FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

MINERAIS DE INTERESSE MÉDICO

CÁLCIO

É um mineral essencial à vida humana – compõe ossos e dentes sendo imprescindível na habilitação das mensagens conduzidas pelos nervos. Ele permite que os músculos se contraiam e que o coração bata, sendo extremamente INFORMAÇÕES GERAIS
importante na manutenção do sistema imune, entre outras coisas. Há muitos grupos de risco em deficiência de Cálcio – em particular os idosos – e, como ele é tão importante nos processos internos, o corpo retira o que precisa dos ossos, levando a Osteoporose.

DEFICIÊNCIA

Raquitismo, osteoporose, dentes e ossos fracos, câimbras nas pernas.

FUNÇÕES ADICIONAIS

Trata e previne a osteoporose, previne o câncer, ajuda a prevenir as doenças cardíacas, trata a artrite, mantém a saúde da pele, alivia câimbras, favorece o batimento cardíaco, ajuda o corpo a metabolizar o ferro, diminui a insônia.

TOXIDADE

Doses elevadas podem causar hipercalcemia, mas o excesso de cálcio é excretado, sendo que parece pouco provável haver doses tóxicas.

FONTES NATURAIS

Laticíneos, vegetais de folhas verdes principalmente o brócolis, salmão, sardinha e tofu.




MAGNÉSIO

INFORMAÇÕES GERAIS
É um mineral absolutamente essencial a todo processo bioquímico no corpo, incluindo o metabolismo do DNA e RNA. Sua deficiência é muito comum, particularmente entre os idosos, bebedores contumazes, grávidas e pessoas que fazem exercícios intensamente. Mesmo a menor deficiência pode provocar arritmia cardíaca.

DEFICIÊNCIA

Fraqueza, cansaço, comportamento nervoso, convulsões, inconstância, hiperatividade em crianças, hipoglicemia, palpitações.

FUNÇÕES ADICIONAIS

Ajuda a tratar a TPM, previne cálculos nos rins e na vesícula, é útil no tratamento da hipertensão arterial, ajuda no tratamento de problemas da próstata, conserva e mantém as células do corpo, é necessário à atividade hormonal.

TOXIDADE

Somente é tóxico para pessoas com problemas da função renal ou bloqueio atrio-ventricular.

FONTES NATURAIS

Arroz integral, levedo de cerveja, farinha de trigo integral, legumes, etc.

BORO



INFORMAÇÕES GERAIS
É um oligoelemento encontrado na maioria das plantas, sendo essencial para a nossa saúde. Quando ingerido por mulheres na menopausa previne a perda de cálcio e a desmineralização óssea (osteoporose).

DEFICIÊNCIA

Crescimento retardado, aumento dos efeitos do stress no organismo

FUNÇÕES ADICIONAIS

Tratamento externo de infecções por bactérias e fungos e por contribuir para o aumento dos níveis de testosterona e ativar os músculos nos homens, vem sendo utilizado por atletas e praticantes da musculação.

TOXIDADE

Vermelhidão da pele, vômitos, diarréia, circulação reduzida, choque e depois coma.

FONTES NATURAIS


Maioria das frutas e vegetais, não aparecendo nas carnes.

COBALTO


INFORMAÇÕES GERAIS
É um oligoelemento essencial e um dos constituintes da vitamina B12, mas a quantidade de cobalto que consumimos depende de quanto cobalto há no solo e, portanto na comida que ingerimos.

DEFICIÊNCIA

A maioria das pessoas não tem deficiência de cobalto, embora esta seja mais comum entre os vegetarianos. Como é um componente da vitamina B12, em caso de deficiência pode ocorrer anemia.

FUNÇÕES ADICIONAIS

Prevenir a anemia, ajuda na síntese do DNA e da Colina.

TOXIDADE

Em doses excessivas pode causar o bócio, hipotireoidismo e colapso cardíaco.

FONTES NATURAIS

Vegetais de folhas verdes, especialmente os brócolis (se crescerem num solo rico em Cobalto), carne, fígado, leite, ostras e mariscos.




CROMO

INFORMAÇÕES GERAIS
Também é um oligoelemento, sendo um importante regulador do açúcar no sangue e tem sido utilizado com sucesso no controle e tratamento do diabetes, em atletas e crianças em tratamento para estímulo do crescimento.

