FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

sábado, 28 de janeiro de 2012

INCOMPATIBILIDADES NAS PONTES DE ENXOFRE

  

Estrutura das pontes de enxofre e suas mudanças sobre ações químicas de bases hidróxidas e tiols.


De uma forma simplória e didática representa-se a estrutura das pontes de enxofre em alfa-queratina na forma de:

   -C-S-S-C- (carbono-enxofre-carbono-enxofre-carbono). Esta é a representação de uma estrutura capilar que não sofreu ação transformadora de nenhuma substância alcalina, a saber: Hidróxido de Guanidina, de Sódio, de Lítio e Tioglicolato de Amônio ou Etanolamina (Monoetanolamina).
As bases alcalinas destinadas a relaxar a haste capilar se dividem em duas famílias bem distintas e incompatíveis, a saber: Família dos hidróxidos (os mais comuns - guanidina, sódio, lítio) e Família dos Tiols (Tioglicolato de Amônio, de Etanolamina, este também conhecido como Monoetanolamina.
As beses alcalinas de hidróxidos se dividem em duas classes: Orgânica (Hidróxido de guanidina) e Inorgânica (Sódio e Lítio). Os hidróxidos são substâncias de alcalinidade que variam de medida de pH 11.5 a 12.4. Esta caracteristica podem determinar danos a fibra capilar se não forem devidamente tratadas durante a ação química de relaxamento ou alisamento. Por este,  motivo os critérios de escolhas de produtos que alisam os cabelos devem ser bem críticas,  para que esta operação seja feita tendo o menor de danos a fibra capilar. A alcalinidade alta,  podem gerar não só dano a fibra, mas ainda,  gerar queimadura de terceiro grau no couro cabeludo e causar danos a flora capilar inrrevessiveis, deixando a região danificada com ausência de pêlo. Em peles muito sensiveis a estas substãncia alcalinas recomenda-se a troca de família química com pH mais baixo e monos danoso a pele.
As bases de Tiol são menos alcalinas de pH 8.5 a 9.0 são menos agressivos a pele e ao pêlo. Entretanto, sua capacidade de desestruturação é igual ou superior à dos produtos de base alcalinas altas,  como já foi visto acima

                                              -----------------------------------------------------------------------------
                                              0                       ÁCIDO                   7                ALCALINO                       14
                                                                         Potencial de hidrogênio ( pH )



Os Produtos de manutenção são de pH ácido e os produtos desestruturação  são de pH alcalino. Como demonstra a representação acima. Tendo em consideração que o pH do fio de cabelo é ácido em torno de 5.5 a 6.5. Podemos então deduzir que quanto maior for à alcalinidade maior será a abertura de cutícula e quanto maior for a acidez maior será o fechamento de cutícula. Portanto, linhas de manutenção ácidas devem ser indicadas em cabelos processados por substâncias alcalinas, que determinarão não só o fechamento de cutículas, mas a normalização das cargas isoelétricas da fibra capilar.

A incompatibilidade entre as famílias dos hidróxidos e tiol se dá pela forma com as duas famílias agem sobre as pontes de enxofre. Os hidróxidos transformam a fibra capilar seqüestrando uma molécula de enxofre. Processo que chamamos de LANTIONIZAÇÃO. Enquanto os da família dos tiols não seqüestram moléculas mais reorganizam de forma diferente. Estas duas formas de ação são irreversíveis e determinam suas incompatibilidades. Porquanto, se um cabelo que foi LANTIONIZADO, receber à ação de um Tiol este será totalmente incompatível e vice-versa.
Já existem produtos de alta tecnologia de bases alcalinas que nos permitem fazer cabeamento entre as famílias, sem provocar corte químico. Entretanto, todas as regras de segurança não deixaram de prevalecer para tais trocas de bases, como: Teste de mecha, elasticidade, porosidade e diagnóstico do couro cabeludo. Se toda a análise for positiva podemos usar das novas tecnologias para gerar mais segurança e trato a fibra durante o cabeamento.
Abaixo representamos a fibra natural, a lantiônica e a processada por base de Tioglicolato.

       Natural                                              Lantiônica                    Modificada por base Tiol
- C - S - S - C -                          - C - S - C -                - C - C - S - S -
- C - S - S - C -                          - C - S - C -                - S - C - C - S -

- C - S - S - C -                          - C - S - C -                - C - S - C - S -

- C - S - S - C -                          - C - S - C -                - C - C - S - S -


 Através desta representação,  podemos observar o que acontece nas pontes de enxofre e que estas mudanças estruturais são determinante para gerar o corte químico por incompatibilidade. Devido a mudança significativa do ambiente nas pontes de enxofre.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.