FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

TRICOFAGIA - TRANSTORNO COMPORTAMENTAL NO QUAL A PESSOA ENGOLE SEUS PELOS!!!!!

Médicos removem bola de cabelos de 2kg do intestino de estudante

fonte: Reprodução/Daily Mail
Uma estudante indiana foi parar no pronto socorro queixando-se de não conseguir se alimentar nem beber água há alguns dias. Após alguns exames os médicos descobriram a causa: uma bola de pelos gigante que estava presa entre seu estômago e intestino delgado.

MODULAÇÃO INTESTINAL E SAÚDE DOS CABELOS


 
 
Por: Tatiane Mieko M. Fujii (Nutricionista)
 
Quando se trata da saúde dos cabelos, é muito comum a busca por tratamentos capilares visando a nutrição e o reparo dos fios, o que sem dúvida é válido. No entanto, poucas pessoas conhecem a relação entre a saúde intestinal e a aparência das madeixas.


É no intestino que vitaminas e minerais são absorvidos, por essa razão, somos reflexos daquilo que comemos. Ou seja, por meio da nossa alimentação, podemos modular (de forma positiva ou negativa) a saúde intestinal, que será reflexo da saúde dos cabelos.


O trato gastrointestinal possui de 10 a 100 trilhões de micro-organismos que compõem a nossa microbiota, com presença de bactérias benéficas e de bactérias patogênicas (ruins). Dessa maneira, é preciso manter o equilíbrio.


Quando a alimentação é balanceada, com ingestão adequada de frutas e hortaliças (mínimo de 3 porções/dia), de alimentos integrais, de peixes de água fria (salmão, sardinha), de azeite extra virgem, de iogurtes e de água, ela favorece o trânsito intestinal, auxiliando na absorção dos nutrientes que, por sua vez, terá efeitos positivos nos fios.


Por outro lado, quando a alimentação é desequilibrada, com grande quantidade de açúcar, colesterol e gordura saturada, além de dificultar o processo de digestão, o excesso do consumo de alimentos com calorias vazias, tais como os fast food (alto teor de gordura e pobre em fibras), pode afetar a disponibilidade de nutrientes para suprir as necessidades do organismo e por isso, os cabelos sofrem as consequências.


Assim, quando o aporte nutricional for inadequado ou insuficiente, os fios tendem a ficar mais quebradiços e sem brilho, além disso, pode ocorrer o aceleramento do processo de queda.


Nesse sentido, a modulação intestinal pode contribuir para otimizar o tratamento capilar. Para começar, é interessante introduzir alimentos chamados de probióticos (iogurtes e leites fermentados) que possuem os Lactobacillus e Bifidobacterium (bactérias benéficas), bem como alimentos prebióticos, com fibras alimentares chamadas de inulina e oligossacarídeos, encontrados na chicória e na alcachofra.


Vale ressaltar que o uso frequente de laxantes dificulta a absorção de nutrientes, o que não colabora para a manutenção saudável dos fios. A modulação intestinal auxilia no tratamento, mas não o substitui.






quarta-feira, 25 de setembro de 2013

HOMENS COM CABEÇA RASPADA SÃO MAIS PODEROSOS?


Homens com cabeça raspada são mais poderosos, diz estudo

Segundo pesquisa, o “corte de cabelo” é percebido como um visual masculino, digno de homens poderosos e atléticos - o que pode ajudar nos negócios

