Os ciclos dos cabelos
A formação do cabelo em cada folículo obedece a uma rotina cíclica, sendo uma peculiaridade deste e apresenta basicamente três fases: anágena, telógena e catágena.O pêlo é produzido na fase anágena também conhecida como fase de crescimento. Na fase anágena (o pêlo se mantém estável), então o folículo entra em catágena, um período de regressão controlada do folículo. Após, o folículo entra em telógena, seu estado de repouso, antes de ciclar de volta para anágena.
A velocidade fisiológica de crescimento do cabelo é de 01 cm por mês. Essa velocidade depende da localização do folículo piloso, da idade e sexo. Os períodos de crescimento (anágena) duram entre 2 e 8 anos, são seguidos por um breve período de 2 a 4 semanas de degradação (catágena) e então passam para a fase de repouso (telógena) que tem duração de 2 a 4 meses.
Os cabelos podem envelhecer de duas maneiras. A primeira, chamada de cronológica é aquela onde temos o envelhecimento seguindo o envelhecimento corporal, do tempo. Neste sentido ocorre um afinamento da haste (o próprio fio) e uma diminuição da densidade de cabelos no couro cabeludo (nascemos com mais ou menos 600 fios por cm2 e, se chegarmos aos 80 anos teremos mais ou menos 300 fios por cm2), ou seja, a metade.
O outro envelhecimento é o causado por agentes externos como a poluição, o cigarro, o sol e os tratamentos químicos aos que os cabelos são submetidos.
Existem mais diferenças entre as raças do que entre os sexos. Os cabelos dos brancos envelhecem mais cedo, os amarelos na zona intermediária e os negros por último.
Dentre os fatores que contribuem para o envelhecimento dos cabelos temos: exposição ao sol, tratamentos químicos exagerados (toda semana, por exemplo, fazer alisamentos ou permanentes). Este processo de envelhecimento pode ser retardado com o uso de produtos adequados, para hidratar e proteger contra os raios ultravioletas.
É importante saber que quem não abusa dos procedimentos químicos agressivos vai ter um cabelo, mais saudável.
Até os 30 anos se tem uma produção hormonal e síntese protéica enorme, que torna os cabelos volumosos e brilhantes, com exceção dos portadores de alopecia androgenética que pioram nesta fase.
A partir dos 40 anos os seres humanos contam com uma diminuição significativa dos hormônios e assim os cabelos se tornam mais frágeis e quebradiços.
Aos 50 anos os fios se tornam mais delgados e com maior tendência a fraturas.
A canície ou cabelos brancos são símbolos de desgaste devido à morte de melanócitos, células responsáveis por dar cor aos cabelos e se iniciam geralmente após os 30 anos.
Os sinais do tempo são marcados pelo adelgaçamento dos fios (afinamento), pela facilidade de fraturar, pela despigmentação e pela rarefação dos cabelos.
BLOG DR. ADRIANO ALMEIDA - TRICOLOGISTA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.