FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

quarta-feira, 10 de abril de 2013

PILI TORTI ?????



Pili Torti: você sabe o que é?

Embora não ouçamos falar com muita frequência, “pili torti” é o nome de uma doença congênita que se manifesta em algumas crianças, isto é, uma doença com a qual algumas delas já nascem e que figura entre as mais comuns relacionadas a anomalias nos fios de cabelo desta faixa etária. Porém, apesar de acometer principalmente as crianças, também é possível que algumas pessoas a desenvolvam mais tarde.
Trata-se de uma condição em que, numa análise microscópica, a haste capilar costuma apresentar-se achatada e torcida, de modo que, à medida que o cabelo cresce, o fio vai girando em torno do seu próprio eixo, caracterizando-se, assim, pelo aspecto espiralizado – a que alguns chamam de “cabelo enroladinho”. Desta forma, embora as cutículas capilares estejam intactas, a própria torção no fio gera tensão na sua fibra e, por isso mesmo, pontos fracos, desencadeando, assim, a ocorrência de fraturas ao longo dele.
E, como os fios tendem a ficar mais secos, quebradiços, e não conseguem crescer adequadamente, as crianças com pili torti acabam sofrendo a perda dos cabelos já nos primeiros anos de vida.
Trata-se de uma condição em que, numa análise microscópica, a haste capilar costuma apresentar-se achatada e torcida, de modo que, à medida que o cabelo cresce, o fio vai girando em torno do seu próprio eixo, caracterizando-se, assim, pelo aspecto espiralizado – a que alguns chamam de “cabelo enroladinho”. Desta forma, embora as cutículas capilares estejam intactas, a própria torção no fio gera tensão na sua fibra e, por isso mesmo, pontos fracos, desencadeando, assim, a ocorrência de fraturas ao longo dele. E, como os fios tendem a ficar mais secos, quebradiços, e não conseguem crescer adequadamente, as crianças com pili torti acabam sofrendo a perda dos cabelos já nos primeiros anos de vida.
Via de regra, a pili torti afeta mais frequentemente o couro cabeludo, mas existem casos extremos em que se verifica a torção no cabelo em outras partes do corpo, além da sobrancelha e dos cílios.
Alguns casos estão associados à Síndrome de Menkes (uma patologia que afeta os níveis de cobre no organismo e que acompanha problemas de pele e neurológicos), à surdez neurossensorial (“Síndrome de Björnstad”), e há relatos de quadro semelhante em pessoas com anorexia nervosa e uso de alguns medicamentos.
Não existe tratamento efetivo para essa condição, porém há a possibilidade de que haja melhora espontaneamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.