funções do corpo, incluindo o sono.
  20. Micose fúngica - esfregar sobre a área afetada. 
  21. Laringite - gargarejo com óleo de coco  diluído com água .
  22. Câimbras nas pernas - o óleo de coco pode ser esfregado na perna, bem como ingerido para apoiar a absorção de cálcio e potássio, e assim  evitar câimbras nas pernas.
  23. Piolhos - Aplique uma quantidade generosa de óleo de coco e massageie profundamente no cabelo. Manter o óleo no cabelo durante o maior tempo possível - pelo menos 12 horas.
  24. Mastite - consumir 4 colheres de sopa de óleo de coco diariamente, produz um forte efeito antibacteriano.
  25. Remover sinais escuros - quando aplicado depois de uma compressa de vinagre de maçã por várias semanas, os sinais tendem a clarear ou simplesmente desaparecer.
  26. Náuseas - esfregue um pouco de óleo de coco no interior do punho e do antebraço para acalmar uma dor de estômago.
  27. Creme para mamilos- funciona muito bem para nutrir rachaduras dos mamilos, e  para mamilos doloridos ou ressecados. Aplicar entre as mamadas.
  28. Nariz sangrando - o óleo de coco pode prevenir sangramento do nariz que é causada pela sensibilidade ao tempo, como calor extremo e frio extremo. Esta condição ocorre quando as passagens nasais tornam-se secas por causa do ar frio ou seco, resultando em queimaduras e rachaduras nas membranas e mucosas, e o sangramento acontece. Para evitar, use seu dedo com óleo de coco, deite-se e aplique por dentro do seu nariz. Fazendo isso vai fortalecer e proteger os vasos capilares nas passagens nasais.
  29. Saúde Oral - para cáries 
  30. Cirurgia Oral - esfregar sobre o local da cirurgia, ele acelera o tempo de cicatrização e previne a infecção.
  31. Socorro e proteção de infecção de hera venenosa, carvalho
  32. Micose de pele - aplicar o óleo de coco sobre a área 8-10 vezes por dia até a cura.
  33. Picadas de cobra - interrompe a dor, ardor e prurido da picada de cobra, promovendo a cura da ferida. Também neutraliza o veneno.
  34. Dor de garganta - adicione água morna com óleo de coco e faça um gargarejo
  35. Ronco - esfregando um pouco de óleo de coco em cada narina antes de dormir, você vai reduzir o inchaço nas membranas da mucosa das narinas que irá parar o ronco.
  36. Enema - aplicar dentro do reto para facilitar o fluxo de matéria fecal impactada
  37. Queimadura solar- esfregar óleo de coco na área afetada.
  38. Detox (álcool e drogas) - o óleo de coco vai ajudar o seu corpo a processar as toxinas e equilibrar o seu nível de energia e saúde.
  39. Para ouvido de nadadores - mix de óleo de alho e óleo de coco. Coloque algumas gotas no ouvido afetado por cerca de 10 minutos. Faça isso 2-3 vezes ao dia. Ele funciona normalmente em um ou dois dias.
  40. Dor de dente 
  41. Secura vaginal - pode ser usado externa e internamente.

