FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

quinta-feira, 31 de maio de 2012

ATENÇÃO!!!!!


Acesse e curta a página do Sebrae no Facebook sobre Beleza.  O endereço é https://www.facebook.com/sebraebeleza

ALOPECIA - TRATAMENTO CIRÚRGICO

Calvície tem tratamento cirúrgico.

TEXTO BLOG "EU AMO SOBRANCELHAS"

terça-feira, 29 de maio de 2012

SUAS SOBRANCELHAS ESTÃO SEM PÊLOS? SAIBAM PORQUÊ.

Olá lindonas. Este final de semana foi muito especial. Principalmente pelo encontro com uma  grande amiga chamada 
Ly Marques. Ela foi uma das pessoas que acreditou no meu trabalho quando eu não sabia praticamente nada sobre beleza.
        Hoje, minha querida Ly Marques  é Cabeleireira e Tricoterapeuta Capilar, na Cidada de São João Del Rey  e esta disposta esclarecer algumas dúvidas sobre a região das sobrancelhas aqui no nosso cantinho.
A pergunta que não quer calar: Porque nossas sobrancelhas ao longo do tempo vão ficando totalmente sem pêlos????


Segundo nossa querida Ly Marques, a culpa é toda nossa.Cada vez que retiramos pêlos das nossas sobrancelhas é como se fizessemos cicatrizes no local de onde o folículo foi retirado. Quando isso ocorre repetidamente  nos mesmos folículos geramos um processo chamado alopecia   cicatricial , ou seja, os pêlos deixam de crescer nos locais de onde foram retirados diversas vezes seguidas .  Ao longo de nossas vidas "limpamos" nossas sobrancelhas diversas vezes, começamos geralmente aos 15 anos.  Logo, em uma simples matemática, quando tivermos 30 anos , podemos contabilizar 15 anos de retirada dos pêlos. Levando-se em consideração que geralmente realizamos isso em casa, com certeza muitas vezes os pêlos retirados na verdade deveriam estar preservados no desenho das sobrancelhas. Consequência: sobrancelhas sem pêlos.
      Para que vocês não causem essa ausência de pêlos precocemente nas sobrancelhas, em lugares onde deveriam ter pêlos. Procurem um Designer de Sobrancelhas, assim você preserva a harmonia do seu rosto.
Fica a dica. bjs....
 

terça-feira, 29 de maio de 2012

PRONTO SOCORRO DO CABELO


TRANSPLANTE DE CABELOS - TEXTO DE DR. ADEMIR JUNIOR (TRICOLOGISTA)

Transplante de Cabelos Humanos em Ratos - Pesquisa Surpreende o Meio Científico
07/05/2012

imagem imagens/cabelocamundongo.jpg
Costumo dizer que sou chato quando vejo resultados de pesquisas que mostram novas descobertas que podem nos levar à cura da calvície. Tudo porque, nos últimos anos, o que vejo são apenas novas peças de um grande quebra-cabeça sendo encontradas e desvendadas, porém tudo o que surge é parte de um todo amplo em complexo,, mas que só serve para que conheçamos mais a real dimensão do problema da queda capilar. (Já comentei isso neste blog em outras oportunidades)
Para empurrar de lado a minha chatice, e me alegrar um pouco, eis que surge uma pesquisa que foi publicada ontem pela Revista Nature Communications. A pesquisa acende realmente uma luz de esperança bastante interessante sobre o melhor entendimento do uso das células tronco capilares para a regeneração folicular. Tudo porque estudiosos japoneses resolveram implantar folículos pilosos desenvolvidos por bioengenharia e contendo todas as suas partes anatômicas na pele de camundongos, assim como estimular a conexão entre estes folículos implantados com músculos eretores dos pelos e terminações nervosas da pele do animal. Tanto as terminações nervosas como o músculo eretor do pelo são estruturas que colaboram com o controle do crescimento capilar e tem papel extremamente importantes para a organização do ciclo de crescimento dos cabelos saudável.
Os resultados do controle do ciclo dos pelos como podem ser observados abaixo mostram a normalização do crescimento dos fios como ocorre em áreas onde pacientes não costumam desenvolver calvície.
Os resultados são otimistas uma vez que o estudo apresenta evidências de um folículo com capacidade de desenvolvimento normal e que promove crescimento de cabelos saudáveis através da bioengenharia.
Os estudiosos também salientam que estes novos conhecimentos poderão ajudar na elaboração de um tratamento cujo objetivo será o tratamento de diversos tipos de alopecia, entre elas a calvície masculina e feminina. 
Ainda assim os estudiosos alertam que precisam ir adiante com os estudos para que o uso das células tronco e da bioengenharia para o tratamento da queda capilar possa vir a ser uma realidade. 
Se será um futuro próximo ou distante, só as novas pesquisas poderão nos dizer. Ainda assim, acredito que a notícia é boa e só trás ainda mais esperança sobre aqui que esperamos que venha a ser o tratamento da calvície.
LEIA TAMBÉM: Prostaglandina D2 (PGD2) mais uma peça no grande quebra-cabeça que envolve as causas da calvície

Referências:
FULLY FUNCTIONAL HAIR FOLLICLE REGENERATION THROUGH THE REARRANGEMENT OF STEM CELLS AND THEIR NICHES
KOH-EI TOYOSHIMA, KYOSUKE ASAKAWA, NAOKO ISHIBASHI, HIROSHI TOKI, MIHO OGAWA, TOMOKO HASEGAWA, TAROU IRIÉ, TETSUHIKO TACHIKAWA, AKIO SATO, AKIRA TAKEDA & TAKASHI TSUJI
NATURE COMMUNICATIONS 3, ARTICLE NUMBER: 784 DOI:10.1038/NCOMMS1784
RECEIVED 30 AUGUST 2011 ACCEPTED 12 MARCH 2012 PUBLISHED 17 APRIL 2012
Link para o estudo:
http://www.nature.com/ncomms/journal/v3/n4/full/ncomms1784.html

CUIDADOS COM A PELE NEGRA


Cuidados com a pele negra!

Características da Pele Negra

A pele negra possui maior resistência ao sol e aos efeitos do envelhecimento. Mas as desvantagens também existem e devem ser conhecidas. A pele negra tem particularidades que pedem cuidados específicos.
A pele negra apresenta menos incidência de câncer e menor grau de envelhecimento. Os brancos têm 15 vezes mais chances de apresentar câncer de pele que os negros. É claro que a diferença não se resume à pigmentação. O que se observa em indivíduos de qualquer idade é que a pele negra tem maior firmeza, é mais lisa e mais resistente aos fatores irritantes — ou seja, menos sensível.
A pele negra é mais lisa porque envelhece menos, devido à proteção da melanina (pigmento que dá coloração à pele). É mais resistente porque a camada córnea é mais espessa, e devido a isso, acne e foliculite podem surgir. Outra vantagem é que a coesão das células é mais forte e existe também maior conteúdo lipídico, o que mantém maior hidratação. Geralmente as peles negras são mais oleosas.

