FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

sábado, 7 de abril de 2012

CASPA


COMO A CASPA ATINGE OS BRASILEIROS

A caspa atinge praticamente 50% dos brasileiros.
O problema é mais comum entre os homens por causa da oleosidade excessiva criada pelos hormônios masculinos. A caspa também atinge 34% das mulheres. Ou seja;
• De cada 100 brasileiros, 50 tem caspa.
• De cada 100 brasileiros, 36 tem caspa com queda.
• Esta caspa que atinge os brasileiros pode se seca ou oleosa.

O QUE É CASPA?

A descamação excessiva, no couro cabeludo, das células superficiais, desprendendo-se em forma de escamas, visíveis a olho nu, é a caspa.
Em condições normais, a descamação celular fisiológica é invisível; é que as superfícies corporais descamam regularmente, senão o aspecto da nossa pele "envelheceria".
Caspa é, de fato, a pele morta, escamosa, do couro cabeludo. Ela enfraquece os cabelos, além de enfeiá-los. Os minúsculos poros do couro cabeludo devem ficar livres, para respirar. Eles não conseguirão funcionar bem se ficarem entupidos com as caspas.
Quando o couro cabeludo está seco, a caspa é solta e escamosa; mas quando as glândulas sebáceas estão produzindo muito óleo e este óleo não consegue ser distribuído, ele se mistura com a sujeira e suór do couro cabeludo originando a pior espécie de caspa. Esta substância fechará os poros de tal forma que o folículo piloso não poderá trabalhar. Gradativamente as raízes são destruídas e os cabelos caem sem que os outros os substituem, além de impedir que os cabelos cresçam. Cerca de 72% dos pacientes portadores de caspa possuem algum grau de perda e podem até apresentar calvície.

CAUSAS DA CASPA

As causas da caspa são várias: fisiológicas, traumáticas (orgânicas ou psíquicas,) e infecciosas. Sabemos da relação da caspa com as afecções corporais.
São causas da caspa:
• Falta de higienização do couro cabeludo.
• Fazer aplicações locais de medicamentos ou de algum produto cosmético à base de ácido no couro cabeludo, como permanente, pode irritar as glândulas sebáceas e também provocar o aumento da secreção. Tintura, alisamentos com soda, lítio, guanidina ou amônia em contato com o couro cabeludo também provocam caspa.
• Escova, prancha com temperatura quente em contato com o couro cabeludo.
• Lavagens excessivas e freqüentes com quantidade exagerada de detergentes induzem a caspa.
• Banhos quentes induzem a caspa.
• Geralmente no inverno há uma incidência muito grande do surgimento da caspa, pois as pessoas usam a água quente para tomar banho, estimulando a produção de mais óleo pelas glândulas sebáceas, além de uma alimentação rica em lipídios.
• Resíduos de xampus e cremes nos cabelos tendem a provocar o aparecimento da caspa, com a liberação de escamas esbranquiçadas que soltam facilmente.
• Passar condicionadores no couro cabeludo também provoca caspa.
• Alterações Hormonais (gravidez, estímulo hormonal na adolescência, menopausa) podem provocar caspas.
• Outro fator é o stress (ansiedade, preocupação, cansaço físico).
• O excessivo consumo de álcool tendem a agravar a caspa. Isso acontece porque "o consumo exagerado pode provocar um aumento da multiplicação celular em algumas pessoas e, conseqüentemente, uma produção exagerada de secreção sebácea".
• O fumo e a ingestão de pimenta, chocolate, amendoim e fritura tendem a agravar a caspa.
• Existe um fungo, o Pityrosporum Ovale, que provoca a caspa. Este fungo adora ambiente com oleosidade excessiva, resíduos, suór. Ele se alimenta da oleosidade do couro cabeludo, causando muita coceira. Este tipo de caspa é transmissível.

TIPOS DE CASPA
A descamação pode apresentar-se como seca, branca acinzentada, por vezes provocando eritema e prurido do couro cabeludo, a mais freqüente - é a caspa seca;
Ou, apresentar-se na forma de escamas grandes, espessas e gordas, amareladas e coladas ao cabelo, sobre um couro cabeludo eritematoso, inflamado e exsudativo (material resultante de processo inflamatório que, saindo de vasos sanguíneos, se deposita em superfícies do couro cabeludo, sendo constituído de líquidos, células, fragmentos celulares, etc.) - é a caspa gordurosa.
A presença de oleosidade em excesso pode causar irritações no couro cabeludo e resultar na chamada caspa oleosa. O mecanismo pelo qual a oleosidade provoca irritações obedece aos seguintes passos:
1- A pele do couro cabeludo, assim como a pele de todo o corpo, apresenta um conjunto de bactérias residentes naturais. Essas bactérias são úteis ao homem e representam a flora bacteriana da pele.
2- A oleosidade em excesso favorece o crescimento de alguns microorganismos, aqueles que se alimentam de lipídeos, em detrimento de outros. Ocorre, assim, um desequilíbrio entre os constituintes da flora bacteriana. Alguns estudos mostram que o microorganismo que mais se desenvolvem nessas condições é um fungo chamado Ptirosporum ovale. Não podemos esquecer que existem outros microorganismos que se desenvolvem nestas condições.
3- Os microorganismos que se alimentam de lipídeos cutâneos secretam enzimas chamadas lipases, que quebram os lipídeos, transformando-os em ácidos graxos. Alguns ácidos graxos, em contato com o ar se oxidam e dão origem a substâncias altamente irritantes que induzem a caspa.

Você sabe o que é dermatite?
.......................................................................................................................................
Caspa e dermatite seborréica são a mesma coisa? ....................................


VOCÊ SABIA QUE:

1. SE UMA PESSOA FICAR 5 DIAS SEM LAVAR OS CABELOS, UMA DESCAMAÇÃO É ACUMULADA NO COURO CABELUDO? POR ESTE MOTIVO É QUE CLIENTES QUE FAZEM ROLINHO OU ESCOVA UMA VEZ POR SEMANA SEMPRE RECLAMAM DE CASPA.                                                 2. UMA CLIENTE QUE FAZ EM MÉDIA DUAS ESCOVAS SEMANAIS ALTERA TODO O EQUILÍBRIO BIOLÓGICO DO COURO CABELUDO, ESTANDO PROPENSO A TER CASPA, COCEIRA, SEBORRÉIA, IRRITAÇÃO QUEDA, QUEBRA, ETC.
3. CIENTISTAS ENCONTRARAM A PRESENÇA DO PITYROSPORUM OVALE NA CASPA, E APÓS ELIMINÁ-LO COM PRODUTOS ANTIFÚNGICOS, NÃO HOUVE REGRESSÃO DA CASPA. POR OUTRO LADO, O TRATAMENTO ÚNICO DA CASPA LEVOU A UMA DIMINUIÇÃO EXPRESSIVA DO PITYROSPORUM, MOSTRANDO QUE MICROORGANISMOS ENCONTRADOS NA CASPA SÃO UM EVENTO SECUNDÁRIO AO AUMENTO DE NUTRIENTES, PORÉM NÃO É UM AGENTE PRIMÁRIO CAUSADOR DA CASPA. 
36 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.