FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

TERAPIA CAPILAR

O que é?

A Terapia Capilar é um tratamento cosmético desenvolvido especificamente para manter a saúde do couro cabeludo e dos fios. Possui a finalidade de manutenção do pH do couro cabeludo, prevenção e tratamento da queda, seborreia e excesso de oleosidade. É realizado por profissional preparado que conhece profundamente as patologias do couro cabeludo bem como os produtos a serem usados e aplicados nos procedimentos.
No Brasil, assim como em outros países, há um interesse crescente por tratamentos alternativos e preventivos, principalmente no que se refere a queda de cabelo e seborreia.

O que é o cabelo?

Extratos da Terra O cabelo é uma haste fibrosa formada por células mortas compostas de uma proteína chamada queratina, produzida por células denominadas queratinócitos (a única parte viva do fio) que se encontram no bulbo, na derme do couro cabeludo. Um dos componentes da queratina é o aminoácido cisteína, que contém alto teor de enxofre.
A cor do cabelo é resultado de outra proteína, a melanina, produzida pelos melanócitos, células que se encontram junto da papila, a parte onde se dá a reprodução celular.
O bulbo e uma ou mais glândulas sebáceas, juntos com o músculo eretor do pelo, compõem o folículo pilossebáceo. Ao nível desse músculo existe a Zona de Bulge, onde estão as células responsáveis pelo desencadeamento dos ciclos de crescimento capilar. A Haste Capilar é formada por uma parte central chamada de Medula, que é repleta de componentes porosos, desconhecendo-se ainda qual a sua utilidade. Circundando a Medula, temos o Córtex, uma camada composta de feixes de queratina repletos de grânulos de melanina e unida por uma cola biológica. O Córtex é responsável pela resistência e elasticidade dos cabelos.
A parte mais externa dos fios, a Cutícula, compõe-se de células que são como escamas sobrepostas, também queratinizadas, com altas concentrações de enxofre. Essas células funcionam como uma barreira protetora para o Córtex e a Medula, e são responsáveis pelo brilho e pela maciez e penteabilidade dos cabelos.
A Cutícula tem cerca de 5 a 10 camadas de espessura, e suas células empilham-se umas sobre as outras, formando uma superfície bem plana. Elas mantêm-se unidas através das cerâmicas, os lipídeos intercelulares.
Cada fio poderia ser comparado com um lápis.
A parte mais interna - o grafite - seria a Medula.
A madeira seria o Córtex.
A parte mais externa - a tinta - seria a Cutícula.
Quando a camada mais externa sofre algum tipo de agressão, a tinta sai (Cutícula) e a madeira (Córtex) fica exposta. Córtex aberto significa fios quebradiços.
Além de queratina, melanina e cerâmicas, o cabelo contém água, pentoses, fenóis, ácido glutâmico, valina, leucina, cobre, zinco, ferro, manganês, cobalto, cálcio e alumínio.
As características da Haste Capilar são: forma, comprimento, cor, brilho, diâmetro, solidez, plasticidade, elasticidade, eletricidade estática, densidade e crescimento.

Folículo piloso

Extratos da Terra O folículo piloso é a estrutura que dará origem ao pelo; seu desenvolvimento é iniciado em torno do terceiro mês da vida fetal, quando a epiderme começa a enviar invaginações para a derme subjacente. Essas invaginações irão se transformar em folículo piloso e darão origem aos pelos.
  • O desenvolvimento do folículo piloso está completo em torno do oitavo mês de gestação.
  • Após o nascimento, não há formação de folículos pilosos.
  • O bulbo piloso é uma expansão da parte inferior do folículo piloso.
  • O fio do cabelo desenvolve-se dentro do bulbo piloso, que pode ser comparado com o ventre de uma mulher grávida. No bulbo piloso, as células de cabelos são produzidas por meio de proteínas e sínteses de carboidratos.

Couro cabeludo

O couro cabeludo é o seguimento cutâneo que reveste o crânio. Por isso, podemos dizer sobre ele tanto quanto dissemos em geral sobre a pele. Diferencia-se da pele pelo fato de não recobrir massas musculares plásticas, elásticas e móveis, mas uma caixa óssea, e também pelo abundante sistema pilífero.
Os humanos apresentam entre 90 e 150 mil fios de cabelos no couro cabeludo. Em média, esses fios crescem 1 cm por mês (0,37 mm/dia), e a perda normal está entre 50 e 100 fios diários.
Tratar do couro cabeludo é uma extensão do tratamento da pele do rosto.

