FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

sábado, 28 de abril de 2012

A ESTRUTURA CAPILAR

       O cabelo é o acessório permanente de uma mulher e parte vital de sua aparência e personalidade. Para uma mulher cosmopolita o cabelo é um meio de auto-expressão e arte.
       Qualquer mulher que aprecie a boa aparência dos cabelos também reconhece o grande mérito em cuidar bem dele, e certamente isso se tornará muito mais fácil se conhecerem a estrutura do cabelo, suas características, a condição do couro cabeludo, seu crescimento, etc.

A estrutura dos cabelos e seu crescimento
Estrutura do Cabelo

       O cabelo é formado por fortes cordões elásticos de proteína chamados queratina e, em termos químicos, é composto por oxigênio, ferro, nitrogênio, hidrogênio, carbono, enxofre e fósforo. A proporção exata destes elementos químicos varia de acordo com sexo, idade, tipo e cor de cabelo. O cabelo não é uma estrutura viva pois não existe renovação celular fora do couro cabeludo, tudo que você pode fazer por ele é preservá-lo.
        Ele nasce a partir de pequenos bolsos na nossa pele e couro cabeludo conhecidos como folículos. Estes folículos não são uniformemente distribuídos no couro cabeludo, mas podem ser encontrados juntos em grupos que variam de dois a cinco em cada. Cada folículo tem seu próprio ciclo de vida, podendo crescer em média seis centímetros em um ano durante quatro anos, até cair dando início a um outro ciclo.
       A base do cabelo no couro cabeludo é conhecida como papila, onde passam os vasos sangüíneos responsáveis pela nutrição do cabelo.
       Durante o período ativo do crescimento as novas células empurram as mais antigas para fora da papila até que o fio de cabelo caia. É o padrão de crescimento celular na papila que determina se o cabelo crescerá em linha reta, ondulado ou crespo.
       O crescimento torna-se geralmente irregular durante a adolescência, quando atinge seu pico. Ele diminui à medida que envelhecemos e pode mudar também devido à doenças, drogas, gravidez, etc. Apesar dos fios de cabelo parecerem fibras singulares, cada cabelo é construído por três camadas: a cutícula, o córtex e a medula.

A cutícula

Fio de cabelo saudável
        É a camada mais externa do cabelo que fornece proteção à camada interna que é o cortex. É composta por várias camadas de células córneas duras e transparentes. Cabelos afros possuem entre oito e dez camadas de cutícula, asiáticos mais de dez e caucasianos de quatro a sete. Quando a cutícula se quebra e expulsa o final do cabelo o resultado são as pontas duplas, ela cobre a vertente de proteínas do córtex, protege contra a exposição ao sol ou absorção excessiva de água e mantém a umidade no interior do córtex. Tratamento inadequado e uso freqüente de produtos químicos podem causar danos a cutícula.
.
Danificado por secador e chapinha

O córtex

        É a segunda camada. As propriedades qualitativas de força, elasticidade, flexibilidade, direção e padrão de crescimento, e também a largura e textura do cabelo, dependem da composição do córtex. O córtex é composto por fibras entrelaçadas como uma corda, feixes filamentosos de proteínas unidas por cimento intercelular de lipídios, água e elementos vestigiais de vitaminas, metais e outros produtos químicos fornecidos pelo seu sangue. Proteína em si não tem cor, é a melanina distribuída entre o filamento de proteína que dá a cor do seu cabelo, quanto mais escuro o cabelo maior a quantidade de melanina, e quando você não tem melanina o suficiente o cabelo cresce branco (cabelos brancos). É no córtex onde ocorrem os processos químicos, alisamentos e mudancas de cor (melanina é extraída ou adicionada quando se muda a cor do cabelo). Seu cabelo pode dizer muito sobre você, através deles cientistas podem dizer como as pessoas se alimentavam há milhares de anos atrás e também conhecer a história do uso de drogas.

A medula

        É uma massa esponjosa de células, é a camada mais interna, composta de queratina mole. A medula não está presente em todos os cabelos, o que não quer dizer que os que não têm medula sejam piores que os que tem, ainda é incerta a exata finalidade da medula, embora acredita-se que tenha algo a ver com a regulação da temperatura corporal. Em suma, a finalidade do cabelo no corpo humano é regular a temperatura, proporcionar o isolamento térmico e proteger o corpo do sol.

Então por que seu cabelo está sempre seco?
Bem, voltaremos a camada de cutícula...

Ponta quebrada
       Quando a cutícula está fechada ela protege as proteínas existentes dentro do cabelo (lá no córtex) e também ajuda a manter a umidade, então para manter a umidade em seu cabelo você deve incentivar o fechamento da cutícula.

Pelo meu entedimento, as cutículas respondem a três forças diferentes:

a temperatura - o calor dilata a cutícula fazendo com que se expanda e se abra. O frio tem o efeito oposto fazendo com que se contraia e se feche.

Pontas duplas
o equilíbrio do pH - soluções alcalinas fazem com que a cutícula se abra, soluções ácidas ajudam o seu fechamento.

a superfície de tratamento - produtos consistentes como silicones ou óleos podem fechar as cutículas manualmente, fazendo a superfície do cabelo ganhar peso.


Uma cutícula bem fechada proporciona brilho e evita a quebra do seu cabelo!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.