Reprodução/Exame.com
Empresários brasileiros com e sem cabelo
Pesquisa realizada nos EUA revelou que as pessoas percebem homens sem cabelo como sendo mais poderosos e atléticos
São Paulo – Um estudo científico revelou que homens que tem o costume de raspar o cabelo são percebidos como sendo mais masculinos mais fortes e até mais altos que aqueles que mantêm a cabeleira ao vento. A pesquisa foi realizada por uma equipe da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, divulgada pelo  The Wall Street Journal.
Segundo o texto do Journal, as cabeças raspadas podem ser inclusive uma vantagem nos negócios. Em uma das etapas do estudo, liderado pelo Professor Albert Mannes (adepto deste visual), foram apresentadas aos entrevistados fotografias do mesmo homem em duas versões: uma com cabelo e outra na qual o cabelo havia sido removido digitalmente para parecer raspado.
Surpreendentemente, em todas as fases do estudo, foi constatado que o público entrevistado tem a percepção de que os homens com cabeça raspada são mais dominantes que os outros. Houve ainda relatos de que eles parecem até 13% mais fortes e mais altos.
Em contrapartida, homens com pouco cabelo, os verdadeiros carecas, não fizeram tanto sucesso. Estes foram percebidos pelos entrevistados como sendo menos poderosos, não tão atraentes e definitivamente mais velhos que o outro grupo.
E para Mannes, o motivo pelo qual a cabeça raspada agrada tanto ao público é por que é associada a um visual masculino e com ar atléticos. Não é a toa que grandes estrelas dos filmes de ação, tal qual Bruce Willis e Jason Statham, por exemplo, são adeptos do “corte” de cabelo.
Para testar a teoria, EXAME.com removeu o cabelo de quatro importantes nomes do mundo dos negócios do Brasil. Confira o resultado no infográfico abaixo:

COMÉDIA - ÚLTIMA OPORTUNIDADE!!! VAMOS LÁ GALERA!!!!!


CONFERÊNCIA SOBRE PSICOSSOMÁTICA EM TRICOLOGIA - DR.ADEMIR JUNIOR


OBSERVEM O ESTRESSE ATUANDO  NO FOLÍCULO PILOSO, CAUSANDO INCLUSIVE APOPTOSE (MORTE PROGRAMADA), NESTE CASO POR ESTRESSE PREJUDICANDO INCLUSIVE CÉLULAS DO BULGE E PAPILA DÉRMICA


ABRINDO OS TRABALHOS DO DIA!!!


terça-feira, 24 de setembro de 2013

CALVÍCIE NÃO É EXCLUSIVIDADE DOS HOMENS!!!!



Escrito por Dr. Adriano Almeida

mulher-escova-cabelo
Diferentemente do que se pensa, a queda de cabelos  não é um problema exclusivo do sexo masculino. Apesar de ter um padrão menos agressivo nas mulheres, com uma queda de cabelos menos acentuada, a alopecia androgenética, popularmente conhecida como calvície, é apenas uma das doenças que acometem igualmente pessoas de ambos os sexos.
Mas, afinal, quais são as causas da queda de cabelos nas mulheres? Segundo o médico dermatologista Dr. Adriano Almeida, a calvície feminina pode ser dividida de duas formas: as não cicatriciais e as permanentes ou cicatriciais.
"As não cicatriciais passam por distúrbios nutricionais, principalmente deficiência de cobre, zinco e ferro, medicações, além de distúrbios endócrinos como alteração de função tireoidiana, eflúvio telógeno, alopecia areata e alopecia androgenética, que, como o próprio nome diz, é hereditária. Já as permanentes ou cicatriciais podem ser provocadas por lúpus, pseudopelada de Brocq, foliculite decalvante, foliculite dissecante e alopecia frontal fibrosante", explica o médico.
Com relação à faixa etária de mulheres atingidas pela alopecia, o Dr. Adriano ressalta que a doença pode acometer pessoas de qualquer idade. No entanto, existem fases em que a calvície pode ser mais recorrente: após a puberdade, após a menopausa e durante o período pós-gestacional.

10 COISAS IMPORTANTES SOBRE TRATAMENTOS DA CALVÍCIE

1. Seu cabelo não vai parar de cair da noite para o dia só porque você começou a tratar. 
 
2. Quando o tratamento começar a fazer efeito pode ter certeza de que ele não irá recuperar seu cabelo de uma hora para outra.
 
3. Tratamento de calvície exige tempo, disciplina e disposição.  Isso é algo que tem que vir de boa vontade por parte do paciente. O médico não vai colocar remédio na boca de ninguém,  muito menos conferir se você está fazendo o tratamento no período entre as consultas.
 
4. Medicina é ciência.  Milagre é coisa de religião ou magia.  Não pense no seu médico como um milagreiro,  mas em um profissional que pode te ajudar a atingir objetivos comuns com responsabilidade compartilhada com você.
 