Melasma

A pele negra tem uma quantidade maior de melanina e isso pode significar maior incidência de manchas na pele. Assim sendo, acne, queimaduras ou qualquer procedimento cirúrgico ou estético — depilação ou peeling em qualquer parte do corpo — provocam o aparecimento de manchas.
As manchas são mais fortes nas áreas expostas e nas áreas de dobras onde a pele é mais fina. A pele negra também está mais sujeita ao melasma (mancha que aparece no rosto) sem causa aparente e que geralmente está ligada à gravidez, pílulas anticoncepcionais e radiação solar.

Cuidados Faciais

Cuidados com a pele negra!
A pele precisa de limpeza pelo menos duas vezes ao dia, sendo importante utilizar produtos não-oleosos, não-comedogênicos (que não ocluem os poros produzindo cravos) e pouco irritantes para evitar acne e foliculite.
Como qualquer pele oleosa, a pele negra deve ser tratada à noite com produtos hidratantes com base em gel; e pela manhã um protetor solar não-oleoso. Embora a pele negra seja mais protegida, a incidência de manchas é muito grande, tanto quanto na pele muito clara.
Recomenda-se também uma esfoliação uma vez por semana para eliminar as células mortas. No caso especifico das manchas o tratamento deverá ser feito com substâncias despigmentantes como hidroquinona, ácido kojico, ácido fítico, ácido azelaico, entre outros, mas com muita cautela e com profissional capacitado.

Maquiagem para Pele Negra

Cuidados com a pele negra!
Oleosidade e maquiagem são duas coisas que, definitivamente, não combinam. Para minimizar o problema, escolha com cuidado os produtos que você vai aplicar no rosto. Inicialmente, a dica é montar um nécessaire com os itens básicos. Não pode faltar um bom sabonete para pele oleosa, loção secativa ou primer, filtro solar oil free ou base com filtro solar, blush, sombra e rímel. Para finalizar a maquiagem da pele negra é essencial um pó facial para eliminar o brilho.
As tonalidades de pele morena e negra são muito mais variadas do que se pensa. É preciso  pesquisar, testar todas as cores nas costas das mãos para ver como fica, até encontrar os produtos adequados para você. Evite comprar maquiagem sem ver e testar o produto.

Base Facial

Cuidados com a pele negra!
Na hora do make, o maior desafio será encontrar a cor da base ideal. Se a tonalidade for mais clara que a pele, o resultado vai puxar para o tom acinzentado. Nesse caso, talvez seja preciso misturar as cores para chegar ao acabamento mais natural. Mulheres com pele oleosa devem evitar produtos cremosos, como base em bastão. Usar apenas pó pode ser uma alternativa ou base oil-free (sem óleo).
É importante também constatar se o tom da pele tende mais ao vermelho ou ao amarelo, para que a base escolhida siga essa mesma coloração. Fuja de pós e bases beges ou muito claras.

Corretivo

As mulheres de pele morena ou negra tendem a ter olheiras mais escuras que o tom de pele, o que é complicado esconder. Opte por um de cor bege escuro. Fuja dos tons brancos.

Blush

Cuidados com a pele negra!
Para destacar as maçãs do rosto você deve usar blush marrom escuro, marrom café. Se você quer dar um tom de saúde, use rosa queimado ou terracota. Evite tonalidades como pêssego, salmão ou alaranjado.

Batom ou Gloss

Cuidados com a pele negra!
Os dois funcionam muito bem; depende do efeito que se está procurando. O batom deixa a boca mais definida, o gloss a deixa mais sensual. Você pode brincar misturando batom e gloss para obter diferentes tonalidades, por exemplo, usar um batom escuro embaixo e um gloss claro por cima. Aposte nas cores ameixa e morango, que lhe darão um ar sensual sem ser vulgar. Cuidado com os tons de laranja e rosas muito claros.

Sombras

Cuidados com a pele negra!
Quem não gosta de arriscar pode usar os tradicionais dourado-bronze-cobre para colorir as pálpebras, mas as alternativas não ficam por aí. Qualquer cor que seja cintilante, que tenha o efeito de iluminar os olhos cai muito bem na pele negra. Tons pastéis cintilantes ficam muito bem, principalmente se combinados com um delineador preto.
O lilás, que é uma cor fria, e o ameixa, que é uma cor quente, ficam ótimos em peles morenas e negras. Verdes próximos ao oliva também. Dá até para arriscar um amarelo com pigmentação, ou seja, aquela sombra que você vê claramente quando experimenta.

Tendência: tons terrosos vão compor o make de inverno

Tendência: tons terrosos vão compor o make de inverno

segunda-feira, 28 de maio de 2012

VOCÊ TRABALHA HORAS SENTADA EM FRENTE AO COMPUTADOR?


Exercícios para evitar problemas na coluna

Exercícios para a Coluna

As dores na coluna são frequentes entre a maioria dos trabalhadores. Aproximadamente 80% da população mundial sofre com esse problema. Quais são os principais motivos que causam esse problema?
Algumas causas mais frequentes para o problema são a má postura, a falta de alongamento, o estresse e as várias horas na mesma posição, principalmente em frente ao computador. Entre as mulheres, as dores na coluna podem ser resultado do calçado utilizado diariamente. Eles precisam ser confortáveis, com saltos largos entre dois a cinco centímetros. Os sapatos muito baixos diminuem a absorção de impacto, já os altos e com salto fino dão instabilidade e acabam forçando a coluna.
Exercícios para evitar problemas na coluna

 O que fazer para evitar as dores na coluna?

Cuidados diários com a postura são fundamentais. Tanto as pessoas quanto as empresas precisam ter a consciência desses cuidados para melhorar o dia-a-dia dos brasileiros. Além de alongamentos, o ajuste ergonômico dos postos de trabalho é muito importante. Cadeira e computador ajustados na posição correta evitam que os funcionários fiquem curvados, por exemplo.
Em relação aos sapatos utilizados com frequência, é preciso que eles sejam confortáveis, com saltos largos entre dois a cinco centímetros. Os sapatos muito baixos diminuem a absorção de impacto, já os altos e com salto fino dão instabilidade e acabam forçando a coluna.
Nos afazeres domésticos também é necessário prestar atenção na coluna. Ao pegar algo do chão ou erguer peso é importante flexionar os joelhos. Outra dica é evitar fazer a mesma atividade durante muito tempo. Muitas pessoas deixam para passar roupas em um único dia da semana e fica nesta atividade durante horas, o que acaba sobrecarregando o corpo. O ideal é dividir os afazeres para não gerar estresse físico. 6

Alongamentos associados a qualquer outro exercício (ginástica em geral, musculação, esportes, corrida) gera alívio de estresse e ganho de força e condicionamento.
Além de ginástica laboral, há algum tratamento que pode ser feito com frequência em quem já apresenta um quadro mais agravado?
Para quem sofre com dores nas costas constantemente alguns tratamentos, além da ginástica laboral, são indicados:

RPG

Método fisioterapêutico de avaliação e tratamento das disfunções posturais e dos movimentos através de oito posturas globais. Procura não apenas tratar o sintoma, mas buscar a sua causa. Baseia-se em trabalho corporal ativo, onde as posturas praticadas terão um papel de tração em todas as cadeias musculares. A RPG proporciona um tratamento personalizado, individual, ativo e progressivo, já que cada paciente reage de maneira diferente a um problema.

