FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

VANTAGENS DAS PLANTAS MEDICINAIS




O Brasil é um dos países que dispõe da mais ampla e diversificada fauna e flora, possuindo milhares de plantas medicinais. Grande parte foi descoberta pelos índios e, também, por estrangeiros que vieram visitar  ou morar em nosso país e que troxeram de seus locais de origem e culturas conhecimentos sobre as mesmas.
Muitas pessoas não valorizam as plantas medicinais por considerarem que são consumidas apenas por gente ignorante. No entanto, essa falsa visão está começando a mudar com rapidez, por diversas razões. Uma das mais importantes é que os cientistas já atestaram que muitas plantas, há muito utilizadas por raizeiros, curandeiros e por gente do povo, realmente resolvem sérios problemas de saúde. Além disso, também estão descobrindo quais são as substâncias que as mesmas naturalmente contêm e que funcionam como elemento de cura ou proteção. Assim, muitos daqueles que anteriormente tinham preconceitos e não valorizavam a sabedoria popular perceberam que este saber é digno de respeito e valorização, pois, do ponto de vista da funcionalidade, apresenta bons resultados, resolve problemas e ainda pode orientar a ciência na busca de explicações e novos conhecimentos.
 Concomitantemente, verificou-se que os remédios naturais quase sempre causam menos efeitos colaterais nas pessoas. Ou seja, as plantas não só curam como não costumam fazer mal a quem as utiliza (o que nem sempre acontece com os remédios comuns). Como vantagem adicional, os medicamentos à base de plantas são em geral mais baratos do que os produzidos industrialmente. Por todos esses fatores e pelo fato de poderem ser facilmente encontrados em feiras, farmácias ou mesmo cultivadas no quintal de casa ou até em vasos, muitos continuam a usar as plantas medicinais para se defender de doenças.
 Deve-se lembrar, ainda, que hoje em dia muitas pessoas que vivem nas cidades grandes e estão sempre às voltas com problemas de poluição, barulho, descanso de menos e trabalho demais estão valorizando tudo aquilo que é mais natural. Assim, têm procurado contrabalançar os maus efeitos e os excessos de vida moderna adotando uma alimentação mais saudável e modos mais naturais de cuidar do corpo e da saúde, o que provocou o aumento da demanda pelas plantas medicinais.


                                                                  BOM DIA!!!!!!!

                                                                  LY MARQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.