5. Paciente é sujeito e adjetivo.  É quem procura o médico para se tratar e é quem espera por algo com paciência.  Apesar dos avanços científicos e de toda a tecnologia que é parte da medicina,  acredite: os significados da palavra paciente continuam sendo os mesmos,  é apenas a postura do "paciente" que está mais impaciente nos dias atuais. 
 
6. Faça sempre sua parte no tratamento.  Isso inclui usar as medicações prescrita da forma como foram prescritas,  fazer os exames pedidos sempre que solicitados e realizar os procedimentos orientados pelo médico com a frequência que devem ser feitos.
 
7. Há um velho e bom ditado que diz que o que você pensa acaba virando realidade.  Tem gente que já começa um tratamento certo de que não vai dar certo.  Se você é uma pessoa que pensa e age assim nem comece um tratamento de calvície. 
 
8. Há uma regra básica em tratamentos de redução de peso que diz que para ter sucesso você deve ingerir menos caloria do que o seu corpo consome.  No tratamento da calvície a questão é repor mais cabelo do que você está perdendo.  Se na  endocrinologia a ideia é de saldo negativo, na Tricologia é de saldo positivo.  Logo, mantenha o foco no ganho e não na perda.
 
9. Provavelmente você vai ser um dos últimos a perceber sua melhora.  Esposa,  marido,  parentes,   cabeleireiros,  amigos e pessoas próximas vão sempre notar a melhora antes de você.
 
10. Acredite:o principal responsável pelo sucesso de seu tratamento é você mesmo.  Faça sua parte, melhore seus hábitos, reduza seu estresse e você estará contribuindo muito com seu tratamento.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

CALVÍCIE


É bom entendermos como se dá o crescimento do cabelo: a fase de crescimento do cabelo chama-se Fase Anágena (2 a 7 anos). Em um adulto, aproximadamente 80 por cento do cabelo do couro cabeludo está na fase Anágena. Nesta fase, os fios estão em crescimento ativo e são muito sensíveis a alterações nutricionais e químicas. Daí a importância de uma alimentação equilibrada.
Temos então a Fase Catágena (2 a 3 semanas) que é a fase de menor duração. O crescimento para e a parte mais profunda do folículo piloso torna-se mais curta, ficando próxima da superfície do couro cabeludo.
Finalmente, o cabelo entra na Fase Telógena (2 a 4 meses), onde ele entra em repouso e não cresce. Um adulto comum apresenta aproximadamente 20% dos cabelos do couro cabeludo nesta fase que culmina com a queda dos fios. Mas antes disso ocorrer, um novo fio de cabelo na fase Anágena usualmente começa a crescer.
Homens com Calvície de padrão masculino (chamada tecnicamente de Alopecia Androgenética) que acomete aproximadamente 50% dos indivíduos durante suas vidas podem apresentar sensibilidade hereditária a DHT (dihidrotestosterona). Níveis elevados de DHT contribuem para a queda de cabelo interrompendo o ciclo de vida do folículo piloso em áreas sensíveis do couro cabeludo. A coroinha ou a linha frontal são as primeiras áreas geralmente atingidas.
A DHT tem sido associada no encurtamento da Fase Anágena, ou fase de crescimento dos cabelos. Como resultado, o cabelo não atinge a maturidade total e em muitos homens aparecem áreas totalmente calvas no couro cabeludo. Ainda hoje não está claro exatamente como a tendência à calvície de padrão masculino é herdada. Entretanto, parece que as antigas teorias sobre a predisposição à calvície de padrão masculino ser motivada por um único gene dominante em homens são incorretas e é provável que vários genes estejam envolvidos.

Calvície em Mulheres

O problema da calvície nas mulheres existe, no entanto, não é tão comum. Por apresentar baixos níveis de testosterona e ter hormônios femininos, elas não sofrem de queda de cabelos com a mesma intensidade. A calvície feminina também se distingue da masculina por se apresentar mais como uma rarefação na parte superior da cabeça, podendo ser leve até mais avançada.











