FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

sábado, 15 de junho de 2013

Queda de cabelos e seus tratamentos. Grandes verdades por Dr. Ademir Junior

Provavelmente você já está cansado de ouvir sobre os tão falados mitos e verdades relacionados à queda dos cabelos. Sempre as mesmas coisas sendo faladas, os mesmos argumentos em toda e qualquer matéria de jornal, revista ou de TV, certo?
Pois então, estava pensando no que não se fala, é importante que o leitor desse blog saiba sobre queda de cabelos. Não apenas mitos e verdades, mas afirmações que vem sendo passadas de geração em geração e que ninguém confirma, mas também ninguém nega e que podem confundir a cabeça de quem perde cabelos. 
Além disso, vou tecer comentários sobre o porque determinadas coisas podem ou não acontecer durante um evento de queda capilar ou mesmo após iniciado um tratamento. 
Com isso acredito que elucido algumas coisas que são importantes sobre a ciência dos cabelos e desmistifico situações que podem estar fazendo a pessoa que sofre com o problema estar tomando medidas inadequadas frente ao problema.
Já aviso, é um texto longo. Mas vale a pena. 
Vamos começar:
1- Você não é igual a nenhuma outra pessoa nesse mundo, mesmo que tenha um irmão gêmeo.
Vejo sempre pacientes se queixando de que vem tentando usar os medicamentos de irmão, tios, primos ou amigos para se tratar. Pode até ser que isso tenha algum benefício, mas também tem riscos, pois nem sempre o que é bom para um conhecido é bom para você. Logo, você deve procurar um médico e fazer uma pesquisa ampla sobre o seu problema.
2- Você não é igual a nenhuma outra pessoa nesse mundo, mesmo que tenha um irmão gêmeo. 
Você não leu errado. A repetição da afirmação acima como segundo item desse texto é proposital. Há novos estudos sobre uma ciência jovem chamada Epigenética, que provam que mesmo irmãos gêmeos podem ter evolução diferente de uma mesma doença, e respostas diferentes aos mesmos medicamentos, mesmo que esse medicamento tenha sido prescrito para tratar doenças que estão acometendo irmãos gêmeos. 
O artigo cujo link segue aqui mostra um estudo japonês com evidências de que isso é um fato: Eleven pairs of Japanese male twins suggest the role of epigenetic differences in androgenetic alopecia.
Infelizmente, quem quiser o estudo na íntegra deverá comprar o pdf no site da revista European Journal of Dermatology onde o estudo foi publicado. 
3- Xampu Antiqueda não funciona.
Esse fato é essencial para que você não perca tempo nem dinheiro investindo em produtos que não trazem os benefícios que você gostaria para sua queda capilar. 
Xampus são produtos que ajudam muito nos cuidados com a beleza e saúde dos fios de cabelo e couro cabeludo. Mas, infelizmente não são eficientes no tratamento da queda capilar. Exceto quando falamos da queda por QUEBRA. Para esses casos até podem ajudar. 
Os motivos são variados, mas vou citar alguns deles: 
- A forma farmacêutica de um xampu não é feita para favorecer a penetração de ativos no couro cabeludo
- O produto fica muito pouco tempo em contato com o couro, logo, ainda que um xampu tivesse capacidade de favorecer uma permeação profunda de ativos via transfolicular (pelo canal onde o fio de cabelo sobe desde a raíz até o superfície da pele), ou mesmo por via percutânea (através da pele - cruzando a epiderme e a derme), ainda assim deveria ficar muito mais tempo do que 5 minutos (provavelmente mais de 1 hora)  em contato com o couro cabeludo para promover algum benefício.
- Quando lavamos a cabeça diluímos o xampu na água que se encontra no cabelo molhado, diminuindo a concentração dos ativos em contato com a pele do couro cabeludo.
- A maior parte dos ativos fica em contato com a superfície dos fios de cabelo e não na superfície do couro cabeludo (exceto naqueles que já estão com o couro cabeludo bem ralo), favorecendo que muito dos ativos presentes no xampu (mesmo sabendo que já estão diluidos pela água do cabelo molhado - como citado no item acima), sequer tenham a possibilidade de permear através do couro pois não estão realmente em contato com ele. 