Óleo de coco para a higiene pessoal / Produtos de Higiene Pessoal

  1. Após a barba - o óleo de coco vai ajudar a curar a  pele após o barbear sem obstruir os poros.
  2. Esfoliante de corpo - Misture o óleo de coco com açúcar, esfregue no corpo, e enxágue Você pode adicionar  óleos essenciais se você gostar de um cheiro específico.
  3. Protetor labial - basta esfregar um pouco nos lábios e não apenas atua como um agente de amaciamento, mas também tem um FPS de cerca de 4-6.
  4. Creme de cutícula - aplicar na cutículas para ajudar na remoção. 
  5. Caspa - aplicar óleo de coco no couro cabeludo, hidrata a pele seca e alivia os sintomas da caspa. Ele também ajuda a controlar a secreção de óleo no couro cabeludo, outra das principais causas da caspa.
  6. Desodorizante - óleo de coco podem ser utilizados sozinhos como um desodorizante, mas é ainda mais eficaz em combinação com amido de milho / araruta em pó e bicarbonato de sódio
  7. Limpeza de ouvido - aplique com cotonete, e ele ajuda a remover suavemente a cera.
  8. Esfoliante - óleo de coco misturado com açúcar ou sal marinho é um esfoliante muito nutritivo e eficaz e seguro para uso em todo o corpo.
  9. Creme para os olhos - aplique sob os olhos para reduzir o inchaço, bolsas e rugas. Usar sobre as pálpebras à noite.
  10. Hidratante de cílios - adicione uma pitada  para o estimular o crescimento de cílios e fortalecê-los.
  11. Sabonete de limpeza para face - mistura igual de óleo de coco com azeite de oliva, óleo de amêndoas, óleo de abacate e óleo de mamona e use para lavar seu rosto. No rosto molhado, esfregue óleo e deixe por dois minutos, enxágue e seque. Uma colher de chá deve ser adequada.
  12. Condicionador para Cabelos / Tratamento Profundo - pode usar como um leave-in , ou condicionador de cabelo. Para um tratamento mais profundo, esfregue um pouco de óleo de coco no couro cabeludo seco, e espalhe suavemente até as pontas. Durma com ele, e enxágue no dia seguinte.
  13. Protetor nas colorações- aplicar ao longo da linha do cabelo e nas pontas das orelhas antes de tingir o cabelo para evitar que a pele manche com a tintura.
  14. Gel de Cabelo / defrizante - esfregue um pouco entre as palmas das mãos e amasse o cabelo (para cabelos cacheados) ou passe os dedos do couro cabeludo às pontas (para o cabelo ondulado / em linha reta).
  15. Fortalecimento do cabelo / escurecimento - age nos folículos pilosos, tornando-os mais fortes e mais escuros.
  16. Removedor - remove facilmente tintas, ceras, calafetagem, e outros.
  17. Repelente de insetos - o óleo de coco misturado com óleo de hortelã-pimenta. Esfregue-o na pele exposta. Mantém os insetos longe. 
  18. Lubrificante - é um lubrificante totalmente natural, perfeitamente seguro. Pode não ser compatível com o látex. 
  19. Removedor de maquiagem 
  20. Óleo de Massagem - bom carreador para óleos de massagem
  21. Hidratante corporal
  22. Colutório - bocheche água morna com óleo de coco para problemas nas gengivas e mucosa da boca.
  23. Secante de esmalte - pulverize sobre a unha  para ajudar a secar mais rápido
  24. Rachaduras dos pés- esfregar na unhas e pés para fortalecê-los e ajudar na reparação de fissuras e fragilidade.
  25. Para pele oleosa - propenso a pele oleosa ou uma zona T oleosa? Use uma quantidade do tamanho de ervilha sozinho debaixo de maquiagem ou para reduzir a oleosidade da pele.
  26. Períneo  - usá-lo nas semanas antes do parto para ajudar a suavizar e proteger seu períneo.
  27. Minimiza os poros - Esfregue um pouco de óleo de coco na hora de dormir. 
  28. Pré Shampoo para cabelos - esfregue um pouco no couro cabeludo e nos cabelos antes de lavar. Isto é especialmente útil para cabelos crespos.
  29. Pré-barbear ou depilação- O óleo de coco protege o dano causado pela lâmina de barbear.
  30. Shampoo - adicione umas gotas na mão junto ao shampoo, para hidratar mais durante a lavagem
  31. Impede pontas duplas no cabelo
  32. Estrias - o óleo de coco é ótimo para nutrir a pele danificada. Ajuda a amenizar estrias
  33. Loção bronzeadora sem sol - o óleo de coco misturado com pó de café usado. Aplique igualmente no corpo todo, antes do banho. efeito progressivo.
  34. Protetor solar - protege contra os raios solares
  35. Tatuagem - Cicatriza e Hidrata - uso contínuo do óleo de coco em tatuagens vai ajudar a manter o pigmento. Usado em novas tatuagens, acelera o processo de cicatrização e diminui a chance de infecção.
  36. Creme dental -  só misturar o óleo de coco e bicarbonato de sódio.
  37. Varizes - ajuda na aparência delas.
  38. Substituto da vaselina
  39. Vitiligo - ajuda a restaurar pigmento para a pele.
  40. A prevenção de rugas e anti-rugas - esfregar o óleo de coco na pele ajuda a fortalecer os tecidos conectivos e diminuir flacidez.

Óleo de coco para questões específicas em bebês e   Crianças

  1. Transtorno de Déficit de Atenção
  2. Circuncisão  -o óleo de coco é um grande cicatrizante para isso.
  3. Tampão de berço - tendo problemas com a pele seca no couro cabeludo do seu bebê? O óleo de coco não só irá nutrir a pele do seu bebê, ele também ajuda a eliminar o tampão de berço. Basta esfregar uma colher de chá no couro cabeludo do bebe diariamente.
  4. Tosse - uma mistura de óleo de coco e óleos essenciais para esfregar no peito de seu filho.
  5. Assaduras -  Também seguro para fraldas de pano.
  6. Leite materno (componente)- o óleo de coco é a única outra boa fonte de ácido láurico, que é um componente chave do leite materno da mãe.
  7. Limpar cocô - limpa e previne assaduras. 
  8. Fortalecedor de tônus- Na Samoa, as mães esfregam óleo de coco no bebê para ajudar a fortalecer a área.
  9. Dentição - esfregue diretamente sobre as gengivas da dentição dos bebês e crianças para aliviar a dor.

Óleo de coco na cozinha

  1.  Substituto da Manteiga- substituir a manteiga em receitas, usando óleo de coco.
  2. Proteção para congelamento-  proteção para molhos caseiros ou outros pratos antes de congelá-los.
  3. Cubos de gelo - Despeje o óleo de coco em formas de gelo e use em sua bebida
  4. Suplemento nutricional - derreter e adicionar a sopas, chás, vitaminas, etc ...
  5. Lubrificação de tábuas de corte de madeira e tigelas de madeira
  6. Evitar manchas de água - usando uma pequena quantidade de óleo de coco, esfregue um pano ao longo do interior de sua pia da cozinha limpa e seca. 
  7. Para untar  - usá-lo em sua forma sólida para untar panelas, crostas de torta, etc
  8. Substituição para vários óleos na forma líquida - cozimento, refogar, etc ...
  9. Retira crostas de panela ou tabuleiros - derramar óleo de coco derretido na panela ou tabuleiro, e em seguida, lave com água e sabão.
  10. Para dourar assados e legumes 
  11. Prevenção de ferrugem em tampas - esfregue o interior do anel frasco de vidro com óleo de coco antes de lavar, para reduzir a incidência da ferrugem
  12. Óleo para salada- combine o óleo de coco 50/50 com azeite extra-virgem 
  13. Tempero panelas
  14. Evitar manchas em tupper-ware - esfregue no tupper-ware ou outro recipiente de plástico,  antes de colocar algum molho de tomate ou quaisquer outros alimentos que geralmente mancham. O óleo de coco irá impedir que manche o plástico.
  15. Utensílio Lubrificante - esfregue um pouco de óleo de coco em espátulas, colheres, tesouras de cozinha, facas, raladores, etc ... Isto fornece um revestimento antiaderente maravilhoso para fácil limpeza.