Fonte: Dr. Jório Santana

FATORES DE CRESCIMENTO NO TRATAMENTO DA CALVÍCIE



Calvície é um tipo de perda de cabelos. È também chamada de alopecia androgenética, pois está relacionada com a herança genética e com os hormônios masculinos chamados de andrógenos. Não é uma perda difusa de cabelos, mas sim uma perda padronizada, onde, nos homens temos a rarefação na área das entradas e no vértice (ápice) do couro cabeludo e nas mulheres não temos as perdas nas entradas e no vértice, mas sim no topo da cabeça (região da coroa).
Estima-se que 50% dos homens adultos (maiores de 18 anos) tenham algum grau de calvície, o que leva alguns cientistas a dizer que calvície não seria uma doença, uma vez que metade da população masculina a tem. Nas mulheres apenas 5% delas apresentam este tipo de alteração. Como a Organização Mundial da Saúde estabelece que saúde não seja apenas ausência de doença, mas sim o bem estar bio psíquico e social do individuo, a calvície é considerada uma doença e está classificada no código internacional de doenças (CID).
Existem tratamentos seculares para a calvície em todos os tempos e todas as culturas, inúmeras fórmulas, poções mágicas, medicamentos exóticos e milagrosos foram tentados para o tratamento da calvície e, ao que se sabe, todos com resultados desapontadores. Arqueologistas descobriram em papiros egípcios, como os de Ebers Hearst, fórmulas datadas de 4.000 a.C. usadas para o tratamento da calvície. Cleópatra já receitava uma fórmula caseira para Júlio César, que era calvo. Hipócrates em seu tempo receitava massagens de láudano com óleos para tratar a alopecia.
Surge então uma nova proposta para o tratamento da calvície chamado de fator de crescimento. E o que são os fatores de crescimento? São mediadores biológicos ou citoquinas formadas por peptídeos e que tem sua importância na regulação gênica e no metabolismo celular podendo contribuir para o reparo ou regeneração celular. Espera-se que ao entrar em contato com a área de calvície os fatores de crescimento processos básicos para ativação das células capilares como a angiogênese (formação de vasos de irrigação sanguínea), mitoses (multiplicação celular) e transcrição genética (verificação e reparo do DNA celular).
Estes fatores de crescimento têm a função de remover células danificadas, estimular a proliferação celular da pele e dos folículos capilares, prevenindo assim a queda de cabelos.
O IGF, fator de crescimento insulínico, pode agir estimulando os folículos capilares assim como o bFGF, fator de crescimento básico de fibroblasto e o VEGF, fator de crescimento vascular facilita a nutrição do folículo capilar.
Os estudos são recentes e o tratamento é promissor para a melhora da calvície podendo postergar tratamentos mais agressivos e com efeitos colaterais além de adiar o transplante.

Fonte: Dr. Adriano de Almeida

CIRURGIA CAPILAR

Cirurgia Capilar

 
Os cabelos são mais do que simples molduras para o rosto. Eles refletem a personalidade e compõe a beleza da face. A perda do cabelo ou calvície causa um grande desconforto e afeta a auto-estima. A técnica deve ser realizada em pacientes que possuam uma quantidade de cabelos suficientes para serem reimplantados de uma área para outra.

A queda capilar mais grave afeta principalmente os homens e geralmente, é de origem genética. A causa mais comum da calvície masculina é a Alopécia Andro-genética. Quanto mais cedo se dá o início da queda capilar, maior será a área calva.

Recomendações pré-cirúrgicas:

Programe sua vida diária e social nos dias seguintes à cirurgia, respeitando os cuidados necessários. É importante que você esteja em boas condições de saúde para fazer a cirurgia. Na consulta médica é realizada uma avaliação física completa e são solicitados exames laboratoriais.

Algumas recomendações deverão ser seguidas antes da cirurgia. Informe ao seu médico os remédios que você usa normalmente, pois alguns devem ser suspensos, como é o caso dos anticoagulantes. Nos dias que antecedem a cirurgia é aconselhável interromper o consumo de bebidas alcoólicas e o fumo.

Avise o médico em caso de gripe e indisposição antes da cirurgia. 8 horas antes jejum absoluto de alimentos sólidos e de líquidos. O tempo da cirurgia, de internação e o tipo de anestesia serão informados pelo seu médico. O retorno às atividades normais e ao trabalho se dá em alguns dias. Outras recomendações específicas, relativas a cuidados com o curativo, cicatrização, exposição solar e atividades esportivas serão dadas pelo seu médico.

