O seu cliente é quem compra o seu serviço, ou seja, o produto que você vende.
COMO CONQUISTAR ATÉ OS CLIENTES MAIS CHATOS
Uma dica é perceber o timing do cliente e oferecer soluções na hora certa
Como conquistar todo tipo de consumidor?
Respondido por Carlos Cruz, especialista em vendas
É bom deixar claro que não há clientes chatos, existem pessoas com perfis diferentes. São diversas características em pessoas diferentes: exigentes, indecisas, curiosas ou hábeis negociadoras. Por isso, é muito importante possuir habilidades que permitam identificar as necessidades de cada um. Um vendedor profissional precisa ser flexível, buscar o diálogo, oferecer soluções e exercer a empatia.
No setor de vendas, é primordial criar uma comunicação assertiva, isso é, apostar em argumentos que mostrarão ao cliente a importância do negócio em questão. Para isso, inspirar confiança, ser agradável e entender o que o cliente quer faz toda a diferença na relação comercial. É comum que as pessoas prefiram se relacionar e confiar em quem se parece com elas.
Uma dica é perceber o timing do cliente e embarcar nessa. Afinal, o bom atendimento não é baseado na maneira que você gostaria de ser tratado, pois cada pessoa possui uma personalidade e preferências diferentes.
Mapear os roteiros de vendas ao utilizar perguntas é o ponto de partida para um bom negócio. Ofereça soluções aos problemas e ajuda na tomada de decisões e na consolidação de sonhos dos compradores.
Vale ressaltar que atender clientes difíceis exige mais da capacidade do vendedor. Sensibilidade, paciência e cuidado para não subestimar um potencial comprador são diferenciais atingíveis. Porém, depois de muito esforço, cabe analisar se vale mesmo investir em determinados compradores. Até porque pode haver oportunidades mais rentáveis, prontas para negociar, esperando por um bom vendedor.
Carlos Cruz é vendedor profissional, treinador de vendas e diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.