FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

QUEDA DE CABELOS


GNT Respondeu

Queria saber se tem algum tratamento específico para queda de cabelo.

Anônimo
Segundo o dermatologista e tricologista Adriano Almeida, que é diretor do Instituto de Pesquisa e Tratamento do Cabelo e da Pele, as causas da queda de cabelos, ou alopecia, podem ser cicatriciais ou não cicatriciais. As alopecias cicatriciais são as que, como o próprio nome diz, geram uma cicatriz e levam a uma alopecia permanente como a pseudopelada de Brock, foliculite decalvante, foliculite dissecante, alopecia fibrosante frontal e lúpus. Nas alopecias não cicatriciais ocorre o eflúvio telógeno, os distúrbios de tireóide, alopecia areata, alopecia androgenética, os distúrbios nutricionais. "Nota-se então, que as causas de alopecia são diversas e merecem um cuidado especial na sua investigação e que isso é fundamental para o tratamento a ser indicado", alerta Adriano.

Para detectar uma perda anormal de cabelos deve-se fazer exames de rotina que envolvam a bioquímica do sangue, para avaliar todos os hormônios - da hipófise, da tiróide, da supra-renal e dos ovários e testículos -, e verificar o metabolismo,  dosando reservas de ferro, zinco, cobre, vitaminas, dermatoscopia. Também pode ser necessário realizar  uma biópsia do couro cabeludo.

Sempre é possível reverter o quadro de queda, porém, pode demorar algum tempo para voltar a crescer cabelo. "Sempre nascem novos fios com o tratamento, a não ser que se trate de uma alopecia cicatricial e, neste caso, indicamos o transplante capilar", afirma o tricologista.

O uso de xampus ou condicionadores serve apenas para tratar causas externas, como quebra de cabelos. "As causas de queda devem ser tratadas por medicações orais ou injetáveis. É necessário um acompanhamento de um tricologista para o êxito no tratamento", conclui o dermatologista.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.