A paciência e os cuidados são fundamentais no pós-operatório. Ao longo de alguns meses você poderá ver um resultado mais natural e definitivo. As complicações são raras devido ao preparo realizado no pré-operatório e os cuidados oferecidos durante e após a cirurgia. A Cirurgia Plástica é um dos caminhos para conquistar mais auto-confiança e melhorar sua qualidade de vida. Converse sobre suas expectativas com seu médico e veja o que realmente pode ser feito no seu caso, pois a perfeição não existe, porém os resultados valem a pena.

Juntos, poderão discutir as técnicas cirúrgicas existentes e a mais indicada para o seu caso, pois há de se respeitar sempre a anatomia de cada pessoa. Não existe Cirurgia Plástica sem cicatrizes, cada pessoa tem um processo de cicatrização diferente, que não depende do médico e sim do organismo. Você deve buscar o melhor resultado dentro da sua realidade, sem a expectativa de ficar parecido com alguém famoso ou que você admira.



Técnica Cirúrgica:

O enxerto capilar inicia-se com a remoção de uma pequena área do couro cabeludo para recolher os fios de cabelos sem danificá-los. Após a retirada a área doadora, a região é suturada e a cicatriz fica escondida dentro do cabelo. Na área a ser recebido o enxerto de cabelo são realizadas múltiplas incisões, bem pequenas, para posicionar cada unidade folicular. Assim, quando o processo de crescimento dos fios tiver início, o cabelo acompanhará os traços naturais da região na qual foi implantado.

Pode ser necessário mais de uma sessão, dependendo do grau de calvície do paciente. A Cirurgia Capilar pode devolver os cabelos retardando os sinais do envelhecimento.

Recomendações Pós-Cirúrgicas:

Algumas semanas após a cirurgia, é comum que a maior parte dos cabelos transplantados caiam, permanecendo somente a raiz que dará origem a um novo fio. Os cabelos transplantados necessitam de alguns meses para começar a crescer.

Progressivamente, o paciente poderá observar os resultados do implante.

Por Dr. Wagner Moraes
 

É dos Carecas que Elas Gostam Mais?




O refrão daquela antiga marchinha de carnaval – “É dos carecas que elas gostam mais” – propagou um mito que permanece entre nós há décadas, no mínimo, como uma dúvida: SERÁ QUE É VERDADE?
Em 1997 eu fiz uma pesquisa com meus alunos da Faculdade Gama Filho para ser publicada no livro que eu iria editar sobre a Perda Capilar ( Complexo de Sansão).
Cerca de 80 alunos foram as ruas e entrevistaram mais de duas mil pessoas sobre o assunto calvície. Uma das perguntas era essa: “Você acha que é dos carecas que elas gostam mais?” Quando o público perguntado foi especificamente as mulheres, 75% delas responderam categoricamente que NÃO, derrubando o mito.
A enquete continuou com meus alunos, ainda sobre o assunto calvície, e eles perguntaram também: “Como primeira opção, você escolheria um homem careca para um relacionamento sexual?” O percentual de respostas negativas foi ainda maior: 79% das entrevistadas disseram NÃO, mostrando que a recusa das mulheres em relação ao homem calvo é realmente muito grande.
Esses resultados podem ser um pouco questionados, pois os entrevistadores eram jovens e a pesquisa fora feito nas ruas e não dentro de um ambiente apropriado para a seriedade da questão.
Várias perguntam foram feitas nessa pesquisa que está publicada em meu livro, mas cabe aqui ainda citar outra pergunta que foi feita, e dessa vez aos homens calvos encontrados nas ruas. Os alunos perguntaram a eles: “Vocês gostariam de recuperar seus cabelos perdidos? Fazer um transplante?” e aí 72% afirmaram que gostariam sim de recuperar seus cabelos.
Como podemos ver, não adianta deixar o problema de lado, porque a autoestima fica muito afetada, e já que existem, hoje em dia, métodos de reposição capilar como o Transplante Capilar, muito natural e até certo ponto muito simples e tranquilo de ser efetuado, porque não fazer? Afinal de contas:
NÃO É DOS CARECAS QUE ELAS GOSTAM MAIS!
Wagner de Moraes -  Cirurgião Plástico