Por fim, se você já usou um xampu antiqueda que reduziu a sua queda, ok. Pode até ser que você realmente tenha associado o uso de xampu ao fato. Mas provavelmente, o motivo de sua melhora pode ter estado muito mais em uma coincidência, uma vez que sua queda já poderia estar programada para diminuir e nao relacionada com o uso do produto de fato. 
Há aqui no próprio blog uma ótima pesquisa feita por um amigo, o Químico Adriano Pinheiro, e publicada na Folha de São Paulo, sobre xampus antiqueda. É muito interessante. Veja o link: Pesquisa sobre Xampus Antiqueda - Folha de São Paulo
4- Alguns xampus podem ajudar na permeação de ativos de loções/tônicos para a queda capilar. 
Embora nao acredite  em xampu antiqueda, não posso deixar de acreditar que alguns xampus realmente facilitam a permeação de ativos de loções ou tônicos capilares. 
Isso ocorre porque há xampus que melhoram a saúde do couro cabeludo, retiram resíduos de cosméticos, acalmam o couro cabeludo tratando dermatites e inflamações, eliminam total ou parcialmente a caspa que se acumula na superfície da pele. Com isso, mesmo que de forma indireta, os xampus até podem ajudar num controle da queda. Mas, mantenho a afirmação que se trata de um benefício indireto desses tipos de xampu que, muitas vezes, sequer são vendidos como xampus antiqueda, mas sim como anticaspa, anti oleosidade, controladores de dermatites etc. 
5- Você deve lavar seus cabelos sempre que sentir necessidade.
Lavar a cabeça é uma questão de higiene. Se você sente que precisa lavar a cabeça sempre que entra no banho para poder se sentir bem, então lave. 
Não é o ato de lavar que faz o cabelo cair. O cabelo cai na lavagem porque está programado para cair, e como ao lavar manipulamos mais o cabelo, então é esperado que muitos desses cabelos que estão programados para cair se soltem no ato da lavagem. 
Essa coisa de que a raiz do cabelo apodrece se ficar úmida é algo que me incomoda muito. Penso sempre em uma área de nosso corpo, a axila, que fica todo o tempo úmida, sofre com o atrito do movimento do braço e, além de tudo abafada pela presença do próprio braço. E, de verdade, salvo quando não está bem lavada, pode até cheirar mal, mas daí a apodrecer é algo que não existe.
Por fim, o folículo piloso (em outras palavras, a RAIZ DO CABELO), está inserido na derme. Uma área que é úmida por natureza e é o meio onde esse folículo trabalha e desenvolve. 
Dependendo do tipo de atividade que o paciente tem ao longo do seu dia (trabalho, atividade física), dependendo do lugar onde ele vive e realiza suas atividades (se é ao ar livre ou ambiente fechado, se mais ou menos empoeirado ou poluído), dependendo do tipo de pele do paciente (mais ou menos oleosa, se o paciente sua mais ou menos), as lavagens serão essenciais, porque mais do que lavar com frequência, é muito mais importante manter o couro cabeludo higienizado e saudável. 
Concluindo, couro cabeludo sujo faz o cabelo cair.
6- Seu estilo de vida pode ser um dos motivos de sua queda capilar
Quem tem um estilo  vida saudável, provavelmente terá menor chance de desenvolver problemas de saúde. A queda de cabelos é um dos problemas que tem relação estreita com esse fato. O indivíduo até pode ter um motivo de base para a queda de cabelos, no caso genética ou uma patologia qualquer que tenha como sinal clínico a queda de cabelos e que, não necessariamente esteja relacionada ao estilo de vida da pessoa, ex: hipotireoidismo. 
Mas se a alimentação é ruim, se dorme pouco ou mal, se é estressado ou ansioso demais, se é sedentário, se fuma, bebe em exagero, provavelmente poderá desenvolver queda capilar por esses fatores supracitados ou agravar uma queda genética ou causada pelo hipotireoidismo, por exemplo. 
A verdade é que, voltando à questão da epigenética, citada no item 2 desse texto, queira ou não, muito da responsabilidade por determinados problemas de saúde que desenvolvemos é, pelo menos em parte, nossa responsabilidade. Tudo porque, nossas escolhas determinam o estilo de vida que queremos ter e, consequentemente, podem se desdobrar em problemas de saúde. A queda de cabelos é um dos sinais de escolhas erradas de hábitos de vida.