Acupuntura

O tratamento é realizado através da estimulação de pontos específicos espalhados pelo corpo nos canais de energia. Ao serem estimulados, eles produzem efeitos analgésicos, relaxantes e anti-inflamatórios.

Osteopatia

Relativamente nova, a técnica tem se mostrado eficiente nos ajustes posturais e articulares. Trata-se de uma ciência em que o terapeuta procura fazer com que o corpo do paciente desenvolva equilíbrio e funcionalidade.

Fisioterapia

 É voltada ao entendimento da estrutura mecânica do corpo. A fisioterapia previne e trata distúrbios de biomecânica e funcionalidade humana em qualquer idade, decorrente de alterações de órgãos e sistemas humanos. Estuda ainda os efeitos benéficos que os recursos físicos e naturais possuem sobre o organismo das pessoas, para que sejam aproveitados da melhor forma.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Pílulas Nutricosméticas

Pílulas Nutricosméticas
A pouco tempo no mercado, as pílulas nutricosméticas estão deixando muitas dúvidas a respeito da sua eficiência. Então vamos tentar entender como elas funcionam no nosso organismo?
Para quem deseja evitar doenças e prevenir o envelhecimento, seguir uma alimentação equilibrada é o método mais recomendado pelos médicos. Isso porque as vitaminas e os minerais contidos nos alimentos ajudam a combater os radicais livres, moléculas que degeneram as células sadias do nosso organismo. No entanto, o fato é que a maioria das pessoas não consomem a quantidade necessária de nutrientes capaz de oferecer proteção total. É aí que entra o papel das pílulas nutricosméticas.

O que é a pílula nutricosmética?

São cápsulas ricas em vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos e proteínas que visam repor possíveis deficiências e cuidar da beleza. Dessa forma, além de nutrir o corpo, combatem os radicais livres que são responsáveis por acelerar o envelhecimento da pele, fornecem nutrientes para a produção de colágeno e elastina, e fortalecem unhas e cabelos.  Ao repor possíveis deficiências de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos e proteínas dentro do corpo, o efeito pode ser visto por fora, pois problemas estéticos como rugas, unhas fracas, queda de cabelo e flacidez são visivelmente melhorados. É o conceito da beleza de dentro para fora.

Como agem as pílulas?

Pílulas Nutricosméticas
Cada pílula atua com uma diferente função, sendo utilizadas para combater os radicais livres, estimular a produção de colágeno, para manter a pele firme e retardar a flacidez. Além desses benefícios , alguns nutricosméticos agem repondo proteínas que contribuem para o fortalecimento das unhas e dos cabelos e no tratamento contra a celulite. Outras são responsáveis pela preparação da pele à exposição de raios solares, evitando queimaduras e mantendo o bronzeado por mais tempo. Existe até as pílulas antigorduras que ajuda a acelerar o metabolismo e, assim, diminui medidas. Mas, para reduzir pra valer o peso na balança, é necessário associá-la à dieta e ginástica.

Tempo de consumo

Podem ser ingeridas por tempo indeterminado, mas sempre com orientação médica. Os efeitos, por serem progressivos, surgem em média a partir do primeiro mês, sendo muito mais visíveis a partir de 3 meses.

terça-feira, 22 de maio de 2012

BORDER NAILS


A moda das unhas com bordas coloridas

Border Nails  a moda das unhas com bordas colorida
Foto reprodução necolebitchie.com
Depois das unhas de pelúcia, a nova tendência que promete esquentar o inverno tupiniquim são as border nails. Pura extravagância, a técnica consiste em pintar uma borda colorida ao redor da unha, fazendo contraste com a cor usada na base.
Publicidade
Para quem achou que não veria novidades "esmaltísticas" por aqui tão cedo, saiba que as bordinhas coloridas nas unhas viraram febre entre as esmaltólatras internacionais. Não acredita que border nails vão conquistar os corações tupiniquins? Ao que tudo indica as unhas com bordinhas coloridas já estão dando o que falar e até mesmo a cantora Ke$ha já aderiu ao look e exibiu as garras em seu twitter.
Gostou da novidade e está pensando em aderir à moda, o segredo é apostar em cores contrastantes para ressaltar o detalhe, mas você também pode utilizar outros materiais como os adesivos, pedrarias (pedaços moídos de vidro, cristais, etc.), ou bordas pontilhadas com formatos de bolinhas e tracinhos, dependendo do seu gosto.
Border Nails  a moda das unhas com bordas colorida
A cantora Ke$ha já aderiu às border nails e não pensou duas vezes antes de exibir as garras no twitter.
Quer reproduzir a técnica em casa? Antes de começar você vai precisar de alguns materiais básicos: dois esmaltes com a cor de sua preferência; um pincel para decorar unhas; uma pinça; removedor de esmalte e palitinho para retirar o excesso.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

ALOPECIA DE TRAÇÃO - UM TIPO DE PERDA CAPILAR FREQUENTE EM MULHERES


Um tipo frequente de perda de cabelos que acomete mulheres é a alopecia de tração. Esta alopecia se dá pelo uso frequente, e por períodos de tempo prolongados, de qualquer tipo de artefato para manter os cabelos presos.
Desde as mais simples presilhas, passando por elásticos, tiaras (arcos) e piranhas, tudo que mantém o cabelo preso por tempo prolongado ao longo do dia e que acaba sendo utilizado por meses ou anos pode causar a alopecia de tração.
Na imagem, o coque. Um tipo de penteado que poderia, caso fosse usado constantemente, causar alopecia de tração.
 A ideia de aparecimento da alopecia é simples, a tração continuada promove uma inflamação ao redor do folículo piloso. Esta inflamação de forma persistente estimula um processo de fibrose (formação de tecido cicatricial), na região perifolicular. 
Uma vez que esta inflamação continua sendo promovida, em um determinado momento o tecido fibrótico (a cicatriz em si), substitui o folículo e, naquele ponto o cabelo normalmente não nasce mais. 
Para quem gosta ou precisa manter os cabelos presos a dica é sempre evitar tração exagerada no ato de prender. Se acreditar que os fios de cabelo ainda não estão muito bem presos ou ajeitados tenha em mãos um gel, mousse ou spray fixador e dê aos fios o acabamento que eles precisam. Evitando a tração excessiva o cabelo pode ser mantido preso e sem risco de danos aos folículos pilosos. 
Uma atenção especial deve ser dada àquelas mulheres que tem os cabelos mais crespos e que utilizam tranças para a manter os fios presos. As tranças também podem causar o problema.
Uma outra informação importante é que a alopecia de tração acomete mais comumente áreas de transição entre o couro cabeludo e a pele. Logo, a região mais acometida está entre o couro cabeludo e o rosto, área que começa na região acima das orelhas, percorre todo a transição entre couro cabeludo e pele da testa até a orelha do outro lado do rosto. 
Mulheres com rarefação nesta área e que trabalham ou passam longos períodos com cabelos presos devem considerar a possibilidade de estarem desenvolvendo uma alopecia de tração e procurar um médico.
 

