FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

sábado, 28 de abril de 2012

ÓLEO MINERAL ... FIQUE LONGE DELE!


O óleo mineral é um subproduto da destilação do petróleo bruto para produzir gasolina e outros produtos feitos a partir do petróleo. Também conhecido como petróleo branco, o óleo mineral tem sido amplamente utilizado em produtos para cuidados da pele e em aplicações de maquinaria pesada. O óleo mineral é disponível em três graus e é refinado de acordo com a sua utilização. Como o óleo mineral é feito em grandes quantidades e está facilmente disponível, é geralmente mais barato e pode ser adquirido em drogarias.

A maioria dos produtos formulados para cabelos crespos, contêm ingredientes à base de petróleo. Estes têm sido historicamente usados para adicionar brilho, para fazer o cabelo parecer macio, "liso" e saudável. No entanto, a utilização de produtos à base de petróleo não é recomendada.


As moléculas do óleo mineral são muito maiores em comparação com outros óleos e, são capazes de manter a umidade do cabelo, reduzindo as lacunas que fariam com que essa umidade escapasse. Perfeito certo? Bem, não necessariamente. O filme que o óleo mineral cria no cabelo é oclusivo, o óleo mineral se acumula no couro cabeludo, que por sua vez, bloqueia os folículos pilosos, retardando o crescimento do cabelo. O óleo mineral não penetra no fio de cabelo. Ele apenas serve como uma "solução" temporária para fazer o cabelo parecer mais brilhante.


Para tornar tudo pior, o óleo mineral é também um hidrófobo, odeia água, de modo que, só pode ser removido com um surfactante e é ai que está o problema.


Se você usar o óleo mineral em seu cabelo, você terá que usar um shampoo com sulfato para se livrar dele. O problema é que, lavar o cabelo com o shampoo de sulfato significa que os óleos naturais do seu cabelo também vão embora e o objetivo de um cabelo seco é mantê-lo hidratado e não o contrário!


Sei que posso ser "crucificada" por este artigo, mas em todas as lojas que entro a maioria dos produtos contêm óleo mineral em sua composição e que por experiência própria (deixo bem claro!) não recomendo a ninguém que tenha cabelos crespos como os meus. Hoje em dia existem outras alternativas que podem substituir os óleos minerais, como os óleos vegetais, que para cabelos crespos ou não, são muito mais benéficos. Por isso, tenho a petulância de ler os ingredientes de todos os produtos, e se ele contém óleo mineral faço questão de coloca-lo de volta na prateleira!
ISADORA M. DE OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.