CALVÍCIE - TRATAMENTO CIRÚRGICO


segunda-feira, 16 de setembro de 2013

LAVAGEM DOS CABELOS


13 de setembro

Dr Diego Iida Explica técnicas de lavagem dos cabelos e diz:
Os cabelos e couro cabeludo exigem cuidados especiais com relação a lavagem, o modo ideal de se lavar os cabelos é em dias alternados, somente pessoas que trabalham com produtos como óleos ou que transpiram muito devem lavar todos os dias. O xampu tem o objetivo de limpar o couro cabeludo e os fios, retirando as impurezas, sujeiras e oleosidade em excesso; enquanto o condicionador deve devolver apenas a oleosidade necessária aos fios e fechar as cutículas do fio de cabelo que foram abertas pelo xampu.

domingo, 15 de setembro de 2013

MICROPIGMENTAÇÃO CAPILAR APÓS 12 MESES DE TRATAMENTO CONTRA ALOPECIA ANDROGENÉTICA

 

FOTO TIRADA EM 08.08.2012 - INÍCIO DO TRATAMENTO


FOTO TIRADA EM 13.09.2013 - APÓS 1 ANO E 1 MÊS DE TRATAMENTO


FOTO TIRADA APÓS MICROPIGMENTAÇÃO CAPILAR

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

MICROPIGMENTAÇÃO - TÉCNICA INICIADA NA INGLATERRA!!! - "Jornal O Dia"





Carecas tatuam a cabeça para fingir que é cabelo

Inglaterra -  O cabeleireiro britânico Adee Phelan encontrou um recurso para homens que sofrem com calvície e não podem pagar por um implante. A nova solução e tatuar cabelos na cabeça.
Foto: Reprodução Internet
Imagem mostra como fica o resultado final | Foto: Reprodução Internet
A ideia no início espantou o próprio Phelan, que começou a perder os seus cabelos ao 24 anos. Ele reconsiderou sua decisão e não só adotou a tatuagem, mas também abriu recentemente uma clínica em Manchester, na Inglaterra, para oferecer o serviço.
A técnica aplica diversos pigmentos de tons diferentes no couro cabeludo. O serviço custa em média R$ 5,6 mil.

CARECA VOCÊ VAI FICAR DE TANTO RIR !!!!


REFLEXÃO!!!

"Sem coragem, todas as virtudes crescem sem sentido."

                                                               Churchill



quinta-feira, 5 de setembro de 2013

CALVÍCIE (ALOPECIA ANDROGENÉTICA) - CONCEITOS ATUALIZADOS !!