CLAREAMENTO DENTAL


Clareamento dental
O clareamento dental é uma técnica que se tornou muito popular nos últimos anos devido ao apelo estético por dentes brancos e bem alinhados.
Há, basicamente, duas formas possíveis de clarear os dentes: o clareamento por meio de luzes (Halógena, LED ou Laser) e o clareamento dental caseiro.
Os resultados de ambos os métodos são semelhantes, o que varia é a duração dos procedimentos. O tratamento com luz é bem mais rápido por utilizar um gel clareador bem mais forte que o gel utilizado no clareamento caseiro (Peróxido de Carbamida). Enquanto os ativados por luz proporcionam resultado imediato, o tratamento caseiro leva pelo menos três semanas.
Clareamento dental

Preparação Antes do Clareamento

Antes de branquear, os dentes devem estar os mais limpos possíveis. O ideal é fazer o tratamento logo após uma limpeza dentária, para o que o peróxido entre em contato direto com o esmalte e não com a placa. Se o paciente apresentar cáries ou tártaros, estes devem ser removidos.
Se as raízes dos dentes estiverem expostas estas não vão branquear uma vez que não estão cobertas por esmalte. Se o paciente apresentar restaurações, estas também não vão branquear pelo que possivelmente poderá ser necessário fazer a sua substituição após o branqueamento.

Tipos de Clareamento

Clareamento a Laser

Clareamento dental
Com esse procedimento, os dentes ficam claros em 40 minutos. A boca é protegida por uma máscara de borracha que deixa apenas os dentes à mostra. Em seguida, é aplicado um gel à base de peróxido de hidrogênio, uma substância poderosa que elimina as manchas. O laser é passado dente a dente com uma espécie de caneta que remove os pigmentos.

Moldeira Pré-Fabricada

Em uma moldeira é aplicado um gel de peróxido de hidrogênio, que penetra nos dentes e quebra as moléculas que causam o aspecto amarelado. A moldeira deve ser usada duas vezes ao dia, por 20 minutos, durante uma semana. A desvantagem é que esse tipo de moldeira é fabricada em tamanho único e pode ficar apertada ou folgada, sensibilizando a gengiva.

Molde Individual

Clareamento dental
O dentista providencia um molde sob medida para seus dentes, onde deve ser colocado um gel oxidante. O paciente usa a moldeira em casa, em geral ao dormir, por dez dias. Apesar de ser um tratamento caseiro, ele deve ter a orientação do dentista.

Fitas Adesivas

Clareamento dental
Vendido em farmácias, esse tratamento também é à base de peróxido de hidrogênio. As fitas devem ser aplicadas nos dentes duas vezes ao dia, por 30 minutos, durante duas semanas. Um fator positivo desse tratamento é que as fitas adesivas não entram em contato com a gengiva.
Além disso, se o resultado não for o esperado, elas podem ser reaplicadas. O ponto negativo é que elas cobrem apenas os dentes da frente.

Pincel

Nesse tratamento, o agente responsável pelo clareamento é o peróxido de carbamida. Com um pincel, basta aplicar o gel duas vezes ao dia, durante duas semanas, e reaplicá-lo a cada seis meses. Pela alta concentração do peróxido, ele age de maneira eficaz e não precisa ser aplicado em todos os dentes. O problema é que há um certo risco de ingerir o produto – os especialistas ainda não sabem se ele causa ou não danos à saúde.

Cremes Dentais Clareadores

Clareamento dental
As pastas de dente específicas para clarear podem ser usadas diariamente. Até ajuda a clarear, mas o resultado é o mais demorado. Componentes como o bicarbonato de sódio e a sílica são os responsáveis por limpar e alisar a superfície do dente. Esse é o método mais simples e barato.

Cuidados Pós-Clareamento

Clarear os dentes exige cuidados especiais no pós-tratamento e, principalmente, na escolha do método e dos produtos que farão o branqueamento. Alguns produtos, geralmente caseiros, podem atingir e matar a polpa dentária (parte viva do dente), provocando sensibilidade exacerbada e possibilidade de fraturas.
Para manter seu sorriso mais branco e bonito você deve:
  • Escovar os dentes três vezes ao dia com um creme dental clareador.
  • Usar fio dental diariamente para remover a placa que se aloja entre os dentes e abaixo da gengiva.
  • Usar produtos que contenham flúor, inclusive o creme dental.
  • Evitar o cigarro. Ele é um dos maiores causadores de manchas nos dentes.
  • Dosar o consumo de café, chá preto, vinho tinto, molho de tomate e refrigerantes. Beterraba e frutas vermelhas também mancham os dentes. Escove-os bem após ingerir algum desses alimentos.
  • Se possível usar enxaguantes bucais clareadores.
É fundamental que todo paciente siga a orientação do seu dentista, que realizará o monitoramente do tratamento de clareamento dos dentes do início ao fim. Não é recomendado adquirir produtos de clareamento em farmácias e drogarias, pois estes produtos não tem a mesma eficiência daqueles usados pelos profissionais e podem provocar sensibilidade com frio e quente, e nenhum resultado aparente.

PALESTRA SOBRE ACUPUNTURA, OSTEOPATIA, FITOTERAPIA ETC....

 


    OBRIGADA DRA. FÁTIMA MARQUES PELA EXCELENTE PALESTRA E PELO NOSSO ENRIQUECIMENTO CULTURAL.

sábado, 19 de maio de 2012

INSTITUTO ELO


       MAIS UM CURSO PARA APERFEIÇOAMENTO EM TERAPIA CAPILAR - SANTANA/SP                           LUCIANA E ELAINE, EXCELENTES PROFISSIONAIS - 18/05/2012

                                                   (INSTITUTO ELO)

MOMENTO DE REFLEXÃO!!!!!

 
 As pessoas ricas hoje em dia são os verdadeiros alquimistas dos tempos modernos. Aprenderam a transformar algo comum em algo precioso, e colhem as recompensas econômicas que acompanham a transformação. Pensando a respeito, não se chega à conclusão de que a espetacular velocidade de processamento de um computador se reduz a areia? Afinal, o silício vem da areia. Às pessoas que pegaram idéias - meros pensamentos - e as transformaram em produtos e serviços estão sem dúvida praticando a alquimia. Toda riqueza começa na mente!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

SE LIGA !!!!!!!!!

NO PRÓXIMO DIA 22/05 ACONTECERÁ + UMA SESSÃO DE AUTÓGRAFOS DO LIVRO COMO VENCER A QUEDA CAPILAR

Olá queridos, tudo bem? hoje tenho uma ótima notícia! É que na próxima terça feira dia 22/05, o Dr Ademir Júnior estará autografando seu novo livro COMO VENCER A QUEDA CAPILAR no espaço de entrada e exposições da Universidade Anhembi Morumbi Campus Centro. Nesta data também estará acontecendo na Universidade a Semana Acadêmica das Escolas de Ciências da Saúde.

Bom... eu que não sou boba, estarei por lá adiquirindo o meu exemplar autografado!

