FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

quarta-feira, 3 de julho de 2013

PSICOLOGIA E DOENÇAS DO CABELO - DR. ADEMIR CARVALHO LEITE JUNIOR

No dia 5 de Maio, às 16h no Centro de Convenções de Edimburgo-Escócia, os moderadores Ralf Trüeb e Vera Price, deram início ao painel de Psicologia e Doenças dos Cabelos do 7o. Congresso Mundial de Pesquisa em Cabelos. 
Dr John Koo
Participaram do painel como palestrantes: John Koo e Monica Huynh, médicos dos Estados Unidos, com o tema Psicodermatologia e Psicofarmacologia da Queda Capilar, seguido do Dr Ralf Trüeb (Suiça) que falou sobre Pacientes Capilares Difíceis. Uwe Gieler, médico alemão, falou sobre o Impacto Psicológico da Queda Capilar. Uma representante do Grupo de Apoio a Portadoras de Alopecia Areata do Reino Unido, Jackie Tomlinson,  falou sobre o enfrentamento da alopecia areata segundo a perspectiva dela, como paciente. A dra Vera Price (EUA), fechou o painel falando sobre Expectativas realistas dos Pacientes. 
Com uma temática muito interessante e palestrantes que trouxeram uma visão profunda dos assuntos abordados, o painel de psicologia e problemas capilares foi uma grane surpresa no congresso. 
Dr Uwe Gieler
Os palestrantes, apesar do pouco tempo para apresentar seus temas conseguiram se aprofundar em suas experiências pessoais e provocar uma grade satisfação nos congressistas que estavam presentes. Todos se mostraram muito preocupados com a pessoa que procura tratamento médico para problemas capilares e tocaram fundo na importância de se dar o devido valor às queixas e angústias dos pacientes. 
Por compartilhar dessa visão mais humana do atendimento médico ao paciente que sofre com a queda capilar, me senti um privilegiado de poder escutar algumas considerações com as quais compartilho e poder ouvir de outros colegas pontos de vista que trouxeram mais esclarecimento e luz para a minha prática clínica. 
Dr Ralf Trüeb
É fundamental para o médico saber ler em seu paciente o sofrimento de quem perde cabelos. A própria palestrante e portadora de alopecia areata Jackie Tomlinson, em sua apresentação deixou muito claro que a empatia e o entendimento do sofrimento do paciente pelo médico, de certa forma, já tinham grande relevância para o processo de adesão ao tratamento e para uma melhora mais rápida e significativa do quadro. 
O Dr Ralf Trüeb, por sua vez, fez comentários importantes sobre a consulta de pacientes com queda de cabelos. Comentou que, ainda que o quadro seja difícil de tratar, a manutenção da esperança, ainda que pequena, é essencial para que o paciente reduza seu estresse frente ao problema e seja mais colaborativo durante o curso do tratamento. 
Os médicos John Koo e Monica Huynh fizeram apresentações mais baseadas em artigos científicos, falando muito sobre a questão psicossomática dos problemas capilares e a resposta aos tratamentos nesses casos. Foram as únicas palestras que tiveram foco mais em artigos científicos do que nos pacientes em si. 
Dr Vera Price
Uwe Gieler e Vera Price foram magníficos em apresentar informações que mesclaram a importância dos cuidados com as questões psicoemocionais que envolvem a queda capilar e a certeza de que um paciente bem orientado e ciente sobre seu problema e sobre a possibilidade de evolução de seu problema quando em tratamento, é sempre um paciente mais tranquilo e colaborativo, tendo, na grande maioria das vezes, resultados mais expressivos do que os pacientes que saem da consulta médica sem respostas sobre seus diagnósticos e risco evolutivo se não tratados. 
por

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.