FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

sábado, 17 de agosto de 2013

FOLICULITE

Foliculite
A foliculite é a infecção dos folículos pilosos causada por bactérias do tipo estafilococos que atinge crianças e adultos. É um dos problemas dermatológicos mais comuns e pode ocorrer em qualquer local onde existam pelos. Nos homens, costuma ser mais frequente na região da barba, enquanto as mulheres apresentam maior afetação na virilha. A infecção pode surgir espontaneamente ou ser agravada pela fricção das roupas, suor e raspagem ou depilação dos pelos.

Muitas vezes o pelo encravado pode ser confundido com a foliculite, mas, nesses casos, não há infecção. Ele se forma quando o pelo ao nascer não consegue ultrapassar a superfície da pele, ou quando ele sai e volta a entrar nela. Já a foliculite caracteriza-se pela formação de uma vermelhidão ao redor do pelo com a formação de pequenas pústulas ("bolhinhas de pus"). Quando mais profunda, apresenta lesões elevadas e avermelhadas que podem causar dor e coceira.

O tratamento da foliculite pode ser tópico, feito com a aplicação de cremes a base de antibióticos, ou sistêmico, através da ingestão de antibióticos. Em alguns casos pode ser necessário drenar a lesão cirurgicamente.

Algumas dicas simples podem evitar o surgimento ou o agravamento da foliculite. São elas:
*Higienizar bem o local - o dermatologista pode indicar um produto mais adequado;
*evitar o uso de roupas muito apertadas, principalmente por tempo prolongado;
*fazer esfoliações em casa, tendo cuidado para não ferir a pele - é indicado esperar dois dias após a depilação ou um dia após a raspagem dos pelos para esfoliar o local;
*não usar hidratantes ou produtos espessos na área afetada ou após a depilação ou uso de lâminas;
*fazer peelings com um dermatologista e
* não espremer as bolhinhas.

O uso do laser para retirada dos pelos é uma ótima alternativa à depilação ou uso de lâminas e traz muitos benefícios para quem sofre com a foliculite.

Fonte: Prof. Azulay

2 comentários:

  1. Fala galera!

    Conhecem o produto Tend Skin?

    Ele é sensacional para pêlos encravados! Utilizo a anos e não largo por nada!

    Compro em: www.tendskinbrasil.com.br

    O site é confiável, já fiz várias compras com eles.

    Abs,

    Luiz Claudio

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.