FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Dr. Ademir Junior

Dr. Ademir C. Leite Júnior
Registro no CRM-SP: 92.693 | Médico com Formação pela Faculdade de Medicina de Itajubá/MG | Chair Person da International Association of Trichologists (IAT) | Diretor Científico do Centro de Aperfeiçoamento Educacional e Científico (CAECI) | Editor de Publicações Medicas da Caeci Editorial | Professor das Faculdades Oswaldo Cruz | Professor da Universidade Anhembi Morumbi |
O que é sucesso no Tratamento da Queda Capilar - PARTE 1 - Voltar
Por: Dr. Ademir C. Leite Júnior | E-mail: drademirjr@flavyohamos.com.br

Quando recebo um paciente que vem em sua primeira consulta comigo, principalmente já tendo passado por outros colegas médicos reclamando de que nunca tiveram sucesso em seus tratamentos contra queda de cabelo eu normalmente discordo e apresento a eles as 3 situações que são consideradas sucesso em um tratamento de queda capilar. 

No gráfico abaixo podemos ver os três tipos de sucesso frente à queda de cabelos:

Bem, imaginem que o dia de hoje está sendo representado pela quantidade de cabelos que um paciente apresenta no eixo das ordenadas e façamos uma leitura que acompanha o tempo de tratamento com as descrições abaixo sobre as imagens representadas com os números 1, 2 e 3.

- Nesta imagem do gráfico temos duas linhas, uma encontrando o eixo das abscissas em um espaço de tempo maior do que a outra. O que quero mostrar nesta imagem é que muitas vezes estamos diante de pacientes que estavam fadados a perder todos os seus cabelos em um curto espaço de tempo. O tratamento, apesar de não bloquear a evolução da queda, acaba por permitir que este paciente mantenha seus cabelos por um período de tempo mais longo. Este cenário pode não ser a situação perfeita, mas é uma situação muito frequente e, apesar de não ser 100% eficiente no controle da evolução do processo é uma forma de sucesso no tratamento que deve ser considerada. 

- A imagem representada no gráfico como linha de número 2 mostra uma situação mais otimista. Paciente e médico conseguem bloquear a perda de cabelos e a evolução do processo, porém sem ganhos. Uma situação em que a estabilização do quadro é o cenário do tratamento. É comum muitos pacientes ficarem satisfeitos com esse tipo de sucesso. 

- A terceira e última situação é a considerada a mais otimista de todas. O paciente consegue reduzir a perda de cabelos e o tratamento ainda promove um saldo positivo, com ganho de quantidade ou volume de fios. Este é considerado o cenário perfeito pelos pacientes, porém nem sempre é o encontrado, visto a gravidade de alguns problemas capilares. Quando o paciente evolui assim certamente encontra-se muito satisfeito com o tratamento. 

SIGA EM FRENTE E LEIA A PARTE 2 DESTE POST COM MAIS ESCLARECIMENTOS SOBRE O SUCESSO NO TRATAMENTO DA QUEDA DE CABELOS 

O que é sucesso no Tratamento da Queda Capilar - PARTE 2 (no link abaixo)


Fonte: www.tricologiamedica.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.