Onde: Universidade Anhembi Morumbi Campus Centro
Rua Dr Almeida Lima, 1134 - Móoca.
Horário da sessão de autógrafos: entre 12h-13:30h e os livros estarão sendo vendidos no local.
Valor: R$ 41,90

Olá, amigos! Não se esqueçam!
Próxima segunda-feira, dia 21 de maio, a partir das 9:00 da manhã, na ACI del-Rei, palestra "Acupuntura a Favor da Vida". Participe! Esperamos por você! 
Realização: Núcleo dos Profissionais da Beleza - Programa Qualificar - Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Um em cada três adultos tem hipertensão arterial e um em cada dez adultos tem diabetes mellitus, de acordo com relatório da OMS

Um em cada três adultos tem hipertensão arterial e um em cada dez adultos tem diabetes mellitus, de acordo com relatório da OMS
Hipertensão arterial e diabetes mellitus estão aumentando mundialmente. O relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), The World health statistics 2012, divulgado hoje, ressalta o crescente problema do aumento de doenças não contagiosas.
Um em cada três adultos no mundo inteiro, de acordo com os novos dados, tem pressão arterial aumentada (hipertensão arterial) - uma doença que provoca cerca de metade de todas as mortes por derrame cerebral e doenças cardíacas. Um em cada dez adultos tem diabetes mellitus. Isso ocorre sobretudo em países de baixa e média renda, diz a Dra. Margaret Chan, Diretora Geral da OMS.
Pela primeira vez, o relatório da OMS incluiu informações de 194 países sobre a porcentagem de homens e mulheres com pressão arterial elevada e com alterações nos níveis de glicose no sangue.
Em países de alta renda, o diagnóstico precoce e o tratamento generalizado com medicamentos de baixo custo reduziram significativamente a pressão arterial média entre as populações - e isso tem contribuído para uma diminuição das mortes por doenças do coração. Na África, no entanto, estima-se que mais de 40% (e até 50%) dos adultos estejam com a pressão sanguínea elevada. A maioria dessas pessoas permanece sem diagnóstico, apesar de muitos destes casos poderem ser tratados com medicamentos de baixo custo, o que reduziria significativamente o risco de morte e de invalidez por doença cardíaca e derrame.
Embora a prevalência média global de diabetes mellitus seja de cerca de 10%, em alguns países do Pacífico esta prevalência é bem maior. Se não for tratada, a diabetes pode levar a doenças cardiovasculares, cegueira e insuficiência renal.
A obesidade é outra questão importante. Hoje, cerca de meio milhão de pessoas são consideradas obesas. Os níveis mais elevados de obesidade foram observados nas Américas (26% dos adultos) e os mais baixos no Sudeste da Ásia (3% dos adultos). Em todas as partes do mundo, as mulheres são mais propensas a serem obesas do que os homens e, portanto, possuem maior risco de diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.
Doenças não transmissíveis atualmente causam quase dois terços de todas as mortes no mundo. O desafio em curso é o desenvolvimento de um processo de acompanhamento global e um conjunto de metas de prevenção e de controle dessas doenças.
Algumas das principais tendências no relatório deste ano são:
  • Mortalidade materna: de 1990 a 2012, houve uma queda de 47% na mortalidade materna. Um terço dessas mortes maternas ocorre em apenas dois países - Índia, com 20% do total mundial e Nigéria, com 14%.
  • Mortalidade em crianças: dados mostram que os avanços na saúde pública têm ajudado a salvar vidas de crianças na última década. O número de mortes de crianças reduziu de quase 10 milhões de crianças menores de 5 anos, em 2000, para 7,6 milhões de mortes anuais em 2010. O declínio nos números de mortes por doenças diarreicas e sarampo tem sido particularmente notável.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

CAFÉ SEM BOBAGEM!!!!

STRESS


Em uma conferência, ao explicar para a platéia a forma de controlar o estresse, o palestrante levantou um copo com água e perguntou:

-"Qual o peso deste copo d'água? "

As respostas variaram de 250g a 700g.

O palestrante, então, disse:

- "O peso real não importa. Isso depende de por quanto tempo você segurar o copo levantado. Se o copo for mantido levantado durante um minuto, isso não é um problema. Se eu o mantenho levantado por uma hora, vou acabar com dor no braço. Mas se eu ficar segurando um dia inteiro, provavelmente eu vou ter cãibras dolorosas e vocês terão de chamar uma ambulância."

E ele continuou:

- "E isso acontece também com o estresse e a forma como controlamos o estresse. Se você carrega a sua carga por longos períodos, ou o tempo todo, cedo ou tarde a carga vai começar a ficar incrivelmente pesada e, finalmente, você não será mais capaz de carregá-la. Para que o copo de água não fique pesado, você precisa colocá-lo sobre alguma coisa de vez em quando e descansar antes de pegá-lo novamente. Com nossa carga acontece o mesmo. Quando estamos refrescados e descansados nós podemos novamente transportar nossa carga."

Em seguida, ele distribuiu um folheto contendo algumas formas de administrar as cargas da vida, que eram:

1 – Aceite que há dias em que você é o pombo e outros em que você é a estátua.

2 – Mantenha sempre suas palavras leves e doces pois pode acontecer de você precisar engolir todas elas.

3 – Só leia coisas que faça você se sentir bem e ter a aparência boa de quem está bem.

4 – Dirija com cuidado. Não só os carros apresentam defeitos e têm recall do fabricante.

5 – Se não puder ser gentil, pelo menos tenha a decência de ser vago.

6 – Se você emprestar R$ 300,00 para alguém e nunca mais vir essa pessoa, provavelmente valeu a pena pagar esse preço para se livrar dela.

7 – Pode ser que o único propósito da sua vida seja servir de exemplo para os outros.

8 – Nunca compre um carro que você não possa manter.

9 – Quando você tenta pular obstáculos lembre que está com os dois pés no ar e sem nenhum apoio.

10 – Ninguém se importa se você consegue dançar bem. Para participar e se divertir no baile, levante e dance, pronto.

11 – Uma vez que a minhoca madrugadora é a que é devorada pelo pássaro, durma até mais tarde sempre que puder.

12 – Lembre que é o segundo rato que come o queijo - o primeiro fica preso na ratoeira. Saiba esperar.

13 – Lembre, também, que sempre tem queijo grátis nas ratoeiras.

14 – Quando tudo parece estar vindo na sua direção, provavelmente você está no lado errado da estrada.

15 – Aniversários são bons para você. Quanto mais você tem, mais tempo você viveu...

16 – Alguns erros são divertidos demais para serem cometidos só uma vez.

17 – Podemos aprender muito com uma caixa de  lápis de cor. Alguns têm pontas aguçadas, alguns têm formas bonitas e alguns são sem graça. Alguns têm nomes estranhos e todos são de cores diferentes, mas todos são lápis e precisam viver na mesma caixa.

18 – Não perca tempo odiando alguém, remoendo ofensas e pensando em vingança. Enquanto você faz isso a pessoa está vivendo bem feliz e você é quem se sente mal e tem o gosto amargo na boca.

19 – Quanto mais alta é a montanha mais difícil é a escalada. Poucos conseguem chegar ao topo, mas são eles que admiram a paisagem do alto e fazem as fotos que você admira dizendo "queria ter estado lá".