DEFICIÊNCIA

Pode agravar o diabetes, problemas neurológicos, pode causar algumas doenças do coração, associa-se com o aumento dos níveis de colesterol e gorduras no sangue.

FUNÇÕES ADICIONAIS

Ajuda no controle e na produção da Insulina, ajuda no metabolismo, controla os níveis de colesterol no sangue, estimula a síntese de proteínas, aumenta a resistência às infecções, protege contra as doenças cardíacas, ajuda no tratamento da hipoglicemia.

TOXIDADE

Praticamente não há risco de toxidade.

FONTES NATURAIS

Cereais integrais, carne, queijo, levedo de cerveja, melado e gema de ôvo.

COBRE




INFORMAÇÕES GERAIS
É essencial à respiração – o Oxigênio requer Ferro e Cobre para ser sintetizado nos glóbulos vermelhos do sangue. Também é importante para a produção de colágeno, responsável pela saúde dos ossos, das cartilagens e da pele. É também um mineral Antioxidante.

DEFICIÊNCIA

Anemia, edema, ossos quebradiços, irritabilidade, perda do paladar.

FUNÇÕES ADICIONAIS

Útil no tratamento da artrite, protege contra doenças cardiovasculares, ativa o sistema imune.

TOXIDADE

O consumo excessivo pode causar vômitos, diarréia, dores musculares e problemas neurológicos, mas a toxidade é baixa.

FONTES NATURAIS

Fígado, rins, moluscos, crustáceos, nozes, frutas e legumes.

FLÚOR




INFORMAÇÕES GERAIS
É encontrado naturalmente no solo, na água, nas plantas e em tecidos animais. A sua forma eletricamente carregada é o "Fluoreto”, que é como nos referimos a ele. Embora o Flúor ainda não tenha sido reconhecida oficialmente como nutriente essencial, estudos mostram que ele é muito importante em muitos processos e pode desempenhar papel fundamental na prevenção de muitas doenças fatais, como as cardíacas. Tem ação comprovada na proteção contra as cáries. Quando ingerido, os complementos de flúor devem ser associados ao cálcio.

DEFICIÊNCIA

Pode causar infertilidade e anemia, cárie dentária, osteoporose.

FUNÇÕES ADICIONAIS

Ajuda a prevenir doenças cardíacas, protege contra a osteoporose, pode ajudar a prevenir a calcificação dos órgãos e estruturas músculo-esqueléticas.

TOXIDADE

Manchas nos dentes e anorexia. Pode haver calcificação da coluna vertebral.

FONTES NATURAIS

Frutos do mar, carne, chá.




GERMÂNIO

INFORMAÇÕES GERAIS
Muitas doenças reagem favoravelmente a doses terapêuticas desse mineral. Ele aumenta a ação do oxigênio na geração de energia e, uma vez que mantém o equilíbrio interior do organismo, supões que reduz a pressão arterial, baixa os níveis do colesterol e exerce um efeito positivo sobre o sistema imunológico. Atualmente é considerado um antioxidante mineral. Sua melhor forma como suplemento é o Germânio Sesquióxido.

DEFICIÊNCIA

Atividade imune possivelmente reduzida.

FUNÇÕES ADICIONAIS

Protege contra a osteoporose, pode ser analgésico, pode agir como antivirótico, antibacteriano e anticarcinogênico, auxilia no tratamento da artrite reumatóide e em alergias.

TOXIDADE

Não há, mas pode causar em doses elevadas, erupções de pele e diarréia.

FONTES NATURAIS

Alho, confrey, ginseng.




IODO

INFORMAÇÕES GERAIS
Ocorre naturalmente, sendo parte imprescindível dos hormônios da tireóide, que monitoram nossos níveis de energia. Age diminuindo o muco no trato respiratório, é excelente antisséptico e previne problemas da tireóide (bócio). Como suplemento deve ser ingerido como Iodeto de Potássio.

DEFICIÊNCIA

Bócio, hipotireoidismo que causa fadiga crônica, apatia, pele seca, intolerância ao frio, aumento de pêso e crescimento da tireóide.

FUNÇÕES ADICIONAIS

Alivia a dor da displasia mamária, protege contra efeitos tóxicos de materiais radioativos.

TOXIDADE

Pode agravar ou causar acne e em grandes doses interferir na atividade hormonal.

FONTES NATURAIS

Frutos do mar, algas marinhas, couve, repolho.




