FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

MODULAÇÃO INTESTINAL E SAÚDE DOS CABELOS


 
 
Por: Tatiane Mieko M. Fujii (Nutricionista)
 
Quando se trata da saúde dos cabelos, é muito comum a busca por tratamentos capilares visando a nutrição e o reparo dos fios, o que sem dúvida é válido. No entanto, poucas pessoas conhecem a relação entre a saúde intestinal e a aparência das madeixas.


É no intestino que vitaminas e minerais são absorvidos, por essa razão, somos reflexos daquilo que comemos. Ou seja, por meio da nossa alimentação, podemos modular (de forma positiva ou negativa) a saúde intestinal, que será reflexo da saúde dos cabelos.


O trato gastrointestinal possui de 10 a 100 trilhões de micro-organismos que compõem a nossa microbiota, com presença de bactérias benéficas e de bactérias patogênicas (ruins). Dessa maneira, é preciso manter o equilíbrio.


Quando a alimentação é balanceada, com ingestão adequada de frutas e hortaliças (mínimo de 3 porções/dia), de alimentos integrais, de peixes de água fria (salmão, sardinha), de azeite extra virgem, de iogurtes e de água, ela favorece o trânsito intestinal, auxiliando na absorção dos nutrientes que, por sua vez, terá efeitos positivos nos fios.


Por outro lado, quando a alimentação é desequilibrada, com grande quantidade de açúcar, colesterol e gordura saturada, além de dificultar o processo de digestão, o excesso do consumo de alimentos com calorias vazias, tais como os fast food (alto teor de gordura e pobre em fibras), pode afetar a disponibilidade de nutrientes para suprir as necessidades do organismo e por isso, os cabelos sofrem as consequências.


Assim, quando o aporte nutricional for inadequado ou insuficiente, os fios tendem a ficar mais quebradiços e sem brilho, além disso, pode ocorrer o aceleramento do processo de queda.


Nesse sentido, a modulação intestinal pode contribuir para otimizar o tratamento capilar. Para começar, é interessante introduzir alimentos chamados de probióticos (iogurtes e leites fermentados) que possuem os Lactobacillus e Bifidobacterium (bactérias benéficas), bem como alimentos prebióticos, com fibras alimentares chamadas de inulina e oligossacarídeos, encontrados na chicória e na alcachofra.


Vale ressaltar que o uso frequente de laxantes dificulta a absorção de nutrientes, o que não colabora para a manutenção saudável dos fios. A modulação intestinal auxilia no tratamento, mas não o substitui.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.