FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

terça-feira, 1 de maio de 2012

Cabelos e alimentação – Entenda a importância de vitaminas e nutrientes para a saúde capilar


Engana-se quem pensa que para ter um cabelo bonito é necessário apenas fazer uso de bons produtos. Para pele, unhas e cabelos estarem sempre saudáveis é importante cuidar do organismo de dentro para fora. Nesse sentido, a alimentação tem papel fundamental.
O primeiro passo é adequar a alimentação para que seja saudável de modo geral. Deficiências de Iodo, Selênio, Vitamina H (biotina), Ácido Fólico e Vitaminas do Complexo B, podem levar a alterações no couro cabeludo e queda capilar, bem como a outras doenças, mas o ideal é que seja feito um acompanhamento com um nutricionista para que ele possa analisar o seu caso e indicar os melhores alimentos. Em casos especiais, como lactentes, atletas, alergia a certos alimentos ou restrições de qualquer tipo, deve ser feito com atenção o cardápio, a fim de contemplar cada necessidade específica.
Segundo Eduardo, terapeuta capilar,  os vegetais verde-escuros como rúcula, espinafre, brócolis e couve são fonte de vitaminas A e C, importantes para o controle da oleosidade. As frutas também são uma boa fonte de vitamina C, como a acerola, laranja, cajú, goiaba e outras. Legumes amarelos como a cenoura e a abóbora possuem betacaroteno, que aumenta a imunidade e é antioxidante, fortalece e aumenta o brilho dos cabelos. Outras fontes de betacaroteno são: manga, damasco, mamão e beterraba. Complexos vitamínicos específicos para os cabelos também colaboram para o desenvolvimento e fortalecimento capilar, atuando como agentes complementares ao tratamento capilar. Quando há saúde física e emocional, esses complementos ajudam bastante no resultado final.
Giovane Araújo, terapeuta, complementa que a ausência de zinco no organismo pode levar à queda de cabelo bem como à dermatite subaguda. Para evitar esses problemas é importe consumir leite, fígado, moluscos e farelo de trigo, ricos em zinco. A deficiência de cobre influencia na má formação da estrutura capilar. Alimentos como grãos integrais, legumes, aves, ostras, chocolate, castanha, mariscos, molusco, fígado ajudam os fios a crescerem fortes e saudáveis.  A falta de ferro no organismo provoca a lentificação no crescimento dos cabelos e queda dos mesmos. A ferritina é considerada normal no hemograma feminino de 10 a 290 ng/ml, mas o mínimo necessário para que não se levante suspeita quanto à queda de cabelos atribuída à baixa ferritina é de 75 ng/ml. Alimentos: Fígado, carnes, gema de ovo, vegetais verde escuros, ostra,  camarão, legumes.
“Você é o que você come”, por isso, procure manter uma alimentação regrada e saudável para que o seu organismo exale sempre saúde e beleza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.