7- Se alguma empresa prometer resultados milagrosos para a melhora da queda de cabelos, desconfie.
Quanta gente perde tempo e dinheiro tratando dos cabelos com produtos que prometem milagres que sabemos que não existem.
Infelizmente a perda de cabelos é algo que incomoda e mexe muito com o emocional de quem passa pelo problema. Fico muito chateado quando vejo empresas conceituadas apresentando produtos milagrosos e prometendo inverdades. Eu mesmo vivenciei o problema de queda de cabelos quando mais jovem e posso garantir que quem passa pelo problema sofre muito e, por conta disso, às vezes se entrega ao marketing do engodo.
Participo de congressos, tenho muitos amigos que atuam na área, acompanho as publicações científicas para me manter atualizado e posso garantir: Não há Mágica! Há sim, ciência e bom senso.
Os estudos sérios provam que ainda não conseguimos parar uma queda de cabelos, de uma hora para outra, cujo fator causal está atuando em um indivíduo . A verdade é essa. Você pode até querer acreditar que não, e se deixar ludibriar por produtos, propagandas e condutas inadequadas de empresas que só querem seu dinheiro. Mas a verdade é que, se quer algo sério, deverá procurar um profissional habilitado para te tratar, seguir as orientações que ele prescrever, fazer os exames que forem necessários e ter tranquilidade e paciência para colher os resultados.
Escreví um texto falando sobre o marketing que explora pessoas que perdem cabelos, leia em: O Poder Mágico das Fórmulas Milagrosas
Queda de Cabelos - Um Mercado Amplamente Explorado por Produtos Anti éticos

8- Paciência e Disciplina são essenciais.
Não adianta passar dias fazendo pesquisas, tentando se autodiagnosticar, incrementar seu tratamento com tudo o que vê na farmácia e nas propagandas para queda de cabelos. Se você quer melhorar deverá pensar que todo bom tratamento deve ser baseado em 5 palavras chave:
- Sinceridade: Seja sincero com seu médico. Esconder informações importantes sobre seu quadro adia  seu diagnóstico correto e impede que o profissional chegue a conclusões mais precisas sobre o seu quadro.
- Diagnóstico: Através das informações oferecidas, do exame físico e de eventuais resultados de exames complementares, o médico chegará a um diagnóstico.
- Bom senso: Caberá ao profissional escolher bem as prescrições e orientações terapêuticas, assim como individualizar o seu tratamento de acordo com as informações da história clínica e do exame fisico/laboratorial.
- Disciplina: De que adianta um excelente diagnóstico, uma prescrição e orientações terapêuticas precisas sem que o paciente siga o tratamento de forma adequada? Seguir as orientações médicas com disciplina é parte do sucesso do tratamento.
- Paciência: Nem sempre os resultados vem na velocidade em que o paciente espera. O cabelo é uma estrutura que responde de forma gradativa ao tratamento e, quase nunca, os resultados surgirão de forma acelerada. Paciente sem paciência sofre mais durante o tratamento e estressa a si mesmo, podendo, inclusive, com a ansiedade e estresse por resultados rápidos evoluir com um ciclo vicioso que promove ainda mais estresse.
Veja a imagem abaixo que ilustra o paciente estressado com o tratamento:
9- O estresse realmente causa queda de cabelos.
Não adianta querer acreditar o contrário. O estresse, está mais que provado, muda a química do corpo e causa queda de cabelos. E, em virtude disso, acabei elaborando esse esquema que você viu acima.
Ao longo dos anos, desde que criei esse blog, escrevi vários textos falando sobre isso. Leiam o que dizem os artigos científicos sobre o tema:
Psicologia e Doenças dos Cabelos
Alopecia Areata Difusa
Alopecia Areata e a Teoria do Colapso Imunológico
Eflúvio Telógeno - O diagnóstico mais frequente de Queda de Cabelos
Benefícios da Massagem para a Queda de Cabelos
Quedas de Cabelo em situações Limites

