Efeitos adversos. Com comprimidos de 5 mg de finasterida em homens com mais idade, relatam-se perda de libido, disfunção erétil e ejaculatória, reações de hipersensibilidade, ginecomastia e miopatia severa.
Os efeitos colaterais primários nos homens que tomam doses de 1 mg para alopecia androgênica incluem diminuição do interesse e da função sexuais. Em ensaios clínicos de 12 meses comparando finasterida com placebo, os homens apresentaram diminuição da libido (1,3% versus 0,7%) e distúrbios de ejaculação (1,2% versus 0,7%). Estas respostas foram reversíveis em todos os homens que interromperam o tratamento. O medicamento também pode afetar as concentrações do antígeno específico da próstata (PSA). Os valores do PSA diminuíram em média de 0,7 ng/ml para 0,5 ng/ml após 12 meses nos homens que tomaram doses de finasterida de 1 mg/dia.
A finasterida é teratogênica em animais, causando anormalidades na genitália externa em fetos do sexo masculino. A concentração de finasterida no sêmen de homens que tomaram doses de 1 mg/dia foi mais baixa do que as concentrações sugestivas de teratogenicidade em macacos. O fabricante avisa que as mulheres que estão grávidas ou que podem engravidar não devam tomar finasterida ou manipular comprimidos partidos. Os comprimidos são revestidos para evitar contato com o ingrediente ativo, uma vez que não sejam esmagados ou partidos.
Tomo finasterida para controlar a queda de cabelo, no inicio não via alterações ou disfunções a nivel sexual, mas ultimamente tenho tido dificuldades em ejacular ou ter o orgasmo! Sempre que faço amor com a minha mulher nunca consigo ejacular, acabo por desistir, isto começa a preocupar tanto a mim como a minha mulher...
ResponderExcluirBem, se a finasterida é para repilação capilar, acho que deve procurar um Tricologista (médico do cabelo). Acho muito estranho o que me relatou. Creio que realmente é o resultado deste medicamento. No lugar da finasterida, use Saw Palmetto, fale com o especialista tb sobre isto.
Excluir