POTÁSSIO

INFORMAÇÕES GERAIS
É um dos minerais mais importantes de nosso corpo. Ele atua com o cloreto de sódio e outras substâncias importantes para formas os "eletrólitos”, que são os íons essenciais eletricamente carregados que compõem os fluídos do corpo. Também é importante na transmissão nervosa, nos batimentos cardíacos, na síntese do DNA, RNA e proteínas e na contração muscular. O suor, diarréia e diurese crônica causam perda de potássio.

DEFICIÊNCIA

Vômitos, debilidade, dores musculares, fadiga opressiva, pressão baixa

FUNÇÕES ADICIONAIS

Mantém o nível de água nas células, estabiliza a estrutura interna das células, melhora o desempenho atlético

TOXIDADE

Debilidade muscular, apatia mental e finalmente parando o coração.

FONTES NATURAIS

Vegetais frescos e frutas, especialmente a banana.




FERRO

INFORMAÇÕES GERAIS
Está presente no nosso corpo sob a forma de Hemoglobina, o pigmento vermelho do sangue. O Ferro é requisitado pelas proteínas dos músculos sendo armazenado no fígado, baço, medula óssea e músculos. Previne e cura a anemia por deficiência deste mineral. É essencial para a nossa vida mas em excesso no organismo se oxida produzindo Radicais Livres.

DEFICIÊNCIA

Anemia, palidez, cansaço, falta de ar, insônia, palpitações

FUNÇÕES ADICIONAIS

Aumenta a resistência física, previne problemas de aprendizagem em crianças, aumenta os níveis de energia.

TOXIDADE

Prisão de ventre, diarréia e, raramente, em doses altíssimas, a morte.

FONTES NATURAIS

Carne vermelha, fígado, moluscos, crustáceos, feijões, farelo de trigo, chocolate em pó, frutas secas e cereais.




MANGANÊS

INFORMAÇÕES GERAIS
É necessário ao funcionamento normal do cérebro, sendo eficaz no tratamento de muitos distúrbios da memória e nervosos. É provável que também seja um antioxidante.

DEFICIÊNCIA

Fadiga, memória fraca, irritabilidade nervosa, ataxia, relacionado ao diabetes e artrite reumatóide.

FUNÇÕES ADICIONAIS

Necessário para manter a estrutura óssea normal, importante na formação do hormônio Tiroxina, necessário à reprodução e necessário ao metabolismo da glicose.

TOXIDADE

Muito rara, mas pode incluir letargia, movimentos involuntários, problemas de postura, elevação do colesterol, manifestações mentais semelhantes a esquizofrenia ("Loucura Mangânica”) e coma.

FONTES NATURAIS

Legumes, cereais, chá, vegetais de folhas verdes, pão de trigo integral, legumes e nozes.


MOLIBDÊNIO




INFORMAÇÕES GERAIS
É parte vital de uma enzima responsável pela utilização do ferro em nosso corpo, além de ter ação antioxidante.

DEFICIÊNCIA

Batimento cardíaco irregular, incapacidade de produzir ácido úrico, irritabilidade

FUNÇÕES ADICIONAIS

Ajuda no metabolismo das gorduras e carboidratos, previne a anemia, pode prevenir a impotência sexual , sendo necessário a saúde do aparelho reprodutor masculino, pode produzir sensação de bem estar e auxiliar nas alergias.

TOXIDADE

Sintomas semelhante ao da Gota.

FONTES NATURAIS

Trigo, feijões em conserva, germe de trigo, fígado, legumes, cereais integrais, farelo e ovos.




FÓSFORO

INFORMAÇÕES GERAIS
Essencial à estrutura e ao funcionamento do corpo, estando presente no organismo sob a forma de Fosfatos, ajudando na mineralização dos ossos e na criação de sua estrutura. Também é essencial para a comunicação entre as células e para a produção de energia.
DEFICIÊNCIA
Fraqueza, dor nos ossos e juntas, debilidade geral, anorexia, irritabilidade, problemas na fala, confusão mental, anemia, baixa resistência às infecções.
FUNÇÕES ADICIONAIS
Forma os ossos e dentes, queima o açúcar para dar energia, atua como co-fator para muitas enzimas e ativa as vitaminas do Complexo B, forma o RNA e DNA, reduz a fadiga e dá sensação de bem estar.
TOXIDADE
Em doses altas pode causar diarréia, calcificação de órgãos e tecidos moles, dificuldade para absorção de ferro, cálcio, magnésio e zinco.
FONTES NATURAIS
Leite, peixe em conserva, nozes, creais, ovos, germe de trigo e produtos fermentados.

