FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

quarta-feira, 2 de maio de 2012

ADENOSINA, UM AMINOÁCIDO, ESTIMULA O CRESCIMENTO DOS CABELOS

Um interessante artigo foi publicado em 2007 pela revista Journal of Investigative Dermatology sobre a função do aminoácido adenosina no crescimento capilar. O estudo feito por japoneses da Universidade de Tokushima estudou os mecanismos pelos quais este aminoácido promove o crescimento capilar e descobriram como ele age nas células da raiz do cabelo. 

Os autores relatam no próprio estudo em questão já terem feito estudos prévios em amostras de 201 japoneses com alopecia androgenética observando que o uso tópico de loção capilar com adenosina provocava vasodilatação, efeito anti-inflamatório e angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos na área tratada), porém sem maiores explicações sobre o porque da adenosina provocar o crescimento capilar. 
No estudo sobre o maior entendimento da adenosina no estímulo ao crescimento capilar, os pesquisadores usaram células de papilas dérmicas para entender o mecanismo de ação da adenosina e descobriram que ela parece estimular a atividade do fator de crescimento fibroblástico-7 (FGF-7), através da via do receptor A2b para a adenosina. 
Apesar do estudo mostrar resultados bem interessantes e conclusivos, é importante ressaltar que o entendimento do mecanismo de ação da adenosina, compreendido na pesquisa, foi todo realizado nas células da papila dérmica e que um maior otimismo com o uso desde aminoácido na alopecia androgenética deverá se dar na medida que estudos in vivo sobre a adenosina sejam publicados. 
Referências:
Lino M, et al. Adenosine Stimulates Fibroblast Growth Factor-7 Gene Expression Via Adenosine A2b Receptor Signaling in Dermal Papilla Cells.  J Invest Dermatol. 20907;127:1318-1325.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.