FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

terça-feira, 16 de outubro de 2012

O METROSSEXUAL




10102012125805Acne no homem_mod.jpg Masculidade X Metrossexualidade
Atualmente a problematização sobre gênero encontra-se em ampla expansão, mais ainda, sobre a questão da masculinidade(s) e possibilidades(s) de ser homem, que se tornou um dos focos de atenção nas discussões acadêmicas. Com isso, surge o termo metrossexual, criado pelo jornalista Mark Simpson e mais recentemente o livro “Metrossexual: um guia de estilo para o homem moderno” escrito por Michael Flocker, comentarista e observador social, que trabalhou no mundo da moda, filmes, televisão e roteiros de viagens; escritor de livros sobre temas como: estilo, lazer e a obsessão por celebridades.

A introdução remete-nos a uma quebra da imagem do modelo hegemônico masculino através da frase do ator americano, Arnold Schwarzenegger - considerado um dos ícones da masculinidade -, o qual se autodenomina como rainha dos sapatos (item de preocupação feminina); entrementes, o autor mostra dessa maneira como os homens estão sintonizados com a masculinidade da época atual, trazendo o homem-pavão à tona; esclarece de forma sintetizada a descrição do ideal masculino e a redefinição deste ao longo da história, concernente aos trajes e adereços nas classes abastadas e menos favorecidas, remonta desde os tempos dos faraós até o século vinte e um, momento da nova criação de tal masculinidade; voltada principalmente para a sofisticação dos gostos, estilos e do conhecimento que os homens começam a ter de si mesmos. Também explicita a origem do termo metrossexual e a repercussão do mesmo na mídia americana.

Nos outros capítulos, o autor faz um detalhamento quanto aos vinhos e coquetéis, cita as três categorias básicas dos vinhos, os tipos de vinhos brancos e tintos mais comuns, o cardápio para acompanhamento e a maneira correta de pedi-los, para não cometer erros. Referente aos coquetéis, o autor lista os tipos de uísques, bourbons, martinís, gins, vodcas, os drinques mais comuns e as mensagens que cada um deles transmite em sua escolha. Além de comportamentos, Flocker acrescenta à lista, conhecimentos que considera importantes para um metrossexual, como por exemplo, a arte. Some-se a isso tudo, conhecimento em outras áreas como músicas, livros e filmes; pois segundo o autor, a variedade destes, pode influenciar consideravelmente na interpretação individual e manter o metrossexual informado e apto para conversas no dia a dia.

O autor privilegia ainda, três capítulos sobre os cuidados e prioridades, quanto ao corpo e à moda - preocupações de suma importância do homem metrossexual. O primeiro deles diz respeito à moda, funções da mesma, preocupações que o homem deve ter com relação aos acessórios da masculinidade como sapatos, relógios e cintos, o que segundo ele, dizem muito sobre os homens. Quanto ao trato no visual, esclarece a diferença entre a vaidade excessiva e a razoável, pois esta última indica autorrespeito e autoconhecimento; sendo assim, esclarece aos leitores a respeito da infinidade de produtos disponíveis para a modelação de cortes e/ou penteados e ainda oferece dez dicas de como deixar o cabelo melhor; revela ainda que grandes partes dos homens esquecem-se dos cuidados com a pele, indicando os passos para a rotina diária, faz referencia ao bronzeado e melhores opções de produtos de beleza para a mesma. Refere-se também a outras partes que merecem cuidados especiais, tais como mãos e pés, olhos - evitar as bolsas-, barba e bigode, sobrancelhas, nariz, partes íntimas e etc.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.