FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

segunda-feira, 1 de julho de 2013

CALVÍCIE ANDROGENÉTICA - PLASMA RICO EM PLAQUETAS!!!!!

No volume 4 do International Journal of Trichology de 2012 (Oct-Dec), os médicos indianos, Chaudari, Sharma, Dash e Deshmukh publicaram um pequeno artigo sobre o papel do Plasma Rico em Plaquetas (PRP), no tratamento da alopecia androgenética. 
Interessante perceber que os autores citam o médico brasileiro Carlos Uebel (cirurgião plástico com grande experiência em restauração capilar), um dos pioneiros no uso do PRP para melhores resultados no tratamento de pacientes com calvície androgenética (já comentamos sobre o trabalho do Dr Carlos Uebel em um outro texto sobre plasma rico em plaquetas publicado nesse blog em 29 de fevereiro de 2012 - Leia em: PRP no Tratamento da Queda Capilar).
No texto, os colegas indianos apresentam de forma breve o papel benéfico do PRP em outras especialidades como: odontologia, ortopedia, cirurgia geral, cirurgia plástica e até mesmo na neurocirurgia. Isso porque, as plaquetas, que chegam a estar de 4 a 7 vezes mais concentradas numa solução de plasma rico em plaquetas do que no próprio sangue, liberam uma grande quantidade de substâncias conhecidas como Fatores de Crescimento (Growth Factors - GFs), nas áreas onde são injetadas, promovendo processos de regeneração, cicatrização, aumento da imunidade, preservação de tecidos, estímulos celulares nesses locais em específico. 
Os autores do artigo sugerem que, sendo a alopecia androgenética um problema crônico, os benefícios do uso do plasma rico em plaquetas na terapêutica dessa manifestação seriam uma opção interessante para reduzir a exposição do paciente ao uso crônico de alguns medicamentos como a finasterida ou o minoxidil. 
Segundo argumentos do próprio artigo, extraídos de um outro estudo publicado na revista Dermatological Surgery de 2012, o PRP aumenta a proliferação das cálulas da papila dérmica dos folículos pilosos, melhora a comunicação entra as células desse folículo, promove regulação mpositiva das betacateninas e do Fator de Crescimento de Fibroblastos (FGF-7) que são potentes estimulantes do crescimento dos cabelos. 
Além disso, o estudo citado pelos autores, mostrou que o uso do PRP acelera a saída das raízes da fase de queda e a entrada das mesmas na fase de crescimento capilar, antecipando a recuperação dos pacientes. 
A conclusão do artigo foi a de que o uso do PRP na alopecia androgenética pode ser atribuída aos vários fatores de crescimento derivados das plaquetas que levam à melhora da função dos folículos dos cabelos e consequente crescimento capilar. 
Os autores também salientam o fato de ser um procedimento seguro, não alergênico e que se mostrou um excelente adjuvante no tratamento para esses casos de perda de cabelos.
Referências:
Chaudhari ND, Sharma YK, Dash K, Deshmukh P.  Role of Platelet-Rich Plasma in the Management of Androgenetic Alopecia. Int J Trichology. 2012;4(4):291-292.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.