Foi com grande satisfação que eu fui convidado pela Celisa para escrever algumas resenhas no mês de comemoração dos cinco anos do site Beleza e Saúde. E não poderia recusar, pois foi justamente aqui onde eu fiz novas amizades e me interei ainda mais no mundo dos cosméticos.
A Vitamina C é usada há décadas nos produtos japonses para prevenir e atenuar manchas causadas pelo Sol. Também é muito comum a indicação deste antioxidante para precaver da proliferação de radicais livres quando expostos ao sol, por isso a vitamina C é considerada um filtro solar biológico e importante para usar durante o dia. Sem contar os benefícios de estimular a produção de colágeno e atenuar rugas e linhas finas.
Na outra fase (rosa) do produto há a presença de comfrey, que possui ação anti-séptica, anti-inflamatória e acalma a pele avermelhada quando exposta aos raios solares ou climas elevados. Quem tem a pele sensível pode sofrer ainda mais em climas quentes e ensolarados quando permanece muito tempo ao sol. Independente da proteção solar, o calor pode deixar a pele mais avermelhada devido à dilatação dos vasos. Para entender mais sobre isso, sugiro a leitura do blog do Pedro onde ele descreveu um estudo sobre o efeito do aquecimento global na pele.
Na foto ilustrativa do produto, vocês podem observar as duas fases: uma rosada e outra amarela para ocasionar os distintos benefícios, porém, analisando os ingredientes, praticamente ambas as fases contêm vitamina C e comfrey, talvez em concentrações diferentes:
Em peles fototipo I e II (veja tabela fototipo cutâneo), o pó cobre perfeitamente sem transferir cor e com acabamento natural, o que é raro em protetor solar em pó compacto vendido no Brasil, onde as gamas de cores deixam a pele com tom rosado escuro ou levemente bronzeado. Pessoas com pele muito clara e que não desejam ficar com aparência de “peguei um sol de leve” não se adéquam às características das bases e pós com filtros solares nacionais.
Eu tenho pele fototipo III, clara com cabelos e olhos castanhos, porém com tendência a vaso dilatação e rubor facial. Nesse caso, eu sinto que ele cobre e deixa minha pele mais uniforme, ainda que me incomode um pouco, pois não sou adepto de maquiagem, principalmente para uso diário. Mas é algo que só eu consigo perceber por conhecer as características da minha pele. No mais, para optar por algo totalmente sem cor, teria que ser um pó apenas com sílicas. Tenho uma leitora de pele bastante clara e usa esse pó e na opinião dela é transparente e deixou a pele homogênea, sem ressaltar linhas ou ressecamentos, enquanto que em peles mais morena, ela comentou que pode ocasionar um tom mais claro.
A embalagem é bem prática (há um uma bula em vários idiomas, mesmo em inglês), com um sistema que evita a contaminação do produto (uma trava para manter o pó separado da esponja). Esta é bem macia e suave de usar:
Você pode aplicar em camadas com esponja ou pincel e o toque na pele é natural também, sinto-a levemente aveludada e macia. Eu não fiz nenhum tipo de preparo na pele, como o uso de bases e corretivos, apenas o pó e consegui um ótimo resultado. Durante o dia, fiquei incomodado de usar, justamente por não ser usuário de maquiagem masculina, porém, à noite, não há produto melhor para deixar a pele mais bonita.
O produto também segura o brilho e excesso de sebo, pois conta com ingredientes que absorvem o sebo: sílicas e talco, permitindo um acabamento mais fosco e seco. Eu não achei maticante demais, apenas manteve o brilho regulado, e também dependerá de quantas camadas vocês aplicarem. Há silicones e mica que dão o toque iluminado e acetinado à pele. Não posso afirmar que o pó cobre imperfeições e manchas escuras, mas acredito que não, pois não é a finalidade dele – para isso você deveria usar anteriormente um corretivo ou base – e como não é de alta cobertura, presumo dessa forma.
O que eu poderia destacar nesse produto, além dos benefícios da Vitamina C e do comfrey, é que ele tem filtros minerais, como o óxido de zinco e dióxido de titânio, além de filtro químico, o octinoxate. Deles, destaco o óxido de zinco (confira no post dos filtros solares asiáticos), um dos melhores – ou o melhor – filtros UV-As e UV-Bs, pois ele confere uma barreira efetiva e estável permanente contra a radiação UV, inclusive para a luz visível – luz de escritório e computador.
O segredo dos grandes dermatologistas é usar um filtro solar convencional e, por cima, aplicar uma camada de filtro em pó com filtro mineral para “selar” a proteção. Ao longo do dia, basta apenas retocar com o pó para reforçar a proteção. Gosto e recomenda essa indicação, pois acho mais complicado usar apenas uma base ou pó com FPS como única proteção solar, pois teria que adicionar uma generosa quantidade para adquirir o FPS indicado na embalagem.
Concluindo: é um ótimo produto para quem deseja reforçar a proteção solar da pele, prevenir manchas, camuflar a sensibilidade, atenuar o brilho excessivo e busca um acabamento mais suave e natural, principalmente para quem tem peles mais claras. Ao contrário de muitos produtos com cor para peles asiáticas, vocês não ficarão com tom amarelado. Acredito que até os rapazes de pele clara vão se sentir confortável, mas não recomendaria para peles morenas demais. Como a Laneige afirma, Brightening Sun Powder SPF 50+/PA+++ é uma opção inteligente de proteção solar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.