20 – Uma pessoa realmente feliz é aquela que segue devagar pela estrada da vida, desfrutando o cenário, parando nos pontos mais interessantes e descobrindo atalhos para lugares maravilhosos que poucos conhecem.
"Portanto, antes de voltarem para casa, depositem sua carga de trabalho/vida no chão. Não carreguem para casa. Vocês podem voltar a pegá-la amanhã. Com tranquilidade."

segunda-feira, 14 de maio de 2012

exta-feira, 11 de maio de 2012

O CABELEIREIRO VIDAL SASSOON MORREAOS 84 ANOS


Vidal Sassoon - 17/01/1928 a 09/05/2012
 Olá queridos, infelizmente perdemos um ícone hair, o cabeleireiro britânico Vidal Sassoon, que revolucionou o mundo da beleza com seus cortes assimétricos nos anos 1960, morreu no último dia 9 quarta-feira, em Los Angeles. Autoridades locais afirmam que Sassoon morreu de causas naturais, embora ele tenha sido diagnosticado com leucemia no ano passado. O cabeleireiro foi encontrado sem vida em sua casa, às 10h30; e deixa uma esposa, Rhonda, e três filhos de outro casamento.

Pioneiro, Sassoon ficou conhecido como por seus cortes de cabelo curtos e práticos, opostos aos penteados elaborados e cheios de volume da época. Ele criou o conceito “wash and go”, ou “lave e saia de casa”, dando início a uma corrente funcional e mais adequada ao movimento jovem que fervia na década.

Sassoon foi o responsável pelo corte de Mia Farrow no filme “O bebê de Rosemary”, de 1968, e causou tumulto no estúdio enquanto cortava o cabelo da atriz em meio a fotógrafos e repórteres. O cabeleireiro também passou a tesoura nas madeixas de Mary Quant, a criadora da minissaia; e das modelos Twiggy e Peggy Moffitt.

Depois de revolucionar a indústria da beleza, de abrir uma rede de salões famosa no mundo inteiro, de lançar produtos para cabelo com sua assinatura e de ir parar até em programas de TV, Sassoon deixa um legado de cortes geométricos, de franjas e pontas irregulares.

Veja alguns cortes de Sassoon






VOCÊ CONHECE A CHIA? VEJA AS MARAVILHAS DESSA SEMENTE PARA SUA SAÚDE!


Você conhece a Chia?
Hoje vamos falar de um assunto bem interessante para nossa saúde. Vocês já ouviram falar na chia? A chia é uma semente encontrada no sul do México e possui muitas vantagens para a saúde. Riquíssima em uma série de nutrientes, o grão também pode ser um grande aliado da dieta. Ela também é utilizada como suplemento alimentar para aumentar a resistência, a energia e a força.

Benefícios da Chia

  • Auxilia no emagrecimento
  • Colabora na redução do colesterol
  • Controla glicemia
  • Ajuda na formação óssea
  • Previne o envelhecimento precoce
  • Fornece energia ao corpo
  • Melhora a imunidade do organismo

Propriedades da Chia

Ômega-3

É, sem dúvida, o carro-chefe nutricional da chia. A porção de semente de chia tem nada menos que 400% da nossa necessidade diária de ômega-3. É claro que quando pensamos em ômega-3, logo nos lembramos de peixes, principalmente o salmão, que é muito rico desse nutriente.

Cálcio

Essa é para os intolerantes à lactose e precisam de uma fonte de cálcio segura .O cálcio presente na chia ajuda na formação da massa óssea, evitando a osteoporose.

Ferro

Uma ótima notícia para quem torce o nariz para espinafre e outros vegetais ricos em ferro, ou mesmo sofre de anemia. 100 gramas da semente de chia oferecem três vezes mais ferro que a mesma quantidade de espinafre, por exemplo. Para ilustrar melhor: uma porção da semente tem 67.8% das nossas necessidades diárias em ferro.

Proteínas

Ótima para quem faz atividade física e precisa de uma boa fonte de proteínas para a reconstrução muscular, 100 gramas da semente de chia carregam 16g de proteína em sua composição. A vantagem é que a semente ajuda na manutenção de massa muscular, fornece mais energia para as células nervosas e ainda pode complementar as necessidades diárias.

Magnésio

Essencial para o pleno funcionamento do nosso cérebro e ligações cognitivas, o magnésio também está muito presente na semente de chia. Em comparação com 100 gramas de brócolis, a semente de chia tem 15 vezes mais magnésio.

Vitamina A

A porção diária da semente de chia possui cerca de 20% das nossas necessidades dessa vitamina. Ela melhora sistema imunológico e protege a pele e os olhos contra o processo de envelhecimento.

Vitaminas do Complexo B

A semente de chia também possui em sua composição a niacina, a tiamina e a riboflavina, todas as vitaminas do complexo B. Elas são fundamentais para o pleno funcionamento do nosso sistema nervoso, além de auxiliar no metabolismo das nossas células, fazendo com que nosso organismo todo funcione melhor.

Potássio

Esse nutriente tem grande participação na ação muscular, sendo essencial para quem pratica exercícios físicos todos os dias. De acordo com as nutricionistas, 100 gramas da semente de chia têm duas vezes mais potássio que duas bananas grandes. Nesse caso você pode até consumir a dupla junto, garantindo potássio de sobra para a atividade física.
Você conhece a Chia?

Antioxidantes contra radicais livres

A semente de chia possui ácido cafeico e ácido clorogênico, ambos antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, combatendo o envelhecimento celular e prevenindo nosso organismo contra diversas doenças, inclusive o câncer.

Zinco

Esse nutriente melhora nossa imunidade, paladar, olfato e visão. Também promove a liberação do hormônio do crescimento e ajuda na formação de colágeno.

Cobre

Ele facilita a absorção do ferro, é catalisador na formação da hemoglobina, melhora imunidade e ajuda na formação de elastina e colágeno.

Fibras

A semente de chia apresenta alto teor de fibras, nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. As fibras apresentam a capacidade de promover saciedade, pois em contato com líquido no interior do estômago formam uma espécie de “gel” que dilata o estômago.

Por que a Chia ajuda no processo de emagrecimento?

Estudos apontam que o consumo da chia pode auxiliar na perda de peso, pois auxilia na redução do apetite.
  • A chia causa saciedade, pois suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. Ao entrarem em contato com a água, formam um gel no estômago. Diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e, então, passa a consumir porções menores.
  • Combate inflamação: a gordura é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeita. O ômega 3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.
  • Desintoxica: a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes.

Como consumir a chia?

Você conhece a Chia?
A chia está disponível no mercado de três formas: óleo, farinha e grão inteiro. O óleo pode ser usado como temperos de saladas e pratos em geral, e a farinha ou o grão podem ser adicionados em iogurtes, vitaminas, tortas, bolos, saladas, sucos, entre outras receitas.
A porção diária recomendada é de 25 gramas, o equivalente a uma colher de sobremesa. Caso você passe um pouco dessa recomendação, não há grandes problemas, mas é importante não exagerar e manter sempre a dieta equilibrada, pois a chia é um tanto calórica – são 164 calorias por porção da semente.

Onde encontrar?

Você pode encontrar em casas de produtos naturais, alguns supermercados e até em farmácia. Por exemplo para quem é do sul , pode comprar pela Panvel.

COSMÉTICA NATURAL




Hera Terrestre
Glechoma hederacea



Família: Labiadas

Sinônimo: Erva de São João

Origem:
Europa, Ásia Setentrional.

Partes usadas: A planta florida inteira.

