FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

terça-feira, 29 de maio de 2012

TRANSPLANTE DE CABELOS - TEXTO DE DR. ADEMIR JUNIOR (TRICOLOGISTA)

Transplante de Cabelos Humanos em Ratos - Pesquisa Surpreende o Meio Científico
07/05/2012

imagem imagens/cabelocamundongo.jpg
Costumo dizer que sou chato quando vejo resultados de pesquisas que mostram novas descobertas que podem nos levar à cura da calvície. Tudo porque, nos últimos anos, o que vejo são apenas novas peças de um grande quebra-cabeça sendo encontradas e desvendadas, porém tudo o que surge é parte de um todo amplo em complexo,, mas que só serve para que conheçamos mais a real dimensão do problema da queda capilar. (Já comentei isso neste blog em outras oportunidades)
Para empurrar de lado a minha chatice, e me alegrar um pouco, eis que surge uma pesquisa que foi publicada ontem pela Revista Nature Communications. A pesquisa acende realmente uma luz de esperança bastante interessante sobre o melhor entendimento do uso das células tronco capilares para a regeneração folicular. Tudo porque estudiosos japoneses resolveram implantar folículos pilosos desenvolvidos por bioengenharia e contendo todas as suas partes anatômicas na pele de camundongos, assim como estimular a conexão entre estes folículos implantados com músculos eretores dos pelos e terminações nervosas da pele do animal. Tanto as terminações nervosas como o músculo eretor do pelo são estruturas que colaboram com o controle do crescimento capilar e tem papel extremamente importantes para a organização do ciclo de crescimento dos cabelos saudável.
Os resultados do controle do ciclo dos pelos como podem ser observados abaixo mostram a normalização do crescimento dos fios como ocorre em áreas onde pacientes não costumam desenvolver calvície.
Os resultados são otimistas uma vez que o estudo apresenta evidências de um folículo com capacidade de desenvolvimento normal e que promove crescimento de cabelos saudáveis através da bioengenharia.
Os estudiosos também salientam que estes novos conhecimentos poderão ajudar na elaboração de um tratamento cujo objetivo será o tratamento de diversos tipos de alopecia, entre elas a calvície masculina e feminina. 
Ainda assim os estudiosos alertam que precisam ir adiante com os estudos para que o uso das células tronco e da bioengenharia para o tratamento da queda capilar possa vir a ser uma realidade. 
Se será um futuro próximo ou distante, só as novas pesquisas poderão nos dizer. Ainda assim, acredito que a notícia é boa e só trás ainda mais esperança sobre aqui que esperamos que venha a ser o tratamento da calvície.
LEIA TAMBÉM: Prostaglandina D2 (PGD2) mais uma peça no grande quebra-cabeça que envolve as causas da calvície

Referências:
FULLY FUNCTIONAL HAIR FOLLICLE REGENERATION THROUGH THE REARRANGEMENT OF STEM CELLS AND THEIR NICHES
KOH-EI TOYOSHIMA, KYOSUKE ASAKAWA, NAOKO ISHIBASHI, HIROSHI TOKI, MIHO OGAWA, TOMOKO HASEGAWA, TAROU IRIÉ, TETSUHIKO TACHIKAWA, AKIO SATO, AKIRA TAKEDA & TAKASHI TSUJI
NATURE COMMUNICATIONS 3, ARTICLE NUMBER: 784 DOI:10.1038/NCOMMS1784
RECEIVED 30 AUGUST 2011 ACCEPTED 12 MARCH 2012 PUBLISHED 17 APRIL 2012
Link para o estudo:
http://www.nature.com/ncomms/journal/v3/n4/full/ncomms1784.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.