FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A CALVÍCIE

A CALVÍCIE

A alopecia androgênica, como é conhecida a calvície, se caracteriza pelo afinamento progressivo do fio de cabelo. Esse afinamento é uma consequência da redução em volume da matriz capilar (raiz, onde se produz os fios), causada por uma hipersensibilidade ao hormônio diidrotestosterona (DHT, um resultado da metabolização da testosterona). A enzima responsável pela transformação da testosterona está mais presente nas regiões frontais da cabeça, por isso, predominantemente, os homens ficam calvos nas "entradas" e no cocuruto.
Com a diminuição em tamanho da matriz, os fios acabam sendo produzidos cada vez mais finos. Ao fim de diversos ciclos de crescimento capilar, essa matriz fica tão pequena que, incapaz de produzir mais fios, se atrofia. De acordo com Arthur Tykocinski, dermatologista especializado em cabelos e pelos, a calvície afeta em algum grau cerca de 50% dos homens aos 50 anos de idade — e de 10% a 20% das mulheres. No padrão masculino, o afinamento costuma acontecer nas "entradas" e no cocuruto. Já nas mulheres, a calvície tem um padrão mais difuso e menos localizado.
A época ideal para se procurar um dermatologista é quando se percebe que os fios começam a ficar mais finos. Os remédios existentes hoje, como a finasterida, não trazem de volta os fios que não crescem mais. O medicamento ajuda apenas a dar uma estabilizada na queda. "Depois que a pessoa ficou careca, a única opção é o transplante", diz Tykocinski.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.