FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

domingo, 24 de março de 2013

ÓLEOS ESSENCIAIS

Óleos Essenciais

Os especialistas em essências florais são unânimes quanto ao fato de que as substâncias responsáveis pelo aroma das flores são altamente capazes de estimular o organismo do ser humano, propiciando-lhe sensações prazerosas, sobretudo de bem-estar e de relaxamento. Isto porque, por meio da inspiração (por absorção cutânea – contato com a pele – ou por ingestão oral, menos comuns), os óleos essenciais são capazes de interagir com o nosso cérebro – e, em particular, com o sistema límbico, região responsável pelas emoções –, criando, deste modo, uma harmoniosa sinergia entre corpo e mente.
Não à toa, existem diversos tratamentos para os quais o uso de óleos essenciais é indicado. Tanto assim, que a aromaterapia– terapia baseada na prevenção e no tratamento de diversos sintomas físicos, mentais, emocionais, energéticos a partir de óleos essenciais – vem ganhando cada vez mais adeptos.

Mas o que são, afinal, os óleos essenciais?

Os óleos essenciais estão entre os compostos secundários produzidos pelas plantas para a sua própria sobrevivência. Nelas, exercem a função de autodefesa, além de atrair os seus polinizadores. Também denominadas como a sua “energia vital”, estas são substâncias integralmente puras e altamente concentradas, extraídas das partes aromáticas dos vegetais (que podem ser as suas sementes, raízes, caules, flores, seus frutos, folhas e/ou resinas), possuindo estruturas moleculares complexas, ricas em diversos componentes químicos. Por isso mesmo, os óleos essenciais são produzidos em concentrações muitos pequenas, representando um verdadeiro e próprio concentrado de virtudes.
A fim de se ter uma ideia desta valiosa e peculiaríssima produção, para a obtenção de 30 gramas de óleo essencial de rosa são necessários 100 quilos de pétalas, ou, para 1 litro de óleo essencial de sálvia, 70 quilos de folhas – o que, a propósito, justifica o seu elevado custo.
Em síntese, trata-se de um pequeno grande tesouro da natureza.

Por que usá-los?

Justamente em razão do seu potencial terapêutico, os óleos essenciais são bastante recomendados na área da saúde. Além disso, a sua grande utilização também pode ser verificada na área da perfumaria e cosmética – dentre outras –, haja vista a sua composição aromática. Atualmente, as pesquisas científicas têm divulgado estudos nos quais se sugerem as ações bactericida, analgésica, sedativa , estilumante e antidepressiva destes elementos, além de outros benéficos efeitos que também são capazes de provocar.  Não por acaso, existem registros da sua utilização desde épocas anteriores ao Antigo Egito, reforçando o quanto o cuidado e a preocupação com o bem-estar do corpo e da mente utilizando-se as essências têm profundas raízes na tradição popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.