FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

TRICOLOGIA

Tricologista: quem é esse importante especialista?

Até aqui, vimos falando principalmente a respeito de como evitar a calvície, sendo que, numa das nossas recentes publicações (“Você sabe como evitar a calvície?”), mencionamos a importância de que a causa da queda acentuada dos cabelos possa ser devidamente diagnosticada por um profissional especializado na área, que, além de avaliar esse diagnóstico, saberá indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

Mas quem, exatamente, é esse especialista com tal conhecimento apropriado? O que ele estuda? Qual o seu principal campo de atuação e que diferencial ele apresenta em relação aos demais dermatologistas sem essa mesma especialização?
Resumidamente, a Dermatologia é um ramo da Medicina que estuda a pele, a sua estrutura, funções e doenças. E, do mesmo modo como outras áreas da Medicina, a Dermatologia também abriu espaço para outras ramificações, entre as quais está a Tricologia – a ciência que se encarrega do estudo dos pelos ou dos cabelos.
Para melhor exemplificar, podemos traçar o seguinte paralelo: a Tricologia é uma subdivisão da Dermatologia, que é, como se sabe, uma divisão da Medicina, bem como a Diabetologia é uma subdivisão da Endocrinologia, que é uma divisão da Medicina. Ou seja: todo endocrinologista detém conhecimentos médicos para tratar um paciente com diabetes; no entanto, um diabetólogo possui conhecimentos ainda mais específicos em relação a essa doença e às suas respectivas possibilidades de tratamento. O dermatologista, por sua vez, é um profissional capacitado para tratar todos os problemas relacionados à pele, sendo que o couro cabeludo também é, por assim dizer, um tipo de pele que reveste o crânio, protegendo-o de traumatismos e de radiações solares. Portanto, todo dermatologista pode, por exemplo, tratar a calvície, considerando-se que ele possui conhecimentos gerais acerca das suas causas e possíveis tratamentos. Além disso, tal médico costuma ser consultado pelos seus pacientes a fim de diagnosticar qual o seu tipo de cabelo (fino, ressecado…), prescrever a utilização de determinados produtos para amenizar e/ou sanar problemas do couro cabeludo ou no propósito de melhorar o aspecto dos fios, etc. Já ao se especializar em Tricologia, ele passa a se apropriar de saberes bem mais aprofundados para tratar todas essas questões.
Para se ter uma ideia das minúcias abordadas ao longo de um Curso Superior de Formação em Tricologia, o programa publicado no site da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC), fundada em 1997, dispõe de 18 disciplinas, todas em caráter obrigatório. Juntas, elas somam uma carga horária de 396 horas-aula, sendo que, para concluir esse curso devidamente qualificado e pronto a atuar num mercado de alto padrão e rigor, é necessário que, no mínimo, o aluno apresente 75% de frequência em cada uma das matérias e, ainda, 70% de aproveitamento das aulas, ministradas por renomados especialistas, mestres e doutores no assunto.
Assim como o Curso de Formação Superior, no site da Sociedade Brasileira do Cabelo (SBC) encontramos também os programas para Tricologia Médica, Curso de Especialização em Tricologia e o Curso de Pós-Graduação em Tricologia Médica, cada qual com as suas peculiaridades.
A propósito dos cursos de Tricologia Médica e de Pós-Graduação nessa área, torna-se ainda mais evidente o quanto tal especialização deve ser procurada e assimilada como um importante diferencial pelo público interessado – pacientes de médicos com essa formação e/ou clientes de clínicas de tratamento que desenvolvam um trabalho sério. Isto porque, segundo a própria SBC* – e “[...] com todo o respeito que os cabeleireiros merecem [...]”, conforme bem considera –, “o Curso de Tricologia surgiu da necessidade que o mercado mostrou de profissionais MÉDICOS bem formados na área de cabelos.” – é o próprio site que utiliza as letras maiúsculas para registrar a palavra “MÉDICOS”.
Como se pode perceber, a Tricologia é uma área de estudo que vem ganhando cada vez mais evidência no Brasil, despertando também uma grande procura por parte de outros profissionais. Atualmente, pode-se contar, inclusive, com um Curso de Pós-Graduação em Tricologia Cosmética, cuja oferta se estende para além dos médicos, contemplando o interesse de farmacêuticos, fisioterapeutas, biomédicos, engenheiros químicos, químicos industriais, esteticistas, tecnólogos e demais profissionais afins, cuja atuação esteja relacionada a tratamentos capilares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.