10- Não Lute Contra o Tratamento, Lute contra a Queda de Cabelo e sua causa.
Há muita gente que quer negar a queda capilar, em especial aqueles que são diagnosticados com quedas  causadas por problemas genéticos ou motivos que podem levar ao uso de tratamento por tempo prolongado ou indefinido (para o resto da vida).
Por conta disso, após iniciado um tratamento, aos primeiros sinais de que estão melhores da queda ou do volume capilar, acabam abandonando o mesmo. Após algum tempo o quadro ressurge, causando desconforto e a necessidade de procurar o médico novamente para recomeçar o tratamento.
Muitos, chegam até a mudar de médico acreditando que os resultados do tratamento não foram bons porque, quando deixaram de usar o tratamento o quadro voltou.
Ora, em se tratando de um quadro crônico, muitas vezes de origem genética, sem a possibilidade de cura, o fator causal sempre será uma força que tenderá a continuar atuando sobre o paciente. Nesse caso, estimulando a perda capilar. Medicamentos e tratamentos, para que o paciente siga evoluindo bem, sem perda capilar ou até mesmo com melhora ou estabilização do quadro, não poderão ser descontinuados pois fazem força contrária ao fator causal. Tal qual a velha brincadeira de cabo de guerra.
Num cabo de guerra, forças contrárias disputam entre si e o vencedor é aquele que consegue ser mais eficiente em uma das pontas do cabo. A questão é que na queda capilar genética, a força que favorece a perda capilar deverá sempre ser combatida, uma vez que nunca deixará de atuar. Logo o tratamento, para ter sucesso, deverá anular ou ser suficientemente mais forte do que a força da genética para favorecer o sucesso do tratamento capilar. Mas, se os cuidados com o tratamento afrouxam ou o tratamento deixa de ser feito pelo paciente, a força da genética volta a atuar, trazendo de volta a perda de cabelos.
Por isso, o paciente deve se conscientizar que não deve lutar contra o tratamento. Não deve ter pressa de parar com o mesmo e deve estar ciente de que poderá ter que continuar tratando pelo resto da vida. Deverá entender também que o médico e o tratamento prescrito são as armas que têm em suas mãos para lutar contra a queda de cabelos e seus fatores causais.




Postado há por

Um comentário:

  1. COMO EU ME CUREI DO VÍRUS DE HERPES.

    Olá pessoal, estou aqui para dar meu testemunho sobre um herbalista chamado Dr. imoloa. Eu estava infectado com o vírus herpes simplex 2 em 2013, fui a muitos hospitais para curar, mas não havia solução, então estava pensando em como conseguir uma solução para que meu corpo possa ficar bem. um dia, eu estava na piscina, navegando e pensando onde conseguir uma solução. Eu passo por muitos sites onde vi tantos testemunhos sobre o Dr. Imoloa sobre como ele os curou. eu não acreditava, mas decidi experimentá-lo, entrei em contato com ele e ele preparou o herpes para mim, que recebi através do serviço de correio da DHL. tomei por duas semanas depois, em seguida, ele me instruiu a ir para o check-up, após o teste, foi confirmado herpes negativo. sou tão livre e feliz. portanto, se você tiver algum problema ou estiver infectado com alguma doença, entre em contato com ele pelo e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com. ou / whatssapp - 2347081986098.
    Esse testemunho serve como expressão de minha gratidão. ele também tem
    cura à base de plantas para, FEBRE, DOR CORPORAL, DIARRÉIA, ÚLCERA DA BOCA, FATIGUE DE CÂNCER DE BOCA, DORES MUSCULARES, LÚPUS, CÂNCER DE PELE, CÂNCER DE PÊNIS, CÂNCER DE MAMA, CÂNCER DE PÂNICO, DOENÇA RENAL, CANCRO VAGINAL, CANCER VAGINAL, CANCRO DOENÇA DE POLIO, DOENÇA DE PARKINSON, DOENÇA DE ALZHEIMER, DOENÇA DE BULÍMIA, DOENÇA INFLAMATÓRIA DE DOENÇAS FIBROSE CÍSTICA, ESQUIZOFRENIA, ÚLCERA CORNEAL, EPILEPSIA, ESPETO DE ÁLCOOL FETAL, LICHEN, PLANTIA, CLÍNICA DE SAÚDE / AIDS, DOENÇA RESPIRATÓRIA CRÔNICA, DOENÇA CARDIOVASCULAR, NEOPLASIAS, TRANSTORNO MENTAL E COMPORTAMENTAL, CLAMÍDIA, VÍRUS ZIKA, ENFISEMA, TUBERCULOSE, BAIXO CONTAGEM ESPÉCIE, ENZIMA, INFORMÁTICA, BARRIGA, DISTRIBUIÇÃO, DISTRIBUIÇÃO EREÇÃO, ALARGAMENTO DO PÊNIS. E ASSIM POR DIANTE.

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.