FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DOS SAIS MINERAIS PARA BELEZA DA PELE E CABELO



Os sais minerais são ingeridos através dos alimentos e a sua importância para o organismo é vasta, contribuindo para várias ações biológicas. Estes nutrientes são necessários para:
  • Estabelecer o equilíbrio dos líquidos orgânicos.
  • A ação muscular.
  • A divisão celular.
  • O transporte do oxigênio.
  • Os mecanismos de defesa.
  • O metabolismo dos ossos.
  • O equilíbrio do pH.
Para além destas funções, os sais minerais podem fazer muito pelos seus cabelos. Saiba de que forma a sua carência pode afetar a beleza capilar e não os deixe faltar na sua dieta.


Cálcio, magnésio, fósforo - são indispensáveis ao transporte celular. A deficiência destes minerais afeta o crescimento dos cabelos.


Cobre - é um constituinte de muitas enzimas e protege o organismo das lesões provocadas pelos radicais livres. Fundamental em vários processos metabólicos, a carência de cobre afeta a hemoglobina e, por conseqüência, a oxigenação celular. Está também ligado à formação de melanina, pigmento que dá cor à pele e ao cabelo.


Ferro - está relacionado com a síntese de um componente dos glóbulos vermelhos. Estas células são fundamentais no transporte e fornecimento do oxigênio aos tecidos. A sua deficiência causa queda de cabelo.

Iodo - é essencial para a produção dos hormônios da tiróide, que regulam o ritmo e a eficácia com que os alimentos são convertidos em energia, bem como o desenvolvimento físico e mental. O excesso ou a carência deste mineral afeta diretamente a reprodução celular do folículo piloso. O espessamento do cabelo e da pele são indícios físicos de hipotiroidismo.


Selénio - é um mineral antioxidante que protege as células contra a ação dos radicais livres. É também essencial para o cabelo, para a pele e necessário para a visão. O excesso deste mineral pode conduzir à perda de cabelo e a sua carência, embora rara, pode aclarar os cabelos.

Silício - este é um dos minerais mais importantes para o cabelo. Participa numa etapa importante da reconstituição dos mesmos e combate o seu envelhecimento. Com uma ação combinada com a do cálcio, estes minerais muito contribuem para o aspecto brilhante e saudável do cabelo.

Zinco - fundamental na oxigenação celular e reconstituição da membrana celular, o zinco garante a integridade molecular e celular do cabelo. A sua falta (comum nos idosos) pode refletir-se em cabelos finos, quebradiços, sem brilho ou avermelhados. É ingrediente de alguns produtos cosméticos para fortalecimento capilar.


Como qualquer outro nutriente, os sais minerais quando ingeridos em doses mínimas necessárias, podem provocar deficiência orgânica além de problemas graves.
É bom evitar o cozimento excessivo dos alimentos, principalmente dos legumes e verduras, para não perderem as propriedades alimentícias.

ENXOFRE


Funções
constituinte dos aminoácidos cistina, cisteína e metioneina, presente na queratina da pele e pêlos, na insulina, atua nas reações de oxidação-redução.

Fontes
carnes, peixes, aves, ovos, leite, queijos,legumes, castanhas.



FERRO


O Ferro ajuda a transportar oxigênio para melhor respiração das células.
Níveis baixos de ferro poderiam ser considerados fator comum em perda de cabelo feminina. É, geralmente a causa principal, mas freqüentemente encontrado como contribuinte básico – agravando ou expondo outros problemas como escassez genética ou alopécia areata.
Da menarca a menopausa, a necessidade de ferro para uma mulher é considerável.
Uma média de 40 anos de menstruação, parto, as pressões da família e da carreira, todas podem contribuir para manter os níveis de ferro baixos.Se a mulher ainda é vegetariana ou consome pouca carne vermelha, então ela corre um risco alto de ser deficiente em ferro ou até anêmica.
A procura das mulheres por um tratamento relatará uma história de diminuição da densidade de cabelos.Isso pode estar acontecendo por meses ou até anos, e a falha nem sempre é aparente para a paciente. Elas freqüentemente relatam sintomas que acompanham a queda de cabelos, como fraqueza, pele seca, cabelos sem brilho e/ou sensibilidade ao frio. Esses sintomas podem vir acompanhados de falta de ar, palidez ou palpitações cardíacas.
Indicações de naturopatas podem incluir unhas achatadas e quadradas, ou finas com uma ondulação dirigida para cima em forma de colher. Iridologistas notariam também mudanças na íris. O diagnóstico é feito através do exame de sangue que determina exatamente o nível de ferro.
O tratamento para deficiência de ferro geralmente significa aumento do consumo de alimentos ricos em ferro e/ou suplementos de ferro por um determinado período. A carne vermelha é a fonte de alimento para ajudar o aumento do armazenamento dos níveis de ferro. O ferro da proteína animal é mais bem absorvido e mais eficientemente aproveitado do que a proteína dos vegetais ou dos grãos.
Ele também é encontrado na aveia, ameixa seca, trigo integral, pêra seca, ovo, feijão, melancia, tomate, laranja, amendoim cru, etc.

A última pesquisa mostra que os complexos de aminoácidos melhoram a absorção de suplementos de ferro quando tomados juntos. O Zinco ou a Vitamina E tomados excessivamente podem interferir na absorção do ferro
.

ZINCO

Sua falta pode provocar queda de cabelo.
É encontrado no fígado, arroz, pão integral, sementes de abóbora, carne, levedura de cerveja, gema de ovo, leite, milho, beterraba, ervilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.