FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

sábado, 7 de abril de 2012

DERMATITE SEBORRÉICA


O QUE É DERMATITE SEBORRÉICA?
É a hiper-secreção das glândulas sebáceas do couro cabeludo; esta se associa freqüentemente com a caspa, e facilita a alopécia (a careca).
Estes cabelos engordurados por esta secreção de sebo, são mais difíceis de pentear, agrupam-se e acumulam mais sujidade. Este sebo ou gordura, oxidada, provoca um cheiro desagradável.
Em grau mínimo, a dermatite seborréica é vista apenas como caspa e oleosidade excessiva, com alguma coceira no couro cabeludo. A caspa oleosa é o pode se transformar em seborréia. Caspa seca não vira seborréia.

A DERMATITE SEBORRÉICA É UMA DOENÇA

A seborréia é uma doença e está no CID (código de doenças internacionais).
Veja:

L21 Dermatite seborréica
Exclui:
dermatite infectada ( Dermatite eczematóide infecciosa )
L21.0 Seborréia do couro cabeludo
Crosta láctea
L21.1 Dermatite seborréica infantil
L21.8 Outras dermatites seborréicas
L21.9 Dermatite seborréica, não especificada

Essa doença não é contagiosa, e quando se encontra num grau mais avançado, seus sintomas são irritação e coceira, seguidas de vermelhidão e irritação no couro cabeludo.
As escamas podem ser secas ou gordurosas, finas ou espessas, geralmente acinzentadas ou amareladas, quase sempre aderentes, podendo ser acompanhadas ou não de coceira.
Sem dúvida o local mais comum de acometimento é o couro cabeludo. Mas toda a região do centro da face, sulcos próximos as asas do nariz, conduto auditivo externo, regiões atrás das orelhas, sobrancelhas, cílios e barba. Pode haver também comprometimento da região central das costas, região intermamária e pubiana.
É importante saber que a dermatite seborréica é uma doença inflamatória, não contagiosa, possui caráter crônico e recorrente, aparecendo em surtos durante período longo da vida do indivíduo acometido se este não souber tratá-la.
Os fatores que causam a dermatite seborréica são, ainda, pouco conhecidos.
Há indícios que a herança genética tem importante papel causal, havendo vários indivíduos acometidos na mesma família.
Por outro lado, alguns estudos propõem que o hormônio sexual masculino, pode estar relacionado como causa da dermatite seborréica, e por isso os homens são mais propensos à doença.
Há algumas doenças que têm forte associação com a dermatite seborréica, dentre elas: diabetes, obesidade, doença de Parkinson, doenças psiquiátricas e AIDS. Assim, indivíduos que têm essas doenças possuem maior possibilidade de desenvolver a dermatite seborréica.

Dermatite seborréica causa queda de cabelos!
Esta enfermidade é causa comum de queda de cabelos, cerca de 72% dos pacientes portadores da doença possuem algum grau de perda, podendo, até mesmo, levar a rarefação capilar. Em alguns casos, tratando-se a dermatite seborréica, acaba-se a queda de cabelos.

ORIGEM DA PATOLOGIA
• aumento da secreção sebácea
• hiperqueratinização com obstrução do folículo pilossebáceo - ceratose do folículo
• retenção sebácea
• alteração da flora bacteriana da pele - proliferação bacteriana, uma vez que a bactéria se alimenta do sebo
• reação inflamatória local
• fatores individuais


Aumento da secreção sebácea:A composição química do sebo é constituída basicamente de uma mistura dos seguintes elementos: triglicérides, ácidos graxos e colesterol com seus ésteres e o esqualeno, cuja proporção varia de uma pessoa para outra.
A secreção sebácea depende da ação dos hormônios androgênicos (testosterona - DHT) e é por isso que na puberdade - período em que ocorre aumento repentino dos níveis de andrógenos circulantes - observa-se a hipertrofia (aumento) da glândula sebácea e o aumento de sua secreção.
Clinicamente demonstra-se esta dependência androgênica mediante os seguintes dados objetivos: o acne é grande na puberdade, se exacerba no período pré-menstrual e é freqüente nas situações que aumentam os andrógenos circulantes (síndromes virilizantes, e nas terapêuticas por andrógenos).
Obs. Testosterona, hormônio masculino é encontrado na mulher nas regiões dos ovários e supra-renal, e no homem, nos testículos e na supra-renal.
Hipófise - principal glândula localizada dentro do cérebro, que controla todas as outras glândulas do organismo.

