FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

domingo, 11 de dezembro de 2011

Psoríase

A psoríase é uma doença presente em aproximadamente 3% da população,afetando tanto homens quanto mulheres. Normalmente aparece na segunda década da vida, mas pode acometer crianças.
Trata-se de uma doença inflamatória crônica da pele que se manifesta, na maioria das vezes, por lesões eritematosas (róseas ou avermelhadas) recobertas por escamas esbranquiçadas. As localizações mais frequentes são os cotovelos, joelhos ou couro cabeludo, porém as lesões podem se espalhar por toda a pele. As unhas podem ser acometidas. Existem casos em que as articulações também estão afetadas causando a artrite psoriásica.
As causas exatas da psoríase ainda não estão totalmente esclarecidas. No entanto, todas as pesquisas científicas demonstram que a hereditariedade desempenha um importante papel, assim como fatores ambientais, para a sua expressão.
A psoríase não é contagiosa e não há nenhum motivo para os pacientes evitarem o contato físico com outras pessoas. A doença causa grande impacto na qualidade de vida dos pacientes que, muitas vezes, se sentem rejeitados ou discriminados em seus ambientes sociais e de trabalho.
O diagnóstico geralmente é dado pela avaliação clínica. Existem muitas modalidades terapêuticas, portanto, cabe ao dermatologista avaliar a melhor indicação.
Nas formas leves, são prescritos medicamentos tópicos sob a forma de pomada, loções e xampus . Nas formas mais avançadas, além de fototerapia (tratamentos que utilizam a luz), podem ser indicados medicamentos de uso interno via oral ou injetável, dependendo do caso. Pesquisas científicas no campo da psoríase têm trazido tratamentos modernos cada vez mais eficientes.
O objetivo principal do tratamento é chegar-se a um ponto em que as lesões sejam aceitáveis para cada doente, melhorando a sua qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.