FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

QUEDA DE CABELOS



Estar atento a qualquer queda do cabelo é um cuidado importante, porque além do prejuízo estético a perda exagerada dos fios de cabelo pode indicar disfunções orgânicas.

É comum pensar que apenas os homens são as vítimas mais freqüentes, mas hoje em dias o número de mulheres que sofrem desse problema aumentou em grande escala. Isso devido à mudança no estilo de vida, principalmente devido ao aumento da jornada de trabalho, a falta de momentos de lazer e tranqüilidade, o estresse, as dietas radicais, os vícios e inclusive as cirurgias estéticas para modelar a silhueta.
O fio de cabelo é formado por várias partes:

O bulbo fica ligado à camada intermediária da pele chamada derme.
O músculo ao lado prende o bulbo para manter a fixação do fio, e na parte interna inferior está a papila, que é a porta para o fio de cabelo receber nutrientes. Já o bulge completa a estrutura com um depósito de células-tronco.

A queda de cabelo tem causas internas e genéticas.
Para as causas internas ressaltamos: infecções, medicações, intervenções cirúrgicas prolongadas, pós-parto, alterações endócrinas, emagrecimento, deficiência de ferro ou zinco, estados tensionais prolongados e suspensão de contraceptivos orais. As genéticas, conhecidas como Alopecia Androgenética, é determinada pelo gene e influenciada pelo hormônio masculino. Afeta mais o sexo masculino, mas também pode acometer o sexo feminino onde as causas são mais complexas.

A queda de cabelo pode estar acompanhada de descamação no couro cabeludo e coceira, fatores estes que devem ser tratados. É importante que o tratamento seja feito desde o início para evitar o afinamento progressivo dos fios.

Quando devo procurar um TRICOLOGISTA?
Quando a perda de cabelo for exagerada.
O cabelo tem duração máxima de até 07 anos, depois ele passa por uma nova fase onde a raiz do cabelo diminui e ele cai. Logo em seguida um novo fio nasce no mesmo lugar iniciando pela papila.
Sendo assim, verifique se existe muito cabelo nos lugares por onde passa, principalmente no travesseiro, na cama, no carro, na blusa, etc..

Como é feito o diagnóstico?
É realizada uma avaliação clínica do cabelo e do couro cabeludo a fim de detectar as alterações existentes nos mesmos. Muitas vezes é necessário exame laboratorial para diagnósticos específicos.

Como é feito o tratamento para queda de cabelo?
O tratamento clínico capilar é de extrema importância. Geralmente é feito com a utilização de medicamentos tópicos, tais como shampoos e loções capilares, ou medicamentos de uso oral, que podem ser específicos ou visando um restabelecimento do equilíbrio em geral.

Tratamento capilar tópico
Shampoos - O uso de shampoos específicos é fundamental. Eles podem tratar mais especificamente o couro cabeludo ou o fio (haste). A sensação de diminuição de volume do cabelo pode ocorrer tanto pela queda capilar como pela quebra. Esta diferenciação é fundamental. A queda ou perda capilar pode ser decorrente de problemas específicos, como a dermatite seborréica (caspa) que responde muito bem aos shampoos exclusivos ao couro cabeludo. Já nos casos de quebra ocorre perda da elasticidade e danos ao fio do cabelo, deixando-o frágil e susceptível à quebra. Nesse caso, além de shampoos específicos podem ser úteis os restauradores, máscaras capilares vegetais, é claro que devemos ter cuidados ao pentear e secar o cabelo. Como muitas vezes os problemas podem estar associados, dificilmente teremos produtos para a queda e a quebra, a associação terapêutica poderá ser indicada.

Loções – Indicados para os casos de perda capilar. A perda capilar pode ser decorrente da queda capilar ou de um processo mais lento chamado miniaturização. Novamente temos loções especificas para cada caso. No caso da queda, uma das causas pode ser problemas do couro cabeludo que são tratados com loções especificas, em geral por um tempo limitado. No caso de problemas crônicos, que levam a miniaturização, o tratamento com loções também deve ser prolongado. Tratamentos sistêmicos são geralmente associados.

Tratamento capilar sistêmico
O tratamento sistêmico é geralmente realizado por medicamentos de uso oral. Mais uma vez temos medicamentos específicos para a perda capilar, como  os anti-andrógenos  visando restabelecer o equilíbrio do corpo como um todo. O cabelo é muito sensível a variações hormonais e nutricionais. Também doenças e stress. Ou seja, tudo que pode afetar nosso corpo.

Por isso devemos também buscar causas gerais e muitas vezes tratamentos visando melhorar a saúde como um todo, incluindo a alimentação e qualidade de vida. A suplementação alimentar é fundamental e muitas vezes mantidas por longos períodos. Isto porque, ainda que nós discordemos, o cabelo é visto pelo nosso organismo como algo SUPÉRFLUO. Qualquer “perda nutricional” o organismo vai “economizar” no cabelo. Portanto o cabelo é um grande indicador de saúde e para mantê-lo bonito devemos estar saudáveis e bem nutridos.

Vale lembrar que estar nutrido não tem nada a ver com o peso do indivíduo e sim com uma alimentação saudável. Uma dieta balanceada e o uso de suplementos alimentares geralmente levam a uma diminuição da gordura corporal.

Tratamento com feixes de luz vermelha e infra-vermelha – LED LASER
LED quer dizer Luz Emitida por Diodo. É um laser desenvolvido especificamente para o estímulo capilar. Ele prolonga a fase anágena (de crescimento) do ciclo de vida do cabelo, por meio de um fenômeno chamado bioestimulação. Esse laser ainda tem ação antinflamatória e diminui a oleosidade do couro cabeludo.

Para os que realizaram a restauração capilar, o LED também é útil. Ele age por fotomodulação, acelerando o crescimento capilar e garantindo fios mais fortes. Também diminui a chance de aparecerem irritações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.