Um dos motivos de maior procura para tratamentos de queda capilar tem como diagnóstico a alopecia androgenética, também conhecida como calvície. 
É frequente percebermos um grande número de publicações na mídia não especializada (leiga), que busca informar sobre o problemas, falando sobre causas, fatores associados, tratamentos, últimas novidades/tecnologias, mitos e verdades e demais informações variadas. Tudo em virtude da grande preocupação que o problema causa.
Frequentemente as publicações especializadas, revistas científicas da área da saúde, trazem nova luz a conhecimentos sobre a alopecia androgenética. Mas, como muito é publicado, fica difícil realmente saber o que é realmente importante para o médico e o paciente entre tantas publicações, uma vez que penso que o leitor que busca informações sobre o tema deve estar interessado em saber o que pode ser feito hoje para ajudar na preservação dos seus cabelos.
A última edição do periódico médico Indian Journal of Dermatology, Venereology and Leprology  (Set/Out 2013) resolveu abordar temas voltados à área capilar. Acabei encontrando nessa edição uma atualização de literatura interessante sobre a calvície genética escrita por F. Kaliyadan, A. Nambiar e S Vijayarahavan. 
Vale ressaltar que o artigo valoriza a importância do impacto psicoemocional da alopecia androgenética, uma vez que essa manifestação causa estresse importante e comprometimento da auto estima. 
Os autores reforçam a importância da fisiopatologia relacionada aos hormônios androgênios, em especial a atividade da diidrotestosterona (DHT), como agente de importância maior no processo de evolução do quadro, sendo este um estimulador da miniaturização folicular, que cursa com afinamento dos fios e consequente maior queda de cabelos. Apesar disso, não descarta o papel de outros androgênios como a deidroepiandrosterona, sulfato de deidroepiandrosterona, androstenediona e até mesmo a testosterona como agentes que podem ser transformados (convertidos) pela ação de enzimas em DHT e atuar no processo de evolução da calvície.
Um ponto de destaque que eu faço aqui é que agentes facilitadores da entrada desses hormônios nas células capilares (receptores de membrana), assim como uma maior concentração da atividade das enzimas que transforma androgênios em DHT são motivos que justificam, por exemplo, não encontrarmos alterações desses hormônios no sangue dos pacientes e, ainda assim, termos pacientes evoluindo para calvície. 
Os autores também comentam a importância de outros fatores químicos, como os fatores de crescimento, que podem interferir no processo Quando há menor produção de algumas dessas substâncias, em especial o fator de crescimento insulínico (IGF-1), fator de crescimento fibroblástico básico (b-FGF), Fator de crescimento do endotélio vascular (VEGF), a fase de crescimento dos cabelos (anágena), é descontinuada e o folículo entra em fase catágena, fase que precede a fase de queda capilar, conhecida como telógena. 
O aumento da expressão de outras substâncias como  e citocinas como o fator de crescimento transformados Beta 1 (TGF Beta 1), Interleucina 1 alfa (IL-1 alfa), fator de necrose tumoral alfa (TNF alfa), promove morte das células da matriz dos cabelos, também facilitando a passagem de folículos em fase de crescimento para a fase de queda. 
Uma atividade celular relacionada à uma substância conhecida como catenina Wnt/beta, que via de regra mantém o folículo em atividade, pode ser influenciada negativamente pela ligação de androgênios com receptores desses androgênios nas células foliculares. Isso, de certa forma pode favorecer a evolução do quadro de alopecia. 
Com conhecimentos como esses, o profissional médico tem ferramentas importantes para atuar nos cuidados com os pacientes que sofrem com o problema. Acredito que no futuro, novas possibilidades e conhecimentos facilitarão o aparecimento de medicamentos ou substâncias que poderão ter utilidade prática na clínica capilar. Porém, o que temos hoje já são ferramentas interessantes para os cuidados e manutenção dos cabelos de quem sofre com alopecia androgenética.
 

CALVÍCIE? MEDICAMENTOS DE USO ORAL.


Tratamento capilar sistêmico

tratamento-capilar-sistemico

O tratamento sistêmico é geralmente realizado por medicamentos de uso oral. Mais uma vez temos medicamentos específicos para a perda capilar, como a finasterida ou anti-andrógenos e outros visando restabelecer o equilíbrio do corpo como um todo. O cabelo é muito sensível a variações hormonais e nutricionais. Também doenças e stress. Ou seja, tudo que pode afetar nosso corpo. Por isso devemos também buscar causas gerais e muitas vezes tratamentos visando melhorar a saúde como um todo, incluindo a alimentação e qualidade de vida. A suplementação alimentar é fundamental e muitas vezes mantidas por longos períodos. Isto porque, ainda que nós discordemos, o cabelo é visto pelo nosso organismo como algo supérfluo. Qualquer “perda nutricional” o organismo vai “economizar” no cabelo. Portanto o cabelo é um grande indicador de saúde e para mantê-lo bonito devemos estar saudáveis e bem nutridos. Vale lembrar que estar nutrido não tem nada a ver com o peso do indivíduo e sim com uma alimentação saudável. Uma dieta balanceada e o uso de suplementos alimentares geralmente levam a uma diminuição da gordura corporal.