Óleo de coco para a casa

  1. Limpar limo de Banheira e chuveiro - aplique uma fina camada de óleo de coco com espuma de sabão, espere dez minutos, e depois limpe com bicarbonato de sódio e vinagre)
  2. Limpa bronze - tudo que você tem a fazer é esfregar um pouco de óleo em uma toalha de algodão e, em seguida, limpar o item. Limpa e ajuda a aprofundar a cor do seu bronze.
  3. Ventiladores de teto - esfregar em seu ventilador para impedir ruídos irritantes nas engrenagens.
  4. Limpar grudes de vidros
  5. Lubrificante de cabideiros- esfregue um pouco de óleo de coco para os cabides deslizarem com facilidade.
  6. Tira manchas a seco - o óleo de coco torna-se um removedor de manchas (especificamente para o tipo de tecidos de seda).
  7. Lustrar- para móveis, ou para painéis de carros
  8. Mobiliário - o óleo de coco com um pouco de suco de limão para móveis de madeira polonês. 
  9. Limpador de couro e umidade - use um pano limpo e esfregue-o suavemente sobre tecidos de couro.
  10. Dar brilho em plantas - usado em plantas reais e artificiais para fazer as folhas brilharem.
  11. Removedor de Ferrugem - esfregue a área afetada e limpe com um pano limpo.
  12. Portas sibilantes - esfregue-o sobre dobradiças incômodas.
  13. Polidor - colocar um pouco de óleo em uma toalha de algodão e, em seguida, limpar o item.

Óleo de coco para o jardim

  1. Limpeza de gorduras e desengraxante - esfregar o óleo de coco em ferramentas engorduradas , deixe descansar por uma hora, em seguida, limpe com um pano velho.
  2. Ferramentas de jardim - esfregar em suas ferramentas de jardim, antes de usá-los para tirar a sujeira e prevenir a ferrugem.
  3. Cortador de grama - esfregar em suas lâminas de cortador de grama antes de cortar a grama para manter o corte.
  4. Evitar a procriação de mosquitos - para evitar que as larvas do mosquito de contaminar a água da chuva, coloque uma camada de óleo de coco em cima da água em seu barril de chuva.
  5. Pás de neve - esfregar na pá de neve, para ajudar a neve facilmente deslizar para fora da pá.
  6. Herbicida

Outros usos para o óleo de coco

  1. Fazer Vela - uso no lugar de cera ou parafina.
  2. Pinturas com os dedos - misture óleo de coco derretido com sua cor natural favorita (açafrão, suco de beterraba, spirulina, para citar alguns). solidificar um pouco antes de pintar com ele.
  3. Limpar pincéis - remove tinta de pincéis, maquiagem de pincéis de maquiagem, e presos em escovas de cozinha de alimentos.
  4. Goma de mascar - basta esfregar um pouco de óleo de coco sobre o chiclete grudado, deixar 30 min e retirar o chiclete.
  5. Limpeza de dentaduras- escove diariamente com óleo de coco e enxague com água morna.  Para uma limpeza mais profunda, mergulhe-o em óleo de coco derretido por uma hora.
  6. Linha de Pesca - esfregar na sua linha de pesca , vai ajudar a ir mais longe.
  7. Limpar marcas de giz de cera  Esfregue o óleo de coco nas marcas de lápis, deixe de molho por 10 minutos, depois seque com um pano.
  8. Pintura a óleo - misturá-lo com uma resina alquídica para estimular a secagem.
  9. Lubrificante para cordas de Instrumentos musicais 
  10. Mantenha vermes e moscas longe da lata de lixo - espalhe uma fina camada de óleo de coco em cima da tampa da lixeira.

Óleo de coco para animais

(Verifique com seu veterinário, mas a dosagem recomendada para os animais é de 1/4 colher de chá para cada 10 quilos de peso corporal duas vezes ao dia, para uso interno).

272. Pele - eczemas, alergias da pulga, dermatite de contato, e prurido cutâneo
273. Mau hálito - Reduz ou elimina o mau hálito em cães
274. Mastite - Tratamento da mastite bovina
275. Desodoriza o pelo
276. SaúdeÓtimo para cães e gatos de bem-estar geral. Basta adicionar uma colher de chá em sua tigela de água diariamente.
277. Para gatosAuxilia na eliminação das bolas de pêlo e tosse.
278. Digestão - Melhora a digestão e absorção de nutrientes
279. Machucados - Desinfeta cortes e promove a cura da ferida.
280. Tratamento para chiqueiros - Aplique um pouco de óleo de coco três vezes ao dia diretamente na pocilga.
Ufaa...depois dessa, não dá pra faltar óleo de coco em casa!!
 Consulte um profissional de confiança médico antes de usar o óleo de coco para tratar ou prevenir qualquer doença. A eficácia do óleo pode variar de indivíduo para indivíduo. Você ainda pode precisar fazer outras coisas para tratar da sua saúde, além de consumir o óleo de coco.
  A maior parte dos usos listados têm estudos que suportam a eficácia do óleo de coco. No entanto, há um punhado de aplicações que vêm de fóruns de saúde e bem-estar, e são baseados em experiências pessoais e não de pesquisa documentada.
BJs

