FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

CARECA? ALOPÉCIA? PERGUNTAS E RESPOSTAS!!!!!


Eu tenho calvície. Quanto tempo levará até que eu fique completamente calvo?Após o início da Alopécia Androgênica, AAG, a maioria dos homens levará entre 15 e 25 anos para definir seu padrão de calvície. Alguns homens, no entanto, estarão calvos em 5 anos. Existem muitas causas para a calvície, mas são dois os fatores que definem a velocidade da miniaturização capilar: os genes e a atividade hormonal.

A calvície é mais fácil de ser tratada em um estágio inicial ou avançado?
Tratar a calvície logo em seu estágio inicial é mais vantajoso. Além do paciente ainda ter uma boa quantidade de cabelos a ser transplantada, ele ainda não adquiriu o rótulo de careca no meio em que convive.

É comum as pessoas falarem em queda de cabelo. Por que esse termo não é correto?
O cabelo não sofre uma queda repentina. O que acontece é que ele sofre um processo gradativo de miniaturização, ou seja, ele diminue em comprimento e espessura. Isso se traduz em uma redução de volume, fazendo com que se enxergue o couro cabeludo através dos fios.
Existe alguma relação entre puberdade e calvície?
Infelizmente existe. O quadro da Alopecia Androgênica, ou calvície, depende da atividade hormonal da pessoa. A puberdade é um período da vida em que há grandes alterações hormonais. É comum o aparecimento da calvície nessa época.
Existe uma verdade científica por trás do hábito popular de associar preocupação à perda de cabelos?
Sempre que passamos por situações de medo, desespero ou angústia, o organismo produz um hormônio chamado cortisol que influencia no metabolismo celular. Anexos cutâneos ,como unhas e cabelos, são prejudicados nessas situações. Porém esta é uma alteração passageira. Estes cabelos e unhas retornam a condição inicial. O stresse sozinho não gera calvície. Para a calvície a pessoa deve ter uma predisposição genética.
Meus níveis hormonais estão normais e mesmo assim eu tenho Alopécia Androgênica, AAG. Como isso é possível?
A predisposição genética é um fator decisivo para a calvície. Se os receptores hormonais envolvidos no processo da AAG estiverem programados para serem sensíveis, você pode ter calvície mesmo diante de níveis hormonais considerados normais. Não é a quantidade de hormônios aumentada que gera calvície, é a presença celular do receptor para este hormônio. A presença deste receptor que é determinada geneticamente.

Qual a relação entre gravidez e calvície?
No período da gravidez, normalmente os cabelos permanecem na fase de crescimento ( anágena ) e ficam mais bonitos e volumosos. Já na menopausa e no uso de anticoncepcionais, podem haver alterações sensíveis nos níveis hormonais das mulheres, e essas alterações se refletem no processo químico que desencadeia a calvície.
Por que alguns homens ficam carecas e outros não?
Alguns homens estão predispostos geneticamente à Alopécia Androgênica ( AAG) e outros não. Essa influência genética é que vai determinar o quanto os receptores hormonais envolvidos no processo serão sensíveis à Testosterona. Caso essa “sensibilidade” seja grande, o indivíduo terá predisposição à calvície

A Alopécia Androgênica, AAG tem causas genéticas e hormonais. Existe calvície com outras causas?
Algumas micoses e infecções bacterianas no couro cabeludo também podem desencadear um processo de perda de cabelos, mas estas situações são raras. Cicatrizes no couro cabeludo também podem impedir o crescimento capilar em uma determinada área, gerando uma calvície restrita. Há também outro quadro chamado de alopécia areata, onde a perda de cabelos em áreas do couro cabeludo e a causa é imunológica.

O megatransplante de unidades foliculares me parece uma ótima solução, mas o que são essas unidades foliculares?
É o conjunto formado por um, dois, três ou até quatro pêlos mais a glândula sebácea e músculo eretor do pêlo, todos envolvidos por um tecido chamado conjuntivo. Os cabelos no couro cabeludo se dispõem em unidades foliculares de um ou mais fios (até 4) que também podemos chamar de Famílias. Quando fazemos a cirurgia de transplante capilar tentamos "copiar" a anatomia natural da região. Na linha anterior colocamos unidades foliculares de um pêlo e a medida que vamos avançando colocamos de 2, 3 e 4 pêlos. No corte dos enxertos também mantemos a anatomia e separamos os enxertos por unidades foliculares.

Essa cirurgia de megatransplante vai produzir novos cabelos na minha cabeça?
O princípio da cirurgia é redistribuir os cabelos. Retirar de uma área que tem muito, para recolocar em outra área que tem pouco ou nada. Nenhum novo fio será criado.

Como funcionam os remédios para a calvície. Eles vão fazer meu cabelo crescer novamente?
Em alguns casos onde ainda não houve a morte da raíz, sim. O medicamento reverte o processo de miniaturização e os cabelos tendem a engrossar um pouco novamente, dando a idéia de que cresceram novos fios. Porém este efeito só permanece se a pessoa continuar a medicação. Se interromper, o processo da calvície volta a se restabelecer.

Como, exatamente funciona o minoxidil?
O minoxidil reverte o processo de miniaturização do pêlo na AAG ao normalizar o ciclo do folículo, prolongando a fase anágena. A fase anágena é a fase em que a matriz se mantém ativa, produzindo continuamente o fio.
Como, exatamente, funciona a finasterida?
A finasterida atua de maneira diferente do minoxidil. A “estratégia” desse medicamento é atuar como bloqueador da enzima 5 alfa redutase tipo II impedindo a transformação da testosterona em DHT ( diidrotestosterona ), que é o hormônio responsável pelo processo de miniaturização dos fios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.