FOLÍCULO PILOSO

FOLÍCULO PILOSO

terça-feira, 2 de julho de 2013

SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS X QUEDA DE CABELOS


CMC - CENTRO DE MEDICINA CAPILAR 
Com tantas manifestações diferentes, para diagnosticar a Sindrome dos Ovários Policísticos (SOP) são precisos alguns exames e mesmo assim os sintomas variam muito de mulher para mulher. A síndrome atinge até 10% da população femininina em idade fértil.
Quadro clínico:
Sobre os sinais e sintomas são comuns as irregularidades menstruais que costumam evoluir de três maneiras diferentes: oligomenorréia (caracterizada por um número menor do que 9 menstruações ao ano), amenorréia (ausência de menstruação) e pelo sangramento uterino disfuncional (sangramentos em intervalos de tempo menores do que 21 dias ou períodos menstruais de sangramento volumoso e duradouro). Outros sinais comuns são os que acometem a pele como o aumento de pêlos no corpo e rosto, a seborréia e a acne, assim como a alopecia (calvície feminina). Há ainda a possibilidade de dificuldades para se engravidar e o sobrepeso ou obesidade.

É uma síndrome crônica, ou seja, pode acompanhar a mulher desde a primeira menstruação até a menopausa, e pode se manifestar a qualquer momento da vida fértil .

Ao contrário do que sugere o nome, nem sempre a mulher vai desenvolver cistos nos ovários. Antes havia esse mito, por isso a síndrome foi batizada com esse nome – e também vale lembrar que nem toda mulher que tem cistos nos ovários sofre da síndrome. A presença ou não dos cistos pode ser detectada por um simples exame de ultrassom.
                                                                         OVÁRIO NORMAL
                                                                 OVÁRIO POLICÍSTICO                                              
                                                                               
A SOP é um problema freqüente, com tratamentos relativamente simples e bastante eficazes. "Não chega a causar dor e as principais reclamações estão relacionadas às mudanças estéticas e, para quem quer engravidar, à dificuldade de ter um filho e tudo isso é tratável .
Os policistos ovarianos são conseqüência de um desarranjo hormonal que leva à SOP e não a é a causa do problema. Este desarranjo hormonal é motivo para os diversos sinais e sintomas que a portadora apresenta e deve ser corrigido para se evitar problemas que podem vir a aparecer no futuro.
Diagnóstico: Dosagens de prolactina e TSH são fundamentaispara exclusão do diagnóstico de
hiperprolactinemia ou hipotireoidismo, condições que propiciam o desenvolvimento de um quadro clínico semelhante ao da SOP, mas que são tratadas de modo específico. Considera-se importante o diagnóstico da hiperplasia supra-renal congênita de instalação tardia, cujo quadro clínico pode ser indistinguível ao da SOP. A causa mais comum é a deficiência da enzima 21-hidroxilase, cujo diagnóstico é realizado através da dosagem da 17- hidroxiprogesterona. Níveis acima de 3 ng/mL
requerem avaliação através do teste do estímulocom ACTH.
Tratamentos

Por não se conhecerem as causas da síndrome, atualmente os tratamentos são voltados para amenizar os sintomas.

Por exemplo, para as mulheres que não querem engravidar, o mais comum é o uso de pílulas anticoncepcionais para regularizar a menstruação e balancear os hormônios femininos. Em casos mais graves, é possível utilizar algumas drogas anti-androgênio para diminuir a incidência de hormônios masculinos.

Para quem quer engravidar, costuma-se induzir a ovulação também com o uso de hormônios como a gonadotrofina coriônica humana e o citrato de clomifeno. A gravidez geralmente transcorre normalmente depois disso, sem problema nenhum. Mas atenção porque se a mulher também sofrer de resistência à insulina, mesmo em grau mais leve, há mais chances de ocorrer um aborto no primeiro trimestre.

Para combater a resistência à insulina, pode-se adotar o mesmo tratamento utilizado para diabetes, como o uso da metformina por exemplo.

Para a perda de peso, uma orientação dietética e exercícios físicos devem resolver. Na realidade, não se sabe bem a razão mas algumas vezes apenas a perda de peso já basta para que o ciclo menstrual volte ao normal, por isso é essencial manter uma rotina saudável sempre.
Em algumas mulheres basta perder peso que os sinais da síndrome voltam ao normal.
Para os problemas de pele e pêlos, tratamentos depilatórios e dermatológicos também são suficientes, caso os tratamentos hormonais não eliminem todos os sintomas.

Quanto à possibilidade de desenvolver câncer, repor o hormônio progesterona já deve bastar para minimizar os riscos
Equipe CMC - Curitiba e Florianópolis
Dr. Gustavo Sartorato - Tricologia Médica Clínica e Cirúrgica
CRM/SC 12506  e   CRM 25166/PR

Um comentário:

  1. Olá a todos, eu sou Angélica, 36 anos, fui diagnosticada com resistência à SOP / insulina, eu e meu marido tentamos há mais de 12 anos, então fomos ao obgyn e ele me colocou em metformina 500mg 1x por dia progesterona, Clomid 50 mg primeiro mês sem ovulação 2º mês, ele aumentou a dose de clomid para 100, o que não me fez ovular ou eu não estou no meu último dia de progesterona e vou tomar clomid 150mg também estou tomando dexametasona e gravidez para me ajudar a ovular. meu próximo passo foi as injeções e olhando para elas, elas são muito caras e o aço não obteve resultado positivo, então eu vi na internet como as pessoas usam ervas da Dr James herbal preparadas para engravidar e curam todos os tipos de doenças, então tentei e aqui 2017 engravidei e engravidei e decidi tentar novamente. Entrei em contato com o Dr. James novamente no início deste ano e agora estou grávida de 5 semanas, graças ao Dr. James .. se você está na minha situação e está sofrendo com isso. doenças como não desperdice seu dinheiro com drogas e injeções Doença de Alzheimer, doença de Bechet, doença de Crohn, doença de Parkinson, esquizofrenia, câncer de pulmão, câncer de mama, câncer colorretal, câncer de sangue, câncer de próstata, siva. Mutação de Leiden, Doença de Epilepsia Dupuytren, Tumor desmoplásico de pequenas células redondas Diabetes, Doença celíaca, Doença de Creutzfeldt – Jakob, Angiopatia amilóide cerebral, Ataxia, Artrite, Esclerose lateral amiotrófica, Fibromialgia, Fluoroquinolona tóxica ity
    Síndrome Fibrodisplasia Ossificante Progresso Esclerose, Convulsões, Doença de Alzheimer, Carcinoma adrenocortical.Astma, Doenças alérgicas.Hiv_ Aids, Herpes, DPOC, Glaucoma., Cataratas, Degeneração macular, Doença cardiovascular, Doença pulmonar.
    Demência. Lúpus.
    , Doença de Cushing, Insuficiência cardíaca, Esclerose múltipla, Hipertensão, Câncer colo-retal, Doença de Lyme, Câncer de sangue, Câncer cerebral, Câncer de mama, Câncer de pulmão, Câncer renal, HIV, Herpes, Hepatite B, Inflamatório hepático, Diabetes, Fibróide (apenas contatá-lo em: drjamesherbalmix@gmail.com e você pode ligar / WhatsApp dr James em +2348152855846

    ResponderExcluir

SEU COMENTÁRIO SERÁ DE GRANDE VALIA PARA O NOSSO CRESCIMENTO.