SELÊNIO



INFORMAÇÕES GERAIS
Um excelente mineral reconhecido como um dos mais importantes nutrientes em nossa alimentação, atuando como potente antioxidante, podendo retardar o processo de envelhecimento. É importantíssimo para o metabolismo humano.
DEFICIÊNCIA
Os sintomas não são específicos, mas a deficiência pode ser resultado de um excesso de alimentos industrializados e refinados.
FUNÇÕES ADICIONAIS
Aumenta a potência masculina e o interesse pelo sexo, desintoxica o corpo do álcool, muitas drogas e gorduras, protege contra doenças cardíacas e circulatórias, mantém a saúde da pele e dos cabelos, mantém os olhos e a visão saudáveis, previne muitos tipos de câncer.
TOXIDADE
Em grandes doses deixa as unhas escurecidas e a cheiro de alho na pele e no hálito.
FONTES NATURAIS
Germe de trigo, alho, cebola, castanha do Pará, vísceras de boi e porco, trigo integral, fibras vegetais.



SILÍCIO

INFORMAÇÕES GERAIS
É um oligoelemento que vem sendo pesquisado muito recentemente. Tem-se mostrado essencial para animais e acredita-se que seja imprescindível à vida humana. Ele desempenha um papel importante na composição do tecido conjuntivo ossos, pele e unhas.
DEFICIÊNCIA
Unhas e ossos fracos, cabelos quebradiços e pele sem vitalidade.
FUNÇÕES ADICIONAIS
Pode prevenir a queda de cabelos, protege contra algumas doenças cardíacas, pode prevenir a osteoporose por ajudar o corpo a aproveitar o cálcio para os ossos.
TOXIDADE
Só é tóxico se inalado. Em excesso pode contribuir para formar cálculos renais.
FONTES NATURAIS
Cereais integrais, vegetais, frutos do mar, água mineral.



VANÁDIO

INFORMAÇÕES GERAIS
Só recentemente foi considerado essencial à vida humana. Tem uma ação de simular a Insulina, favorecendo a entrada de glicose nas células musculares e pode ajudar o corpo a produzir os glóbulos vermelhos.
DEFICIÊNCIA
Nenhuma conhecida
FUNÇÕES ADICIONAIS
Auxiliar no tratamento do diabetes reduzindo o açúcar no sangue, auxilia o ganho de energia em atletas com o maior aporte de glicose para a musculatura, diminui a formação de colesterol nos vasos sangüíneos, pode prevenir doenças e ataques cardíacos, ajuda na prevenção da cárie dentária, estimula o crescimento dos tecidos e o metabolismo da gordura.
TOXIDADE
É muito tóxico em excesso, podendo causar Síndrome Maníaco-Depressiva.
FONTES NATURAIS
Salsa e frutos do mar.



ZINCO

INFORMAÇÕES GERAIS
Talvez seja o mais importante mineral de nossa alimentação, necessário para mais de 200 atividades enzimáticas no nosso organismo. É o principal protetor do sistema imunológico estimulando a produção dos leucócitos sendo imprescindível na regulagem da informação genética. Também é essencial para a estrutura e funcionamento das membranas celulares, além de ser Antioxidante. Tem sido usado no tratamento da artrite e pode ajudar a prevenir os efeitos degenerativos do envelhecimento.
DEFICIÊNCIA
Anorexia, atraso no crescimento, letargia, paladar, olfato e visão anormais, aumento da suscetibilidade às infecções, disfunção das glândulas sexuais, demora na cura de ferimentos.
FUNÇÕES ADICIONAIS
Aumenta a potência sexual e a libido masculina, previne a cegueira associada ao envelhecimento, previne e trata a infertilidade, auxilia no processo de crescimento em crianças e adolescentes, previne e trata o resfriado comum, previne a queda de cabelos, trata a acne e outros problemas de pele.
TOXIDADE
É considerado não tóxico, no entanto doses elevadas prejudicam a absorção do cobre e pode provocar náuseas, vômitos e diarréia.
FONTES NATURAIS
Ostras, cogumelos, farelo, carne vermelha, cereais integrais, levedo de cerveja.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.