terça-feira, 18 de junho de 2013

ALOPECIA ANDROGENÉTICA


CAECI - ABT


FORMAÇÃO DOCENTE EM TRICOLOGIA PELA ACADEMIA BRASILEIRA DE TRICOLOGIA (ABT)
A Academia Brasileira de Tricologia apresenta seu primeiro Curso de Preparação Docente. Trata-se de um tipo de programa educacional em franca expansão na área da tricologia.
Objetivo:
Selecionar novos professores, instrutores e membros para a amplificação dos projetos educacionais da Academia Brasileira de Tricologia, com foco nos blocos de conhecimento e habilidades específicas.
Datas: 21 e 22 de Julho de 2013.
Horário: 9:30 às 16:30h.
Graduados e pós-graduados na área de ciências da saúde e beleza que tenham interesse em lecionar nos cursos de nível técnico/extensão, assim como nos programas de pós-graduação latu senso credenciados pela ABT.
Aberto apenas para aqueles que tiverem o curriculum aprovado pela diretoria da ABT.
Enviar curriculum para cursos@caeci.com.br
O conteúdo do curso será publicado brevemente em nosso site.
Local: Sede do CAECI na Av Lavandisca, 741 Conj 17
Telefone: 11-2589-2487 ou 11-99495-4159

domingo, 16 de junho de 2013

ÁGUA QUENTE E A CALVÍCIE!!!!


Água Quente pode acelerar o processo da calvície?

Água Quente pode acelerar o processo da calvície?

A água quente traz vários benefícios, como relaxamento após uma jornada de trabalho ou aquecimento naqueles dias de inverno. Não penso que seja necessário privar-se deste momento de prazer que é estar embaixo de uma ducha quentinha. Mas quando o assunto é
cabelo, devemos pensar diferente. Oito são as razões que escolhi, e acho que após você ler tais conceitos, a temperatura de seus enxagues cairá pelo menos um pouco.
1) Os cabelos têm em sua constituição 99% de uma proteína termossensível, a queratina. A água quente desnatura essa proteína ao quebrar as pontes de cisteína - aminoácido precursor da queratina – danificando diretamente a fibra capilar.
2) O manto hidrolipídico do couro cabeludo – camada protetora, formada por água e lipídios – perde sua proporção natural desses componentes culminando com o ressecamento.
3) Algumas horas após o banho, apesar da sensação de ressecamento, as glândulas sebáceas, que fazem parte dos folículos capilares sofrem dilatação e eliminação do material lipídico, deixando o couro cabeludo oleoso (ambiente propício para
proliferação de fungos e bactérias)
4) Os fungos e bactérias se encontram em ambiente propício para disseminação, provocando seborreia, dermatite seborreica e folicullite.
5) A água quente provoca dilatação da haste capilar, abrindo as cutículas e expondo as camadas mais internas do fio, deixando-o ressecado e sujeito a ação do tempo e da poluição. Além disso, cutículas abertas promovem aspereza agravando
embaraçamento dos fios.
6) Ao abrir a cutícula, cabelos coloridos perdem os pigmentos mais rapidamente.
7) A água fria dá brilho aos cabelos, pois mantém as cutículas fechadas e alinhadas,
refletindo a luz (princípio da física)
8) Por fim, o aumento do diâmetro da luz do óstio folicular (poro onde sai o fio), aliado
ao aumento da oleosidade, pode sim, favorecer a queda de cabelo.

QUEDA DE CABELO NO OUTONO


Queda de cabelo no Outono

Queda de cabelo no Outono

Quando chega o outono as folhas das árvores caem, isso é sinal que as temperaturas mais amenas estão chegando. Nesta época também acontece uma perda de cabelo mais acentuado tanto em homens como em mulheres. Com isso acontece a seguinte pergunta:
Esta queda de cabelo está relacionada com a época?
A resposta para está pergunta é: Não!!!!
A perda de cabelo nesta época do ano aumenta por função de algumas características da raiz do cabelo. A característica principal é que o ciclo dos cabelos ficam sensíveis as radiações solares e o verão está acompanhado de exposição solares muito intensas.
As radiações alteram o ciclo dos cabelos estimulando uma queda capilar em aproximadamente 2 a 3 meses após a exposição solar.
Um motivo bastante relevante da queda de cabelo é o estresse do final do ano, pois começa as festas que exige de nós muita energia.
Com pouca energia o corpo não nutre adequadamente os folículos capilares e com isso modifica o ciclo dos cabelos e amplia a queda 3 meses depois. Normalmente o cabelo inicia a queda no final de março que coincidentemente é outono.