Tricologia

Tricologia: do grego thricos (cabelos) + logos (estudo) - é um ramo da ciência que principiou a organizar-se na Inglaterra, em 1902.
Congrega profissionais como químicos, biólogos, cosmetólogos, farmacêuticos, nutricionistas e médicos, e tem como objetivo integrar as áreas da saúde e da estética.
Aplica-se a profissionais da área da estética - terapeutas capilares, cabeleireiros, esteticistas e demais que trabalham em salões, clínicas e spas.

A importância dos cabelos

Nas comunidades humanas, a estética é muito valorizada.
Os humanos apresentam entre 90 e 150 mil fios no couro cabeludo - dez por cento a mais nos louros e dez por cento a menos nos ruivos. Em média, esses fios crescem 1 cm por mês (0,37 mm/dia), e a perda normal está entre 50 e 100 fios diários.
Em razão de a estética ser muito valorizada nas comunidades humanas, os cabelos têm valor indiscutível como ornamento pessoal. Em algumas culturas, o aspecto dos cabelos assinala diferenças sociais ou profissionais; já em outras, atende a exigências religiosas ou até mesmo a posicionamentos políticos.
O cabelo é a moldura do rosto e pode demonstrar traços da personalidade humana. Perder o cabelo, portanto, pode ser um desfiguramento para qualquer pessoa.Cortá-los, penteá-los e pintá-los de acordo com os próprios desejos são maneiras que cada um tem de demarcar a sua individualidade. Contribuindo para uma imagem clássica ou radical, os cabelos são repletos de significados associados a conceitos de ousadia, juventude, liberdade, sedução e poder.
A calvície não implica nenhum risco à vida, porém é fator fundamental para a perda de autoestima e insegurança emocional. As mulheres são bastante cobradas quanto à beleza física, o que traz apreensão principalmente no momento atual, em que a calvície começa a ser um problema comum para ambos os sexos. Qualquer alteração de imagem pode ter um impacto importante sobre a nossa autoestima e personalidade. A perda de cabelos pode desencadear sérias consequências emocionais tanto para homens como para mulheres.
Olhando para a história da humanidade, o homem sempre se preocupou com o cabelo, que, além de estar relacionado à estética, oferece proteção ao crânio contra traumatismos e radiações solares. A adoração aos cabelos atingiu os impérios, a religião, a mitologia, a cultura, as classes sociais e a ciência. Em todos os tempos e culturas, as perdas do cabelo afetam o íntimo das pessoas. Papiros egípcios com mais de quatro mil anos já citavam a anatomia do couro cabeludo e fórmulas para a alopecia, nome da patologia que acomete o couro cabeludo com a queda de cabelo.

O crescimento dos cabelos

Os cabelos crescem descontinuamente, intercalando fases de repouso com fases de crescimento, de modo que os fios encontram-se em estágios diferentes em seus ciclos de desenvolvimento.
Na fase de crescimento (anágena), com duração peculiar a cada indivíduo, os fios de cabelos crescem em média 10 a 20 cm ao ano. Determinantes genéticas influem sobre a textura, cor, curvatura, densidade e o crescimento dos cabelos.
Existem ainda outras influências: hormonais, nutricionais, químicas, psíquicas e também o envelhecimento.
Hormonais - Os hormônios circulantes na corrente sanguínea modificam o crescimento dos cabelos na puberdade, na gravidez, na menopausa, na terceira idade e em decorrência de doenças glandulares.
Nutricionais - A alimentação carente em proteínas, vitaminas e gorduras insaturadas altera os ciclos capilares.
Químicas - Muitas substâncias e medicamentos influem no crescimento e na perda dos cabelos.
Psíquicas - Transtornos emocionais ou estresse intenso podem originar perda dos fios.
Envelhecimento - Com o avançar da idade, acontece no couro cabeludo uma diminuição importante dos fibroblastos, células que produzem o colágeno.
Somam-se a isso as alterações tróficas decorrentes dos radicais livres, que agridem as células do folículo piloso. O resultado é uma menor densidade de cabelos no couro cabeludo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.