FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

terça-feira, 2 de julho de 2013

CÂNCER DE PRÓSTADA E A CALVÍCIE

| 2012-12-19 de Equipe CMC – Centro de Medicina Capilar | Calvície precoce tem relação com Câncer de Próstata?

Caro leitor: a pesquisa recente, publicada na revista Annals of Oncology, demonstra possível ligação entre perda precoce dos fios de cabelos e o desenvolvimento de Câncer de Próstata mais tarde.

O anúncio, não é muito agradável para os jovens calvos ... Como assim ?! Além de perderem o cabelo mais cedo, magnifica-se a probabilidade de desenvolverem um Câncer de Próstata posteriormente? Apesar da associação entre a calvície precoce e a doença, os cientistas ainda não sabem exatamente como ocorre o processo. Mas anime-se. Mais pesquisas estão já estão sendo realizadas, e, nos próximos anos , drogas novas deverão estar no mercado para a prevenção dessa cascata. Em virtude disso, se você é jovem e calvo, procure seu médico com atuação em tricologia para tratamento de sua calvície. No entanto, caso você tenha 40 anos ou mais (com histórico de calvície precoce) procure seu urologista para um acompanhamento profilático. Fica a dica.

Como foi a formatação do Estudo?

O estudo, realizado na França, comparou 388 homens que faziam tratamento contra o câncer de próstata com 281 homens saudáveis. Os pesquisadores descobriram que os doentes tinham duas vezes mais chance de terem começado a perder os cabelos aos 20. Aqueles que tiveram o início da queda perto dos 30 ou 40 anos não apresentaram diferenças dos homens saudáveis. O estudo também não encontrou ligação entre perda de cabelo precoce e o diagnóstico precoce do câncer.

A perda de cabelo masculina é muito comum, afetando cerca de metade deles durante a vida. Outros estudos já haviam estabelecido uma ligação entre a calvície e o hormônio masculino, que também está ligado ao câncer de próstata.

A droga Finasterida (além de outras drogas já consagradas que atuam na enzima 5 alfa redutase) usada para combater a perda de cabelo, bloqueiam a conversão do hormônio testosterona em DHT (5 epidihidrotestosterona) e também vem se mostrando eficientes em diminuir a incidência de câncer de próstata.

Equipe CMC – Centro de Medicina Capilar – Curitiba e Florianópolis
Dr. Gustavo Sartorato – Tricologia Médica Clínica e Cirúrgica - Diretor Médico do CMC em Florianópolis e Curitiba CRM 12506/SC e CRM 25166/PR
Transplante de cabelos , cílios e sobrancelhas
Calvície Masculina e Feminina
Doenças do Couro Cabeludo
Fonte: Revista Annals of Oncology
Onde encontrar: http://www.cmcsc.com.br


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.