Descoberta da Proteína que Participa da Calvície Masculina

Descoberta da Proteína que Participa da Calvície Masculina

Cientistas da Universidade da Pensilvânia, descobriram que o aumento de uma proteína com o nome de prostaglandina D sintetase nas células dos folículos pilosos encontrados em área calva do couro cabeludo, pode ser uma evidência da perda de cabelo. O fator do testosterona e de fatores genéticos continua sendo na alopécia androgenética.
O trabalho apresentado na revista Science Translational Medicine, mostra uma alternativa para a descoberta de novos medicamentos para tratamento da alopécia androgenética.
O George Cotsarelis, coordenador da pesquisa, mostrou que no couro cabeludo de homem calvo tem um aumento da proteína prostaglandina D sintetase que inibe o crescimento do cabelo. Estudos realizados com ratos geneticamente modificados para ter aumento dos níveis desta proteínas tiveram perda completa dos pelos.
Os pesquisadores apresentaram que pêlos de folículos pilosos humanos transplantados também param de crescer com esta proteína. Quando a proteína se liga ao receptor da célula dos folículos capilar eles param de crescer.
Os cientistas dizem que existe potencial para desenvolvimento de um medicamento que pode ser aplicado no couro cabeludo para prevenir a queda de cabelo e ajudar no crescimento.

CALVÍCIE E PROBLEMAS DE CORAÇÃO????


Calvície tem Relação com Problemas de Coração

Calvície tem Relação com Problemas de Coração

Estudos apresentam que a calvície masculina é relacionada a um risco aumentado de doença coronariana, principalmente aquela que afeta o topo do couro cabeludo, que também chamamos de coroa. Os resultados foram publicados na versão online do Brish Medical Journal.
Os cientistas analisaram o Medline e o Cocharane, que são duas importantes ferramentas de busca de estudos científicos. Eles constataram 850 trabalhos que continham calvície e doença coronarianas, publicados entre 1950 a 2012. Apenas seis atenderam os critérios de elegibilidade e foram levados em conta. Eles foram publicados entre 1993 a 2008 e abrangeu 40 mil homens.
Apenas três eram estudo de cortes, ou seja, acompanhava a saúde destes homem por no mínimo 11 anos. O estudo provou que os homens que perdiam mais cabelos tiveram 32%  mais de risco de desenvolver doença coronariana comparando aos que não perderam cabelos.
O outros três estudos, que equiparou a saúde cardíaca de calvos e não calvos, trouxe um resultado muito expressivo: os calvos foram 70% mais fácil de ter doenças cardíacas, e o grupo etário mais jovens 84% mais riscos.
coronariasTrês pesquisas avaliaram o grau de calvície através de uma escala validada. O resultado indicou que o risco de doenças coronária é maior quanto mais intensa a calvície, mas apenas quando a calvície for no topo da cabeça, e não na linha frontal.
Os homens com queda de cabelo, tanto no topo como na linha frontal, são 69% mais propenso a ter patologias coronarianas do que aqueles que não tem calvície.
Os que tinham queda de cabelo no topo da cabeça foram 52% mais propenso, enquanto que os que tinham uma calvície acima da testa foram apenas 22%.
As explicações variam, mas abrange a possibilidade de que a calvície indique uma defesa à insulina (condição percussora do diabetes), uma condição de inflamação crônica, ou aumento de sensibilidade à testosterona. Esses fatores são envolvidos na ocorrência de doença cardiovascular, segundo autores.
Os cientistas recomendam que os fatores de riscos coronarianos devem ser corrigidos cuidadosamente em homens calvos no topo da cabeça, principalmente os mais jovens. Devem encorajar-los para melhorar o seu perfil de risco cardiovascular.

Fumo e obesidade são principais fatores de risco

Por mais que tenha concluído a relação da calvície e doenças coronarianas, os cientistas descobriram que o risco dessas doença é maior para fumantes e obesos. “Nós encontramos um elo (entre calvície e problemas do coração), mas ele é tão forte quanto outros, como fumo, altos níveis de colesterol, pressão alta e obesidade” afirmou a BBC o cientista Tomohide Yomada, da Universidade de Tóquio.

Musculação: creatina faz elevar DHT?


Musculação : creatina faz elevar DHT?

Musculação : creatina faz elevar DHT?

A creatina é prejudicial a saúde?

Autor: “Anoop Balachadran”. Pesquisa recente mostra um elevado nível de DHT (dihidrotestosterona) como sendo uma finalidade secundaria da creatina e surge algumas perguntas bem importantes a respeito da segurança sobre o consumo prolongado de creatina.

O que é DHT e porque razão é mau?

A DHT é um hormônio formado nos testículos, glândulas adrenais e nos folículos masculinos.
A interrupção deste hormônio causa queda de cabelo masculina e hipertrofia das próstatas.
Muitos endocrinologistas dizem que o beneficio do DHT é não causar o cancro da próstata.

Como foi organizado o estudo da creatina e DHT?
Duplo cego: Isso significa que nem os cientistas nem os voluntários sabem o que esta recebendo, creatina ou placebo.
Organização cruzada: A pesquisa utilizou organização cruzada, para que todos os voluntários recebam tanto a creatina como o placebo, sem acontecer erro.
Grupo: Os voluntários receberam creatina (25g/dia de creatina com 25g/dia de glucose) ou placebo (50g/dia glucose) por um período de 7 dias corrente de 14 dia de manutenção ( 5g/dia de creatina).