Hiperqueratinização com obstrução dos condutos pilossebáceos:
Nisto reside o mecanismo principal de formação dos comedões que podem ser abertos (cravos pretos) ou fechados (cravos brancos).
Este distúrbio, que parece obedecer a uma influência genética ou a um defeito congênito, induz a uma hiperqueratinização na porção infra-infundibular do folículo pilossebáceo, cujo acúmulo de escamas aderentes obstrui a drenagem normal, preparando a formação do comedão.
A influência genética explicaria o caráter familiar observado com freqüência no acne vulgar.Esta acne também ocorre no couro cabeludo.

Alteração e participação da flora bacteriana da pele
Os principais microrganismos isolados da superfície cutânea e dos ductos pilossebáceos nos pacientes com acne são: os Propionibacterium acnes, Propionibacterium granulosun e propionibacterium avidum, o Sthaphylococcus epidermides e o Pityrosporum ovale.
Eles possuem várias enzimas com capacidade de hidrolisar os triglicérides das glândulas sebáceas, promovendo a liberação de ácidos graxos livres, cuja difusão pelos folículos pilossebáceos provoca irritação e inflamação.



O TRATAMENTO EXIGE PERSISTÊNCIA


Tratar um paciente com dermatite seborréica requer paciência da parte do doente. Por ser uma enfermidade crônica, as alternativas existentes visam o controle do quadro, com a remissão dos sintomas, deixando a pessoa sem os incômodos característicos: a descamação, a coceira e a vermelhidão na pele. Portanto, não há cura definitiva.
Alguns pacientes na tentativa de livrarem-se da dermatite seborréica cortam os cabelos bem curtos ou até mesmo raspam totalmente, porém este fato não cura a doença, podendo apenas aliviar o quadro.
Muitos produtos e remédios têm sido usados para o tratamento da dermatite seborréica, porém, antes de usar qualquer medicação faz-se necessário lembrar que essa doença é decorrente do próprio organismo do indivíduo. Desta forma, somente será possível controlar a dermatite seborréica se além do tratamento medicamentoso o paciente alterar seus hábitos e eliminar os fatores reguladores.
O tratamento é feito com tricoterapias, peeling e manutenção com xampus e loções capilares cosmecêuticos ( são os únicos que podem combater o problema), que contém vários princípios ativos capazes de, na forma mais discreta, amenizar ou acabar com o problema. Nos recém-nascidos é indicado o uso de óleo cicatrizante para remover as crostas.
Também é aconselhado uma alimentação rica em aminoácidos associados a vitamina B6, como a ingestão de fígado, aves, banana, feijões, batata e produtos integrais. Aconselha-se o uso de óleos essências e alguns produtos naturais.
37 comentários

4 comentários:

  1. Tenho dermatite e queda do cabelo, e fico muito mal com isso...gostaria de raspar todo o cabelo mas tenho medo por causa da dermatite :(

    ResponderExcluir
  2. Olá Leandro , me chamo caroline tenho 20 anos e sou portadora da dermatite seborreica , comecei a perder cabelo na parte da frente estava virando calvície quando eu penteava a parte do cabelo toda para trás ... no então coçava a cabeça o dia todo chegava até arder de tanta coceira chorava no entanto raspei a cabeça uma vez , como diz o tópico aí encima raspar a cabeça na cura a doença somente a ameniza. Então eu raspei e cresceu pois a bendita coceira Ainda continuava então raspei a segunda vez e fui a médica doutora Daniela então ela me passou shampoo , mas aonde fica a questão estou somente tratando e fui diagnosticada com calvície também no entanto me cabelo e baixo , uso perucas lindas semelhantes cabelos humanos lisas todos apaixonam pelos meus cabelos não posso nunca mais passar química no cabelo e vivo feliz mais com perucas do que com esse cabelo que tinha ! Espero que trate a sua também ! Abraços ,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava com descamação no cabelo na barba e na sobrancelha mas após aplicar um shampoo receitado melhorou bastante, a descamação so está na sobrancelha e na costeleta direita, eu quero saber mais detalhes desse alivio de raspar a cabeça, por exemplo se as feridas diminuíram e a parte estética das feridas ( se as feridas ficaram muito perceptíveis )

      Excluir

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.