Principais constituintes:
• Óleo essencial
• Resina
• Taninos
• Marrubina
• Glecomina

Propriedades:

• Tônico
• Vaso dilatador
Camomila Nobre
Anthemis nobilis




Família: Compostas

Sinônimos: Camomila romana

Origem: Europa Ocidental e Meridional.

Partes usadas: As flores da planta.

Principais constituintes:
• Óleo essencial (chamazulênio).
• Sesquiterpenos (azulênio)
• Princípio amargo
• Cumarina
• Resina, cálcio, enxofre.

Propriedades:
• Anti-séptica
• Sedativa
• Adstringente
• Emoliente
Urtiga
Urtica dióica




Família: Urticáceas

Sinônimo: Grande Urtiga, urtiga dióica

Origem: Toda a Europa

Partes usadas: As folhas

Principais constituintes:

• Ácido gálico
• Ácido fórmico
• Tanino
• Sais minerais (ferro, silício).
• Clorofila

Propriedades:
• Remineralizante
• Anti-séptica

Hamamélis
Hamamelis virginiana




Família: Saxifragáceas

Sinônimo: Aveleira da bruxa, aveleira da América

Origem: América do Norte

Partes usadas: As folhas e a casca

Principais constituintes:
• Taninos condensados
• Flavonóides
• Taninos
• Ácidos fenólicos (ácido quínico)
• Colina
• Sais minerais (ferro, potássio)

Propriedades:
• Tônico
• Adstringente
• Antioxidante

Alecrim
Rosmarinus officinalis




Família: Labiadas

Sinônimos: erva-das-coroas, erva-dos–trovadores

Origem: Bacia do Mediterrâneo

Partes utilizadas: as folhas e as extremidades floridas

Principais constituintes:
• Pineno
• Cineol
• Borneol
• Canfeno

Propriedades:

• Adstringente
• Anti-séptica
• Tonificante

Jaborandi
Pilocarpus jaborandi




Família: Rutaceae

Sinônimo: Aveleira da bruxa, aveleira da América

Origem: Brasil

Partes usadas: As folhas

Principais constituintes:
• Óleo essencial
• Pilocarpina
• Ácidos jaborândico e tanico
• Alcalóide
• Hidrocarburetos

Propriedades:
• Tônico
• Remineralizante
• Antioxidante

CONHEÇA MAIS O FIO DE CABELO






  •   O FIO DE CABELO

    A pele é um órgão vivo que desempenha funções importantes em nosso organismo, como regular a temperatura, agir como mecanismo de defesa, proteger nosso corpo de ações externas, entre outras. É no interior da pele que acontece a formação dos fios de cabelo.

    Ela é dividida em três camadas distintas:

    > Epiderme - é a camada superficial
    > Derme - é a camada intermediária
    > Hipoderme - é a camada profunda.

    A pele abriga todos os fios de cabelo, neste caso o couro cabeludo. O fio do cabelo origina-se dentro do folículo piloso, onde se encontra o bulbo ou raiz. A alimentação dos fios acontece na papila, através da circulação sanguínea, que nutrem as células germinativas e assim estas células se reproduzem continuadamente e originam o fio de cabelo.

    O fio de cabelo é uma estrutura fina que cresce em média 1,5 cm ao mês. Ele é constituído principalmente de uma proteína denominada queratina. Durante seu crescimento ele é envolto pela secreção das glândulas sebáceas. Estas são as responsáveis pela lubrificação dos fios, funcionam como uma capa protetora, além de permitir brilho e suavidade ao fio. Cada fio possui raiz e haste. A haste é a parte visível.

    Ao microscópio aumentado,milhares de vezes , cada fio possui três estruturas principais:

    > Cutícula – Camada Externa
    > Córtex – Camada intermediária
    > Medula – Camada central.

    1. CUTÍCULA - É a camada externa do fio. Cujas propriedades estruturais servem de proteção contra influências externas. Ela é formada por células achatadas que formam uma cobertura de escamas de queratina que se sobrepõem umas as outras, lembram escamas de peixe. A cutícula quando agredida ocasiona alterações na saúde do fio, como pontas secas e duplas, cabelo seco e quebradiço, alteração na cor, queda, etc. Isto ocorre principalmente por Ações Mecânicas como ato de escovar, pentear, secar e por Ações Químicas como descoloração, tintura, permanente, alisamentos, etc e por Ações de Agentes Externos como sol, poluição, vento, poeira, água com cloro, ar condicionado, etc.
    2. CÓRTEX - É constituído de células delgadas que possuem em seu interior um pigmento denominado melanina, que confere a cor dos cabelos, podendo estar presente sob a forma de grânulos esparsos, grumos ou fluído.

    A cor do cabelo é determinada geneticamente. De acordo com a natureza da melanina, a quantidade e a sua distribuição no cabelo, pode obter várias cores. Os tipos principais de melanina são três: Eumelanina – Azul, Feomelanina – Amarelo e Tricosiderina – Vermelho.

    As cores naturais dos cabelos dependem das diferentes proporções destas melaninas e são indicadas na escala de 1 a 10, da cor mais escura a mais clara, em progressão descendente, para o desenvolvimento de tinturas.


    >> COR NATURAL

    1. Preto
    2. Castanho Escuríssimo
    3. Castanho Escuro
    4. Castanho Médio
    5. Castanho Claro
    6. Louro Escuro
    7. Louro Médio
    8. Louro Claro
    9. Louro muito Claro
    10. Louro Claríssimo
    3. MEDULA – Consiste de um eixo central de células.






  •   ESTRUTURA QUÍMICA DO FIO

    O fio de cabelo é constituído principalmente de queratina, uma proteína fibrosa, derivada das células ectodérmicas (pele). O cabelo contém de 65% a 95% de proteína (queratina) e os demais componentes são:

    > Água – esta é fundamental e sua concentração aumenta de acordo com a umidade do ar. Os fios quando estão molhados são menos resistentes e rompe-se com maior facilidade.

    > Lipídeos – Os internos que fazem parte da estrutura do fio e os externos formados pelo sebo.

    > Elementos químicos – (vitaminas e minerais) sua presença na estrutura capilar é muito baixa.

    A queratina dos cabelos contém cerca de 10 a 14% de cistina (aminoácido) que contém as pontes de dissulfeto, que são as responsáveis pela capacidade da queratina dos cabelos, distender-se a quase o dobro do seu comprimento quando exposto ao calor úmido, mas se contrai ao comprimento normal pelo resfriamento.

    É devido às propriedades da queratina, que o cabelo para ser ondulado, pode ser molhado e enrolado firmemente em torno de um rolo sólido, ficando assim até secar. A tensão prolongada rompe as ligações, levando o fio à outra posição. Estas ligações porém são instáveis e se o cabelo for lavado, elas desaparecerão e o modelo de ligações primitivo é restabelecido.

    As substâncias químicas que provocam a ruptura das ligações das pontes cruzadas de dissulfeto modificam permanentemente o fio do cabelo, é o caso de alisamento de cabelos.