Resultados do Estudo

MusculaçãoAs descobertas deste estudo foram:
DHT: O DHT aumentou 56% após 7 dias de uso com creatina e manteve 40% elevado dos valores normais depois de 14 dias de manutenção (importante).
Rácio de DHT para T: O rácio de DHT teve um aumento de testosterona de 36% depois de 7 dias de carga com creatina e continuou elevado em 22% depois da manutenção.
Com o rácio foi indicado que a elevação do nível de DHT não aumentava os níveis de testosterona mas sim a uma maior conversão da testosterona para dihidrotestosterona.

Então será a creatina prejudicial para a saúde?

Noticias ruins: Pesquisas apresenta um significativo aumento dos níveis de DHT como foi mencionado acima, o DHT é uma causa que contribui para o desenvolvimento da calvície e está associado ao câncer de próstata.
Normalmente as pesquisas realizadas sobre a segurança da creatina foram de curta duração. Temos varias pesquisas de curta duração sobre a utilização de creatina. Por este motivo a segurança a longo prazo do uso de creatina por 5 – 10 não tem conclusão.

Boas notícias: Temos várias pesquisas realizadas em seres humanos que apresentam que a creatina não tem efeitos adversos, exceto problemas intestinais em alguns utilizadores.
Pessoas utilizam a creatina por muitos anos e não escutamos relatos de consumidores ter perda de cabelo e aparecimento de cancro de próstata.
Um rácio aumentado de DHT para testosterona normalmente não significa que desenvolverá câncer de próstata. Isto acontece com todos os cânceres, o motivo do câncer de próstata é multi-fatorial  e não apenas um único fator.
Nas investigações, descobertas como estas tem que ser replicadas em outros laboratórios antes o que realmente é.

