FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

CRESCE OFERTA DE TRATAMENTOS ANTICELULITE SEM RESULTADO GARANTIDO

Cresce a oferta de armas contra celulite nos sites de compras coletivas. E a frustração da mulherada aumenta na mesma proporção.
'Furinhos' na pele incomodam belas e famosas; veja fotos
Conheça os hábitos alimentares que ajudam a combater a celulite
Se nem os tratamentos médicos mais sofisticados alcançam grandes resultados nessa área, o que esperar de um pacote com cinco sessões de drenagem linfática, cinco de massagem modeladora e outras cinco de ultrassom pela bagatela de R$ 83?
A pechincha, encontrada no site Peixe Urbano, é só uma entre centenas de promoções tentadoras na rede.
A variedade de terapias anticelulite já revela a ineficácia da maioria. Se houvesse uma 100% garantida, seria a única.
"Medicina estética é uma das áreas que mais crescem, o que atrai grupos vendendo tratamentos sem comprovação científica", diz o clínico geral Pedro Pinheiro.
"Não há, até o momento, tecnologia que corrija alterações estruturais do tecido adiposo feminino e da derme profunda", afirma Pinheiro.
A dermatologista Adriana Vilarinho é mais otimista. "Não há técnicas definitivas, mas elas estão mais eficientes e podem melhorar a celulite em até 60%."
Para Pinheiro, a melhora é parcial, temporária e consome muito dinheiro e tempo.
O sucesso dos tratamentos não é a única divergência entre os profissionais da área. Outra questão é se celulite é ou não doença. "Considero a celulite uma característica feminina, presente em praticamente todas as mulheres que passaram da puberdade. Não tem qualquer implicação para a saúde", diz a dermatologista Lucia Mandel.
"Celulite não é doença, mas uma alteração normal do tecido subcutâneo feminino que, por imposição da sociedade, tornou-se um incômodo estético", diz Pinheiro.
Já a nutricionista Flávia Moraes afirma que é, sim, uma doença multifatorial.
PARTES SENSUAIS
O chato é que a celulite se instala nas partes mais sensuais do corpo: bumbum, pernas e abdômen.
Crônica e benigna, a afecção é também democrática: segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, acomete 62% das brasileiras, sem distinção de raça, credo, classe social ou fama.
É, a celulite coloca no mesmo saco você e Juliana Paes, Grazi Massafera, Maria Fernanda Cândido, Marcelle Bittar, Ellen Rocche e Fernanda Souza, entre outras celebridades que já assumiram padecer desse mal.
Uma das causas do fenômeno está relacionada ao estrogênio, hormônio responsável pelo comportamento feminino e pela anatomia, o que inclui lábios carnudos, pele macia e curvas.
Quer dizer: mulheres com alto nível de estrogênio são mais desejadas pelos homens e, ironicamente, mais propensas a desenvolver esse "efeito colateral".
Enquanto a medicina não descobre a cura definitiva dessa suposta doença, as mulheres continuam sucumbindo às falsas promessas.
"PACOTE MULHER"
A publicitária Carolina Mercadante, 24, tem 64 quilos distribuídos por 1,74 m. Mesmo assim, fez dez sessões de drenagem, dez de carboxiterapia e dez de lipocavitação (tipo de ultrassom) arrematadas em uma promoção do site Cesta Cheia.
O preço foi bom (R$ 90), os resultados, nem tanto."A pele fica mais lisa, mas a celulite continua lá", entrega. E o namorado, reparou?
"Para me agradar, ele dizia que tinha melhorado, mas acho que não via diferença."
A exemplo do namorado de Carolina, muitos homens não compartilham dessa preocupação feminina.
Para o preparador físico Bruce Bastos, 47, celulite faz parte do pacote mulher. "A busca opressiva pela perfeição é chata, egocêntrica."
"Quem quer mulher sem celulite deve procurar nas revistas masculinas, o Photoshop é o único remédio", brinca o artista gráfico Gian Di Sarno, 37.
Para a dermatologista Soraya Rossetti, a abordagem é multidisciplinar. "O tratamento deve envolver áreas como endocrinologia, nutrição, dermatologia e até intervenções plásticas", avisa.
A necessidade de combinar qualquer tratamento meia-boca com uma rotina de exercícios e um programa alimentar é um dos poucos consensos. Como já sabemos, dieta e atividade física são receita para tudo, até para a indestrutível celulite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.