Fonte: Dr. Arthur Tykocinski

A CALVÍCIE

A CALVÍCIE

A alopecia androgênica, como é conhecida a calvície, se caracteriza pelo afinamento progressivo do fio de cabelo. Esse afinamento é uma consequência da redução em volume da matriz capilar (raiz, onde se produz os fios), causada por uma hipersensibilidade ao hormônio diidrotestosterona (DHT, um resultado da metabolização da testosterona). A enzima responsável pela transformação da testosterona está mais presente nas regiões frontais da cabeça, por isso, predominantemente, os homens ficam calvos nas "entradas" e no cocuruto.
Com a diminuição em tamanho da matriz, os fios acabam sendo produzidos cada vez mais finos. Ao fim de diversos ciclos de crescimento capilar, essa matriz fica tão pequena que, incapaz de produzir mais fios, se atrofia. De acordo com Arthur Tykocinski, dermatologista especializado em cabelos e pelos, a calvície afeta em algum grau cerca de 50% dos homens aos 50 anos de idade — e de 10% a 20% das mulheres. No padrão masculino, o afinamento costuma acontecer nas "entradas" e no cocuruto. Já nas mulheres, a calvície tem um padrão mais difuso e menos localizado.
A época ideal para se procurar um dermatologista é quando se percebe que os fios começam a ficar mais finos. Os remédios existentes hoje, como a finasterida, não trazem de volta os fios que não crescem mais. O medicamento ajuda apenas a dar uma estabilizada na queda. "Depois que a pessoa ficou careca, a única opção é o transplante", diz Tykocinski.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

ALOPECIA ???? LANÇAMENTO DA ENGENHARIA GENÉTICA DA BIO MEDICINA






LANÇAMENTO DA ENGENHARIA GENÉTICA E DA BIO MEDICINA : Tratamento de Queda e Problemas Capilares - Laserterapia e Fatores de Crescimento
Hoje o mais moderno tratamento de problemas capilares foi descoberto pela Engenharia Genética ( Fatores de Crescimento ) e pela Bio Medicina ( Laserterapia ).
Os Fatores de crescimento são proteínas e Peptídeos nanoencapsulados, agindo dentro do couro cabeludo, mais precisamente no Bulge, com as células troncos , ativando a Papila do Bulbo capilar, parando a queda , formando e engrossando novos fios.

TIPOS DE FATORES DE CRESCIMENTO
A) IGF 1 :
• Afeta o ciclo de crescimento Capilar, aumentando a fase Anágena
• Remodelagem Tecidual, Proliferação celular
• Fortificante , produzindo fios fortes

bFGF :
• Revitaliza os folículos Capilares
• Circulação sanguínea – Aumentando a Oxigenação
• Aumento de Fibroblastos

C) vEGF:
• Crescimento vascular - Indução da Angiogênese -
• Nutrição do Folículo

D) Copper Peptídio
• Inibição da 5- Alfa Redutase ( Causadora do afinamento dos Fios)

LASERTERAPIA
A Laserterapia é usado na Biomodulação Celular , agindo na ATP das células, aumentando a velocidade de crescimento dos fios , atuando nas mitocôndrias, melhorando a homeostase celular , retirando todo processo inflamatório , potencializando os Fatores de Crescimento. 

Fonte:   Bila Herrmann

Piadinha do dia !!!!

ISTO NÃO E TRICOLOGIA!!!  KKKKK




segunda-feira, 2 de setembro de 2013

TRATAMENTOS CAPILARES - ALOPECIA ANDROGENÉTICA

   EMBORA NAS FOTOS VCS LEEM ANTES E DEPOIS, NA REALIDADE ATÉ O PRESENTE MOMENTO NÃO EXISTE DEPOIS, PELO FATO DA ALOPECIA ANDROGENÉTICA AINDA NÃO TER CURA. DEVEMOS ENTÃO LER ANTES E  DURANTE.

NOVO LIVRO DO DR. ADEMIR C LEITE JUNIOR ...........ficando pronto!!!!

Faltam detalhes, correções, novas provas gráficas, um trabalho que exigirá do pessoal que trabalha junto à CAECI Editorial muito esforço e dedicação.. 
Ainda assim, o livro do dr Ademir C Leite Junior que recebeu o título de QUEDAS CAPILARES E A CIÊNCIA DOS CABELOS está começando a ter uma cara, uma identidade. 
Em breve comunicaremos mais sobre o projeto e sobre o lançamento. Mas para antecipar, um aperitivo: como pode ser visto na imagem ao lado, o livro já está em sua primeira prova impressa.
Temos certeza de que será um material de consulta riquíssimo para pessoas que gostam do tema ou que queiram se inteirar mais sobre as questões que envolvem os cabelos e a queda capilar. 

POSTADO POR: ADM - CAECI EDITORIAL