sábado, 15 de junho de 2013

Queda de cabelos e seus tratamentos. Grandes verdades por Dr. Ademir Junior

Provavelmente você já está cansado de ouvir sobre os tão falados mitos e verdades relacionados à queda dos cabelos. Sempre as mesmas coisas sendo faladas, os mesmos argumentos em toda e qualquer matéria de jornal, revista ou de TV, certo?
Pois então, estava pensando no que não se fala, é importante que o leitor desse blog saiba sobre queda de cabelos. Não apenas mitos e verdades, mas afirmações que vem sendo passadas de geração em geração e que ninguém confirma, mas também ninguém nega e que podem confundir a cabeça de quem perde cabelos. 
Além disso, vou tecer comentários sobre o porque determinadas coisas podem ou não acontecer durante um evento de queda capilar ou mesmo após iniciado um tratamento. 
Com isso acredito que elucido algumas coisas que são importantes sobre a ciência dos cabelos e desmistifico situações que podem estar fazendo a pessoa que sofre com o problema estar tomando medidas inadequadas frente ao problema.
Já aviso, é um texto longo. Mas vale a pena. 
Vamos começar:
1- Você não é igual a nenhuma outra pessoa nesse mundo, mesmo que tenha um irmão gêmeo.
Vejo sempre pacientes se queixando de que vem tentando usar os medicamentos de irmão, tios, primos ou amigos para se tratar. Pode até ser que isso tenha algum benefício, mas também tem riscos, pois nem sempre o que é bom para um conhecido é bom para você. Logo, você deve procurar um médico e fazer uma pesquisa ampla sobre o seu problema.
2- Você não é igual a nenhuma outra pessoa nesse mundo, mesmo que tenha um irmão gêmeo. 
Você não leu errado. A repetição da afirmação acima como segundo item desse texto é proposital. Há novos estudos sobre uma ciência jovem chamada Epigenética, que provam que mesmo irmãos gêmeos podem ter evolução diferente de uma mesma doença, e respostas diferentes aos mesmos medicamentos, mesmo que esse medicamento tenha sido prescrito para tratar doenças que estão acometendo irmãos gêmeos. 
O artigo cujo link segue aqui mostra um estudo japonês com evidências de que isso é um fato: Eleven pairs of Japanese male twins suggest the role of epigenetic differences in androgenetic alopecia.
Infelizmente, quem quiser o estudo na íntegra deverá comprar o pdf no site da revista European Journal of Dermatology onde o estudo foi publicado. 
3- Xampu Antiqueda não funciona.
Esse fato é essencial para que você não perca tempo nem dinheiro investindo em produtos que não trazem os benefícios que você gostaria para sua queda capilar. 
Xampus são produtos que ajudam muito nos cuidados com a beleza e saúde dos fios de cabelo e couro cabeludo. Mas, infelizmente não são eficientes no tratamento da queda capilar. Exceto quando falamos da queda por QUEBRA. Para esses casos até podem ajudar. 
Os motivos são variados, mas vou citar alguns deles: 
- A forma farmacêutica de um xampu não é feita para favorecer a penetração de ativos no couro cabeludo
- O produto fica muito pouco tempo em contato com o couro, logo, ainda que um xampu tivesse capacidade de favorecer uma permeação profunda de ativos via transfolicular (pelo canal onde o fio de cabelo sobe desde a raíz até o superfície da pele), ou mesmo por via percutânea (através da pele - cruzando a epiderme e a derme), ainda assim deveria ficar muito mais tempo do que 5 minutos (provavelmente mais de 1 hora)  em contato com o couro cabeludo para promover algum benefício.
- Quando lavamos a cabeça diluímos o xampu na água que se encontra no cabelo molhado, diminuindo a concentração dos ativos em contato com a pele do couro cabeludo.
- A maior parte dos ativos fica em contato com a superfície dos fios de cabelo e não na superfície do couro cabeludo (exceto naqueles que já estão com o couro cabeludo bem ralo), favorecendo que muito dos ativos presentes no xampu (mesmo sabendo que já estão diluidos pela água do cabelo molhado - como citado no item acima), sequer tenham a possibilidade de permear através do couro pois não estão realmente em contato com ele. 
Por fim, se você já usou um xampu antiqueda que reduziu a sua queda, ok. Pode até ser que você realmente tenha associado o uso de xampu ao fato. Mas provavelmente, o motivo de sua melhora pode ter estado muito mais em uma coincidência, uma vez que sua queda já poderia estar programada para diminuir e nao relacionada com o uso do produto de fato. 
Há aqui no próprio blog uma ótima pesquisa feita por um amigo, o Químico Adriano Pinheiro, e publicada na Folha de São Paulo, sobre xampus antiqueda. É muito interessante. Veja o link: Pesquisa sobre Xampus Antiqueda - Folha de São Paulo
4- Alguns xampus podem ajudar na permeação de ativos de loções/tônicos para a queda capilar. 
Embora nao acredite  em xampu antiqueda, não posso deixar de acreditar que alguns xampus realmente facilitam a permeação de ativos de loções ou tônicos capilares. 
Isso ocorre porque há xampus que melhoram a saúde do couro cabeludo, retiram resíduos de cosméticos, acalmam o couro cabeludo tratando dermatites e inflamações, eliminam total ou parcialmente a caspa que se acumula na superfície da pele. Com isso, mesmo que de forma indireta, os xampus até podem ajudar num controle da queda. Mas, mantenho a afirmação que se trata de um benefício indireto desses tipos de xampu que, muitas vezes, sequer são vendidos como xampus antiqueda, mas sim como anticaspa, anti oleosidade, controladores de dermatites etc. 
5- Você deve lavar seus cabelos sempre que sentir necessidade.
Lavar a cabeça é uma questão de higiene. Se você sente que precisa lavar a cabeça sempre que entra no banho para poder se sentir bem, então lave. 
Não é o ato de lavar que faz o cabelo cair. O cabelo cai na lavagem porque está programado para cair, e como ao lavar manipulamos mais o cabelo, então é esperado que muitos desses cabelos que estão programados para cair se soltem no ato da lavagem. 
Essa coisa de que a raiz do cabelo apodrece se ficar úmida é algo que me incomoda muito. Penso sempre em uma área de nosso corpo, a axila, que fica todo o tempo úmida, sofre com o atrito do movimento do braço e, além de tudo abafada pela presença do próprio braço. E, de verdade, salvo quando não está bem lavada, pode até cheirar mal, mas daí a apodrecer é algo que não existe.
Por fim, o folículo piloso (em outras palavras, a RAIZ DO CABELO), está inserido na derme. Uma área que é úmida por natureza e é o meio onde esse folículo trabalha e desenvolve. 
Dependendo do tipo de atividade que o paciente tem ao longo do seu dia (trabalho, atividade física), dependendo do lugar onde ele vive e realiza suas atividades (se é ao ar livre ou ambiente fechado, se mais ou menos empoeirado ou poluído), dependendo do tipo de pele do paciente (mais ou menos oleosa, se o paciente sua mais ou menos), as lavagens serão essenciais, porque mais do que lavar com frequência, é muito mais importante manter o couro cabeludo higienizado e saudável. 
Concluindo, couro cabeludo sujo faz o cabelo cair.
6- Seu estilo de vida pode ser um dos motivos de sua queda capilar
Quem tem um estilo  vida saudável, provavelmente terá menor chance de desenvolver problemas de saúde. A queda de cabelos é um dos problemas que tem relação estreita com esse fato. O indivíduo até pode ter um motivo de base para a queda de cabelos, no caso genética ou uma patologia qualquer que tenha como sinal clínico a queda de cabelos e que, não necessariamente esteja relacionada ao estilo de vida da pessoa, ex: hipotireoidismo. 
Mas se a alimentação é ruim, se dorme pouco ou mal, se é estressado ou ansioso demais, se é sedentário, se fuma, bebe em exagero, provavelmente poderá desenvolver queda capilar por esses fatores supracitados ou agravar uma queda genética ou causada pelo hipotireoidismo, por exemplo. 
A verdade é que, voltando à questão da epigenética, citada no item 2 desse texto, queira ou não, muito da responsabilidade por determinados problemas de saúde que desenvolvemos é, pelo menos em parte, nossa responsabilidade. Tudo porque, nossas escolhas determinam o estilo de vida que queremos ter e, consequentemente, podem se desdobrar em problemas de saúde. A queda de cabelos é um dos sinais de escolhas erradas de hábitos de vida.