  •  FORMAS DE CABELO
    A curvatura é a característica do cabelo que mais influência o volume , a penteabilidade e a maleabilidade, entre outras características. A curva do cabelo crespo, ondulado e liso é determinada geneticamente, variando de acordo com as raças.
    > CABELOS LISOS - é predominante nas raças mongólicas, como os chineses, esquimós e índios. São cabelos grossos e lisos, com algumas variantes: lisos e finos e ligeiramente ondulados.

    > CABELOS ONDULADOS - é predominante nas raças caucasóides como os europeus. São cabelos finos e ondulados, que se dividem em ondulados, muito ondulados e cacheados.

    > CABELOS CRESPOS - é característico de quase todas as raças negras e suas miscigenações podendo variar em crespos e muito crespos
    .
  •  TIPOS DE CABELO

    Cada pessoa já nasce com seu tipo de cabelo (seco,oleoso,normal) que são características transmitidas por fator hereditário. Mas outros fatores podem alterar sua natureza original, tornando-os mistos, com pontas duplas, ressecados e danificados.

    >> CABELOS SECOS: São de toque áspero, sem brilho, volumosos, armados e frágeis. Acumulam eletricidade estática e são difíceis de pentear e desembaraçar. Algumas causas mais comuns: hábitos alimentares, longas exposições ao sol e banhos de mar e piscina sem prevenção adequada, processos de tintura, permanentes, alisamentos. Estes fatores ocasionam desequilíbrio com a secreção nas glândulas sebáceas tornando o couro cabeludo e os fios secos.

    > INDICAÇÃO: Usar o Shampoo Hidratante Multiervas, Condicionador Hidratante Multiervas e a Máscara Creme Hidratante Capilar Terractiva.


    >> CABELOS OLEOSOS: São gordurosos, pesados, sem volume e geralmente finos. Têm brilho que é decorrente do excesso de oleosidade. O fato de possuir maior secreção sebácea pode ocasionar e acelerar o processo de queda. Causas mais comuns: o stress físico e mental, alimentação desequilibrada, problemas hormonais, provocam desequilíbrio na secreção das glândulas sebáceas acelerando sua produção, influindo na oleosidade da pele e dos cabelos.

    > INDICAÇÃO: Usar o Shampoo Complexo Vegetal Terractiva.


    >> CABELOS NORMAIS: São macios, sedosos, de aparência saudável, brilhantes e com volume. As glândulas sebáceas liberam apenas a oleosidade suficiente para lubrificar naturalmente os fios.

    > INDICAÇÃO: Usar o Shampoo Ervas Terractiva e o Condicionador Ervas Terractiva


    >> CABELOS MISTOS: Geralmente o couro cabeludo é oleoso e os fios são secos e quebradiços. Causas mais comuns: Produtos inadequados, processos químicos como tinturas, alisamentos, uso exagerado do secador, agentes externos como sol, água do mar e piscina entre outras.

    > INDICAÇÃO: Usar o Shampoo Ervas e o Condicionador Ervas Terractiva e alternar com o Shampoo Frutas Tropicais e Condicionador Frutas Tropicais Terractiv


  •  CICLO DE VIDA DO FIO

    Fase do crescimento (Anágena)
    Esta fase dura entre 3 a 5 anos. As células da papila se dividem permanentemente e empurram as precedentes para cima. Este processo de empurrão das células é o responsável pelo crescimento do fio.

    Fase de repouso (Catágena)
    Sua duração varia de 3 a 4 semanas. A divisão celular diminui e depois cessa. O cabelo não cresce mais.

    Fase de queda (Telógena)
    Duração média de 3 a 4 meses. A multiplicação celular não acontece mais, o cabelo desprende e cai. Em seguida a papila se reativa e um novo fio de cabelo se forma.

    > Na vida de cada pessoa o folículo pode produzir em média 25 ciclos.
    > Diariamente perdemos de 30 a 50 fios. Esta troca é lenta e nem se percebe. Se esta média for superior pode haver um desequilíbrio.
    > O fio de cabelo cresce em média de 1 a 2 cm ao mês.





  •  CABELOS E PROBLEMAS

    Os problemas que mais preocupam são os da raiz (bulbo). Por uma série de fatores , os cabelos sofrem as conseqüências que às vezes os levam a queda parcial ou total (Alopecia). As situações em que é envolvido o couro cabeludo, são anomalias tais como:

    >> SEBORRÉIA: substâncias oleosas que acumulam e se solidificam na raiz, inibindo a oxigenação, assim causando o sufocamento do bulbo.

    > O que fazer: Lavar os cabelos com Shampoo Complexo Vegetal Terractiva, de ação natural, massageá-los bem , se possível todos os dias.
    >> HIPERIDROSE: excesso de suor, causado pelo descontrole das glândulas sudoríparas, mistura-se ao sebo causando asfixia do bulbo e oleosidade nos cabelos.

    > O que fazer: Usar xampus antioleosidade como o Shampoo Complexo Vegetal Terractiva. Sempre massagear bem os cabelos, se possível todos os dias. Obs. Jamais dormir com os cabelos molhados.

    >> ANÊMICO: Acumulam-se os problemas acima descritos e é afetada a circulação sanguínea da papila pilosa tornando o sistema de alimentação do bulbo insuficiente.

    > O que fazer: Usar um antiqueda natural, como Shampoo Complexo Vegetal Terractiva.

    >> ALOPECIA: couro cabeludo com seborréia, hiperidrose, mal nutrido e anêmico, inicia-se uma anomalia, a alopecia (queda dos cabelos).

    > O que fazer: Usar produtos de limpeza profunda, produtos que hidratam e nutrem e produtos antiqueda. Mas, nestes casos de alopecia, é preciso a orientação médica.

    OBS: Mas em todos os casos acima citado é indicado lavar os cabelos com água morna, uma boa limpeza é fundamental para a saúde de todos os cabelos. O choque térmico (água fria imediatamente após a limpeza dos cabelos) é benéfico e quase necessário, é cientificamente comprovada a sua eficiência.




  •  PROBLEMAS DOS FIOS

    >>
    POROSOS: As escamas ficam abertas, deixando os cabelos porosos, tornando-os sensíveis aos agentes externos e ainda com a perda da pigmentação, ou seja, da cor.

    >> PONTAS DUPLAS (Tricoptlose): Dá-se uma ruptura que começa nas pontas dos cabelos, tornando-os difíceis de pentear e fáceis de quebrarem com o manuseio de pente ou escovas.

    >> PONTAS DESFIBRADAS (Tricoclase): Nesse caso é mais grave. As pontas dos cabelos ficam desfiadas, tornando-as gravemente quebradiças, deixando os cabelos arrepiados, armados e feios.

    >> TRAUMATIZADO: Vento, poluição, cloro, tintas, tonalizantes, secadores, chapinha, etc violentam e abrem as escamas da cutícula, desidratam, quebram e eletrizam os cabelos.

    > O que fazer: Os cabelos devem ser hidratados, nutridos, condicionados sistematicamente. Usar o Shampoo e Condicionador Multiervas Terractiva, e hidratá-los semanalmente com a Máscara Creme Capilar Hidratante Terractiva até normalizá-los. > Hidratante: Produto que penetra internamente no fio do cabelo, repondo a umidade natural.

    > Condicionador: Produtos que com o uso vão devolvendo aos cabelos a mesmas condições antes de serem danificados.