FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

domingo, 29 de janeiro de 2012

CIÊNCIA DESVENDA MISTÉRIOS DO ENVELHECIMENTO DOS CABELOS

Processos químicos, como tingimentos e descolorações, e exposição a raios UV aceleram a perda de proteínas dos cabelos
Uma nova ferramenta da Biologia, evolução da ciência genômica, que estuda os genes, está permitindo o encontro de respostas para dilemas sobre o envelhecimento dos cabelos e abrindo caminhos sobre o estudo da influência da menopausa na alteração dos fios e formas de prevenir e tratar os danos.

Esta nova ciência — que une o conhecimento sobre os genes e as descobertas do estudo das mudanças na produção de proteínas, somadas às reações bioquímicas do corpo — foi destaque no Congresso Mundial de Dermatologia de Seul, realizado no final de maio.

Confira as principais revelações:   

:: As fibras de cabelo mudam de acordo com a idade da mulher, apresentado alterações significativas no diâmetro do fio, cor e propriedades individuais das fibra. O próximo passo é entender como o fim da produção de hormônios estrogênios e progestógenos desta fase afeta os cabelos e como evitar esse dano.

:: A perda de proteínas, principal componente estrutural do cabelo, é o maior agente causador do envelhecimento dos fios, tendo impacto significativo sobre a aparência da fibra capilar;

:: Processos químicos, como tingimentos e descolorações, e exposição a raios UV aceleram a perda de proteínas dos cabelos, acarretando no envelhecimento prematuro dos fios;

:: Até então, os especialistas imaginavam que o dano capilar acontecia de fora para dentro, a partir da perda da cutícula. Entretanto, o estrago pode acontecer antes disso, atingindo primeiro o córtex, a camada intermediária dos fios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.