FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

ALIMENTOS

O princípio "Deixe o alimento ser teu remédio e o remédio ser teu alimento", exposto por Hipócrates, há aproximadamente 2.500 anos, está mais atual do que nunca. Ocorre, hoje, uma explosão do interesse dos consumidores sobre o papel de alimentos específicos ou funcionais na melhoria da saúde. De uma forma geral, todos os alimentos são funcionais, por proporcionarem sabor, aroma ou valor nutritivo. Porém, há alguns anos, o termo funcional vem recebendo uma conotação diferente - a de proporcionar um benefício fisiológico adicional além daquele de satisfazer as necessidades nutricionais básicas.

Os cientistas e profissionais de saúde têm discutido por muitos anos o potencial protetor da saúde relacionado a alimentos e nutrientes. Apesar de alguns mecanismos ainda não estarem esclarecidos, é recomendada a ingestão de alimentos ricos em fibras, pobre em gorduras, com predominância de frutas e vegetais, para diminuir os riscos de doenças crônicas como artrite, câncer, osteoporose e cardiopatias.

Os alimentos funcionais ou nutracêuticos fazem parte de uma nova concepção de alimentos que evoluiu no Japão, na década de 80, face ao aumento da expectativa de vida da população e devido à preocupação com doenças crônicas. Vegetais como alho, cebola e cebolinha, por exemplo, contêm sufidos que podem estimular enzimas que inibem o crescimento bacteriano. Estudos na Grécia, China e Havaí têm sugerido que um grande consumo de alho diminui a pressão sangüínea e aumenta a defesa imunológica.

Os compostos encontrados nos grãos de soja e ervilha podem diminuir o risco de tumores malignos relacionados a hormônios, como o câncer de mama, de ovário e de próstata, além de proteger contra osteoporose. Além disso, as isoflavonas contidas na soja são convertidas no intestino em fitoestrógenos que podem reduzir o tipo de colesterol que causa infartos, o LDL. Pesquisas recentes mostram que dietas ricas em soja ajudam a reduzir os níveis de colesterol prejudicial (LDL) no sangue de 12% a 15%.

Selecionado pela revista Eating Well como o Vegetal do Ano, em 1997, o tomate vem recebendo atenção significativa nos últimos anos por causa do interesse no licopeno, carotenóide que influencia na redução do risco de câncer.

E os benefícios dos alimentos não páram aqui. Estudos epidemiológicos têm demonstrado que as frutas cítricas possuem um efeito protetor contra uma variedade de cânceres humanos. Ainda que laranjas, limas e limões sejam uma das principais fontes de vitamina C, folato e fibras, há sugestão científica de que outro componente seja responsável pela atividade anticâncer.

Dicas práticas para incluir alimentos funcionais na alimentação diária:

-
Usar azeite de oliva para temperar as saladas;
- Consumir peixes pelo menos duas vezes por semana;
- Fazer saladas com tomate, brócolis, cebola e repolho;
- Consumir frutas cítricas
- Consumir diariamente maçã, pêra e outras frutas com casca para obter as fibras solúveis;
- Usar polpa de tomate em molhos para panquecas, macarrões, carnes...
- Beber chá verde duas horas após as refeições;
- Dar preferência aos alimentos integrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.