7- Se alguma empresa prometer resultados milagrosos para a melhora da queda de cabelos, desconfie.
Quanta gente perde tempo e dinheiro tratando dos cabelos com produtos que prometem milagres que sabemos que não existem.
Infelizmente a perda de cabelos é algo que incomoda e mexe muito com o emocional de quem passa pelo problema. Fico muito chateado quando vejo empresas conceituadas apresentando produtos milagrosos e prometendo inverdades. Eu mesmo vivenciei o problema de queda de cabelos quando mais jovem e posso garantir que quem passa pelo problema sofre muito e, por conta disso, às vezes se entrega ao marketing do engodo.
Participo de congressos, tenho muitos amigos que atuam na área, acompanho as publicações científicas para me manter atualizado e posso garantir: Não há Mágica! Há sim, ciência e bom senso.
Os estudos sérios provam que ainda não conseguimos parar uma queda de cabelos, de uma hora para outra, cujo fator causal está atuando em um indivíduo . A verdade é essa. Você pode até querer acreditar que não, e se deixar ludibriar por produtos, propagandas e condutas inadequadas de empresas que só querem seu dinheiro. Mas a verdade é que, se quer algo sério, deverá procurar um profissional habilitado para te tratar, seguir as orientações que ele prescrever, fazer os exames que forem necessários e ter tranquilidade e paciência para colher os resultados.
Escreví um texto falando sobre o marketing que explora pessoas que perdem cabelos, leia em: O Poder Mágico das Fórmulas Milagrosas
Queda de Cabelos - Um Mercado Amplamente Explorado por Produtos Anti éticos

8- Paciência e Disciplina são essenciais.
Não adianta passar dias fazendo pesquisas, tentando se autodiagnosticar, incrementar seu tratamento com tudo o que vê na farmácia e nas propagandas para queda de cabelos. Se você quer melhorar deverá pensar que todo bom tratamento deve ser baseado em 5 palavras chave:
- Sinceridade: Seja sincero com seu médico. Esconder informações importantes sobre seu quadro adia  seu diagnóstico correto e impede que o profissional chegue a conclusões mais precisas sobre o seu quadro.
- Diagnóstico: Através das informações oferecidas, do exame físico e de eventuais resultados de exames complementares, o médico chegará a um diagnóstico.
- Bom senso: Caberá ao profissional escolher bem as prescrições e orientações terapêuticas, assim como individualizar o seu tratamento de acordo com as informações da história clínica e do exame fisico/laboratorial.
- Disciplina: De que adianta um excelente diagnóstico, uma prescrição e orientações terapêuticas precisas sem que o paciente siga o tratamento de forma adequada? Seguir as orientações médicas com disciplina é parte do sucesso do tratamento.
- Paciência: Nem sempre os resultados vem na velocidade em que o paciente espera. O cabelo é uma estrutura que responde de forma gradativa ao tratamento e, quase nunca, os resultados surgirão de forma acelerada. Paciente sem paciência sofre mais durante o tratamento e estressa a si mesmo, podendo, inclusive, com a ansiedade e estresse por resultados rápidos evoluir com um ciclo vicioso que promove ainda mais estresse.
Veja a imagem abaixo que ilustra o paciente estressado com o tratamento:
9- O estresse realmente causa queda de cabelos.
Não adianta querer acreditar o contrário. O estresse, está mais que provado, muda a química do corpo e causa queda de cabelos. E, em virtude disso, acabei elaborando esse esquema que você viu acima.
Ao longo dos anos, desde que criei esse blog, escrevi vários textos falando sobre isso. Leiam o que dizem os artigos científicos sobre o tema:
Psicologia e Doenças dos Cabelos
Alopecia Areata Difusa
Alopecia Areata e a Teoria do Colapso Imunológico
Eflúvio Telógeno - O diagnóstico mais frequente de Queda de Cabelos
Benefícios da Massagem para a Queda de Cabelos
Quedas de Cabelo em situações Limites

10- Não Lute Contra o Tratamento, Lute contra a Queda de Cabelo e sua causa.
Há muita gente que quer negar a queda capilar, em especial aqueles que são diagnosticados com quedas  causadas por problemas genéticos ou motivos que podem levar ao uso de tratamento por tempo prolongado ou indefinido (para o resto da vida).
Por conta disso, após iniciado um tratamento, aos primeiros sinais de que estão melhores da queda ou do volume capilar, acabam abandonando o mesmo. Após algum tempo o quadro ressurge, causando desconforto e a necessidade de procurar o médico novamente para recomeçar o tratamento.
Muitos, chegam até a mudar de médico acreditando que os resultados do tratamento não foram bons porque, quando deixaram de usar o tratamento o quadro voltou.
Ora, em se tratando de um quadro crônico, muitas vezes de origem genética, sem a possibilidade de cura, o fator causal sempre será uma força que tenderá a continuar atuando sobre o paciente. Nesse caso, estimulando a perda capilar. Medicamentos e tratamentos, para que o paciente siga evoluindo bem, sem perda capilar ou até mesmo com melhora ou estabilização do quadro, não poderão ser descontinuados pois fazem força contrária ao fator causal. Tal qual a velha brincadeira de cabo de guerra.
Num cabo de guerra, forças contrárias disputam entre si e o vencedor é aquele que consegue ser mais eficiente em uma das pontas do cabo. A questão é que na queda capilar genética, a força que favorece a perda capilar deverá sempre ser combatida, uma vez que nunca deixará de atuar. Logo o tratamento, para ter sucesso, deverá anular ou ser suficientemente mais forte do que a força da genética para favorecer o sucesso do tratamento capilar. Mas, se os cuidados com o tratamento afrouxam ou o tratamento deixa de ser feito pelo paciente, a força da genética volta a atuar, trazendo de volta a perda de cabelos.
Por isso, o paciente deve se conscientizar que não deve lutar contra o tratamento. Não deve ter pressa de parar com o mesmo e deve estar ciente de que poderá ter que continuar tratando pelo resto da vida. Deverá entender também que o médico e o tratamento prescrito são as armas que têm em suas mãos para lutar contra a queda de cabelos e seus fatores causais.




Postado há por