FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

MITO OU VERDADE SOBRE QUEDA DE CABELOS!!!!






Especialista explica o que é mito e o que é verdade sobre queda de cabelos




A calvície não é um problema exclusivo dos homens.

Em entrevista à Folha, o presidente da Sociedade Brasileira de Cabelo, Valcinir Bedin, explica que o problema da queda dos fios em mulheres pode ter três origens: hereditária, quando os genes da calvície causam uma miniaturização do fio no topo da cabeça; hormonal, quando há alteração na hipófise, tireoide, glândula suprarrenal ou nos ovários; e metabólica, por estresse, dieta inadequada, alterações metabólicas ou hábitos como usar apliques ou trancinhas que tracionam demais os cabelos.
Para tratar alterações hormonais, Bedin indica remédios para estimular o crescimento dos fios. Em caso de calvície hereditária, ele explica que, em mulheres, o problema é mais fácil de ser tratado do que nos homens, porque elas podem usar bloqueadores de hormônio masculino, o que não é possível no sexo masculino.
Já quando há ação de fatores externos, como alongamentos e apliques, o ideal é parar de usá-los e tentar reverter o problema com medicamentos.
A perda de cabelos na mulher pode ser reversível, segundo Bedin. "Normalmente, o problema é do fio, dentro dele, e dos fios de uma área ou da cabeça toda. O médico tem que avaliar para poder sugerir o melhor tratamento." Ele explica que só raramente doenças graves atingem o couro cabeludo.
Bedin alerta que o cabelo deve ser cuidado como parte integrante do corpo. "Apesar de não ter função fisiológica vital, ele tem uma função emocional enorme."
Ele explica, a seguir, o que é mito e o que é verdade sobre as causas da queda de cabelo:
  • IDADE
Verdade
"Após os 50 anos, experimentamos um afinamento e uma diminuição da densidade que tínhamos antes. Claro, cada pessoa reage de uma forma. Nas mulheres e, em alguns casos, também nos homens, a reposição hormonal tem bom efeito sobre isso."
  • TINTURA
Mito
"A tintura, na verdade, protege os fios."
  • OUTONO
Verdade
"Eles caem mais no outono porque caíram menos no verão. Nós temos sensores de luminosidade na pele e, nas estações mais claras (verão e primavera), os cabelos ficam mais tempo na cabeça. Quando chega o outono e o inverno e os dias ficam menores, estimulamos menos esses sensores e, assim, os cabelos caem mais mesmo. É um aparente mito, mas que é verdade."
  • FASES DA LUA
Mito
"As fases do crescimento da Lua e o crescimento dos cabelos não têm nenhuma relação."
  • A QUEDA DE CEM FIOS POR DIA É NORMAL
Verdade
"Cada fio fica com a gente por aproximadamente seis anos. Ele nasce, cresce e cai nesse período de tempo. Isso se repete por 20 vezes (por isso é que espera-se que a gente viva 120 anos). Caem até cem fios por dia e nasce o mesmo tanto (depende de cada pessoa, varia de 60 a cem). Mas, quando começamos a ver fios no travesseiro, pela manhã, ou quando temos que tirar do sabonete, provavelmente esse número passou de cem e é hora de procurar ajuda."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.